BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 etapas para reestruturar a TI das empresas na era Multicloud

Definir uma infraestrutura mutável e adaptável a diferentes provedores de Nuvem e sistemas tem sido um desafio para as equipes de TI.

 

5 etapas para reestruturar a TI das empresas na era Multicloud

 

 

Multicloud é uma estratégia de adoção de serviços na Nuvem, em que a empresa pode escolher entre diferentes prestadores de serviços para implementar as soluções de Computação em Nuvem. Por meio dela, é possível ter uma plataforma com mais serviços e, consequentemente, maior disponibilidade e flexibilidade.

Nos últimos anos, o uso de Cloud Computing se intensificou entre as empresas, graças à mobilidade, segurança e os baixos custos oferecidos pelos seus serviços. A partir disso, as organizações tornaram-se capazes de inovar em seus ambientes e atingir novos níveis de desempenho.

A Nuvem corporativa se tornou integrada às estratégias de negócios das empresas, proporcionando grandes benefícios. No entanto, o cenário tecnológico continua evoluindo e os ambientes corporativos passaram a ter novas necessidades em relação a suas estratégias de Cloud.

Muitas empresas trabalham atualmente com ambientes híbridos, privados e públicos para serem capazes de manter um nível elevado de performance em seus serviços e, assim, conseguirem entregar produtos e serviços de qualidade a seus clientes.

No entanto, as demandas estão mudando junto às transformações do mercado e, muitas vezes, um único prestador de serviços não é capaz de atender a todas as necessidades internas das empresas.

A Multicloud surge nesse cenário como uma forte aliada das organizações para oferecer uma maior flexibilidade para os negócios. Por meio dela, é possível investir em serviços de Cloud Computing de diferentes prestadores.

 

New Call-to-action

Essa abordagem oferece ambientes de trabalho mais inteligentes, inovadores e eficazes para as empresas que necessitam de maior capacidade. Assim, é possível atender a demandas externas, tendo à disposição mais ferramentas para agir com maior rapidez.

Ainda que forneça diversos benefícios para a empresa, a estratégia de Multicloud demanda alguns desafios para a equipe de TI. É necessário definir uma arquitetura de TI híbrida totalmente inclusiva para a Nuvem. Isso exige uma expansão em amplitude e profundidade, ou seja, para que os aplicativos, sistemas, redes, dados possam funcionar em várias nuvens e infraestruturas.

Devido a isso, fazer com que todos os ativos da empresa trabalharem juntos de forma confiável é um grande desafio para a TI. Por isso, é necessário reestruturar a TI para suportar os ambientes Multicloud utilizados.

Para evoluir a arquitetura de TI da empresa é necessário seguir as seguintes etapas:


1. Rastrear todos os ativos de TI

Primeiramente, é necessário encontrar todos os ativos de TI, até mesmo aqueles que passam despercebidos pela equipe. Os gestores devem concluir uma arquitetura de TI de ponta a ponta e um portfólio completo dos ativos, além de proteger o acesso a eles.

Para que isso seja possível, é necessário contar com sistemas de gerenciamento de ativos de TI, capazes de catalogar e rastrear os ativos da empresa durante seus ciclos de vida.

2. Integrar a arquitetura

Ao trabalhar com um ambiente Multicloud, é necessário realizar um mapeamento constante e as atualizações necessárias. Assim, sempre que um novo aplicativo é adicionado, um processo de verificação deve avaliá-lo. Em seguida, a arquitetura deve ser capaz de se atualizar para que haja integração com o novo aplicativo.


3. Cuidar da segurança

O novo cenário no ambiente corporativo exige abordagens reforçadas de segurança. Uma solução de Rede de Confiança Zero é uma excelente opção, pois exige a autenticação dos usuários, antes que eles possam acessar os dados.


4. Incluir federação de Nuvem na arquitetura

A arquitetura de TI da empresa deve cobrir instâncias de Nuvens, trocando dados entre si. No entanto, é preciso arquitetar as trocas de dados ao trabalhar com diferentes provedores.

Os padrões de troca entre diferentes provedores ainda está evoluindo, por isso, a empresa precisa incluir Middlewares independentes, que são softwares capazes de integrar aplicações complexas e trazer maior agilidade para os processos. Dessa forma, é possível extrair e enviar dados entre os diferentes tipos de Nuvem e seus sistemas locais.


5. Criar sandbox de proteção de desenvolvimento de aplicativos

O Sandbox é uma ferramenta simples que isola a execução de programas, tornando possível testar as operações em um ambiente seguro. Por meio dessa ferramenta, a TI pode criar sandboxs de desenvolvimento para realizar testes de aplicativos e soluções. Assim, os aplicativo testado no sandbox pode ser movido para ambientes de teste e produção mais formais com maior segurança.

As empresas devem estar preparadas para acompanhar as evoluções dos ambientes na era da Multicloud, adaptando suas infraestruturas para serem mais fluidas e mutáveis. Os principais pontos a serem considerados são o controle de todos os ativos da empresa e das atividades dos usuários finais no sistema. Investir em mecanismos de automação e segurança também é indispensável para mover dados entre diferentes Nuvens e sistemas locais.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.