BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 erros comuns em projetos de Inteligência Artificial

A AI pode trazer grandes benefícios para os negócios das empresas, no entanto, sua implementação exige alguns cuidados. 

 

5 erros comuns em projetos de Inteligência Artificial

 

 

Uma nova era de Transformação Digital tanto no ambiente profissional quanto na vida pessoal da sociedade está em expansão. A Inteligência Artificial é um conceito que faz parte dessa realidade, principalmente para aquelas empresas que possuem uma cultura de inovação e avanços tecnológicos.

Por isso, os profissionais de TI devem estar preparados para lidar com os avanços mais recentes e utilizar as ferramentas corretas que possam realmente trazer benefícios para as empresas por meio da AI.

No entanto, diversas empresas ainda cometem erros durante a criação e utilização de projetos de Inteligência Artificial.

É normal que algumas falhas aconteçam, pois as empresas ainda estão no início da adaptação à essa tendência. Porém, alguns erros são mais recorrentes do que outros e podem desmotivar o uso da AI.

Para não ter os mesmos problemas que as empresas iniciantes, é preciso conhecer os erros mais comuns para evitá-los ao aplicar a Inteligência Artificial em seus negócios. Acompanhe:


5 principais erros em projetos AI

 

1. Não dar a devida importância a implementação da tecnologia

Há diversas ferramentas de AI no mercado que podem ser adotadas pelas empresas. No entanto, passar por todo o processo de automatização não é uma tarefa simples.

A implementação da Inteligência Artificial em diversos processos na rotina corporativa exige tempo e preparo, no entanto, nem todas as empresas dão a devida importância ao processo.

Portanto, para que sua empresa não cometa esse erro e esteja pronta, é necessário buscar as melhores estratégias e ferramentas, combinando-as aos dados da corporação, além de realizar treinamentos com a equipe.


2. Iniciar o projeto sem a infraestrutura tecnológica e conhecimentos corretos

A empresa precisa investir em tecnologias digitais avançadas para ser capaz de trabalhar com a AI. Ter experiência com outras tendências, como Big Data, analytics, computação em Nuvem, desenvolvimento web, entre outros é um grande diferencial.

Por isso, ao adotar a AI, as organizações acabam dependendo de um aprendizado aprimorados sobre as capacidades digitais existentes, apenas assim conseguirão aproveitar os benefícios da Inteligência Artificial por completo.


3. Começar sem dados relevantes

Ao adotar um sistema de Inteligência Artificial, as empresas precisarão de dados. Caso tenham apenas os mesmos dados públicos que as outras corporações possuem acesso, não haverá nenhum diferencial em seus insights.

Assim, é necessário que a empresa trabalhe com os dados exclusivos que possui dentro de sua própria organização. Porém, essas informações exigirão coleta, limpeza e preparação, por isso é preciso ter uma política de governança de dados.


4. Achar que a AI substituirá o marketing da empresa

Muitas organizações ficam deslumbradas com o potencial da AI e acabam acreditando que ela sozinha poderá executar o papel do marketing. Entretanto, a tecnologia não será uma substituta desse setor, mas sim uma otimizadora.

É necessário contar com profissionais de marketing habilidosos, que sejam capazes de utilizar os insights conquistados com AI para criar ações mais personalizadas e efetivas para os clientes, gerando valor para a empresa.


5. Implementar sem saber como a AI pode ajudar

A falta de conhecimento sobre a tecnologia faz com que algumas empresas acreditem que a Inteligência Artificial pode resolver todos os seus problemas. Devido a isso, não realizam um planejamento eficiente sobre o que a AI realmente pode fazer e como ela irá se integrar aos sistemas existentes.

É necessário que, antes de iniciar seu projeto, a companhia entenda quais problemas a AI pode ajudar a resolver e avaliar detalhadamente as suas vantagens para os negócios.

Não há dúvidas de que a Inteligência Artificial exigirá tempo e esforço por parte das empresas para que se familiarizem com as ferramentas da AI e aprofundem seus conhecimentos sobre a tecnologia envolvida nessa implementação. Portanto, para não cometer os erros acima, é fundamental contar com um time especializado para guiar o projeto.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui! 

4 dúvidas de AI que seus clientes podem ter

Seus clientes querem levar a AI para seus negócios, mas não sabem como fazer isso. Sua revenda pode ajudar!