BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 dicas para sobreviver à disrupção digital em 2020

O ritmo e o momento da disrupção são previsíveis - e evitáveis.

 

Algumas indústrias estavam a salvo de disrupções digitais por um tempo. Agora não mais. Empresas de setores que antes pareciam imunes às forças de ruptura - incluindo assistência médica, serviços governamentais, manufatura e finanças - agora estão sentindo a pressão para adotar as mudanças nos negócios apenas para sobreviver.

De fato, uma pesquisa da Accenture com mais de 3.600 empresas com receita anual de pelo menos US $ 100 milhões em 82 países constatou que 63% delas enfrentam altos níveis de disrupção e 44% mostram sinais graves de suscetibilidade a interrupções futuras.

Embora isso possa parecer alarmante, o ritmo e o momento da disrupção digital são previsíveis - e evitáveis ​​- para as empresas e seus investidores por meio de uma estratégia chamada de pivô sábio.

As empresas de sucesso continuam investindo nos negócios maduros e principais de hoje, mesmo quando executam uma transição cuidadosamente coreografada - um pivô - para novas oportunidades possibilitadas pelas novas tecnologias.

Eles reequilibram seus ativos, recursos e gastos com inovação em seus negócios nos três estágios do ciclo de vida dos negócios - o antigo, o agora e o novo. Isso permite que eles façam algo que faça os investidores se alegrarem: conquistar interrupções na linha do tempo da interrupção.

O que faz um pivô sábio?

Em vez de abandonar seus negócios herdados por centavos, eles devolvem o dinheiro para prolongar sua lucratividade. Isso lhes dá um fluxo de receita vital para redirecionar para futuros novos negócios.

Eles fazem isso mesmo com produtos mais antigos, que muitos de seus concorrentes abandonaram há muito tempo. Então, quando é o momento certo para mudar para novos negócios, eles se movem suavemente em torno desses ativos, em vez de se afastarem deles.

Isso lhes permite escalar rapidamente para novos mercados a partir de uma base mais sólida - com a combinação certa de tecnologias, modelos de negócios e ecossistemas econômicos.

Transformação digital não ter a ver com disrupção

O digital não precisa ser perturbador para causar impacto. A narrativa do setor que diz "interrompa ou morra" está desaparecendo lentamente, mas, ao mesmo tempo, isso não significa que as empresas precisam parar de interromper. Eles só precisam fazer isso de uma maneira muito diferente da que costumavam fazer.

As empresas já sobreviveram à disrupção antes não precisam mudar completamente o que estão fazendo para prosperar. Para ser bem-sucedido nesse cenário de disrupção em tempos de transformação digital, é preciso se atentar a alguns detalhes. Veja 5 dicas que podem ajudar:

1. Analise o horizonte

Líderes eficazes examinam o horizonte em busca de tendências emergentes e, depois de identificarem o que está por vir, os CIOs posicionam sua organização de TI para navegar por essa mudança. Em 2017, o Miami Heat, por exemplo, se tornou a primeira franquia da NBA a implantar bilhética e comércio móvel para tornar a experiência dos fãs mais sem atritos na AmericanAirlines Arena.

2. Antecipe as curvas

Os melhores líderes sabem em que direção a empresa deve tomar quando chegar a hora. Um CIO eficaz também incentivará os funcionários, investidores e outras partes interessadas a seguir sua liderança, preservando o alinhamento criado durante períodos estáveis.

3.Invista de forma inteligente

Os CIOs de organizações bem-sucedidas também se destacam em fazer investimentos sólidos em TI. A Discover Financial Services lançou uma estrutura e um centro de excelência para escalar a tecnologia RPA de finanças e RH para outras partes do negócio, diz Kalle Kittelson, diretora de operações de tecnologia de pagamento digital da Discover, que liderou os esforços iniciais da RPA.

O COE, que dedica um engenheiro de RPA a cada unidade de negócios, inclui um modelo completo de governança para ajudar a gerenciar bots criados com o software da Blue Prism.

4. Seja adaptável

Uma estratégia clara, mas adaptável, também é fundamental para o sucesso em face da ruptura. Planejar o pior e adaptar-se aos bons tempos é como se fosse mantra. As empresas de sucesso instituem um processo contínuo de definição de estratégia que se ajusta constantemente às mudanças nas condições do mercado.

5. Desenvolva plataformas ágeis

Os CIOs devem criar plataformas que ajudem suas organizações não apenas a superar disrupções futuras, mas a sair à frente. Essas plataformas requerem uma arquitetura técnica que simplifica e desacopla componentes para que possa mudar para oferecer suporte a novos modelos operacionais, modelos de negócios e parceiros do ecossistema.



80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!