BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 dicas para melhorar a produtividade da TI nas empresas

Manter esse departamento preparado é importante para o sucesso dos negócios. Saiba como manter a produtividade da TI em alta e como isso se reflete no restante da empresa.

 

5 dicas para melhorar a produtividade da TI nas empresas

 

 

A TI se tornou um setor fundamental para o sucesso dos negócios. Ela passou a fazer parte das tomadas de decisões estratégicas das empresas e a ajudar os outros departamentos na otimização de seus processos e operações. Por meio dela, as organizações estão conseguindo reduzir custos, melhorar a experiência de seus clientes, tornar sua infraestrutura mais segura e adotar diversos outros benefícios em sua rotina.

No entanto, tudo isso apenas é possível se a empresa contar com uma equipe de TI produtiva e capacitada. Muitas vezes, a produtividade desse setor é prejudicada por falta de tempo ou de suporte. Isso pode prejudicar os processos e tarefas da empresa no geral, uma vez que a TI está profundamente integrada à cadeia operacional de toda a corporação.

Atualmente, a TI precisa ser capaz de realizar a integração das ferramentas utilizadas no ambiente corporativo, ao mesmo tempo em que trabalha como suporte dos usuários, realiza a manutenção de equipamentos, cuida da gestão de políticas de segurança digital e diversas outras tarefas.

Realizar todas essas funções com agilidade e eficiência tem se tornado um grande desafio. Portanto, para que a TI continue desempenhando seu papel estratégico na rotina das empresas, é necessário adotar algumas abordagens que maximizem a produtividade do setor.

 


Confira a seguir 5 dicas para melhorar a produtividade para que a TI consiga atender sempre um maior número de demandas e ainda eliminar erros e melhorar o sistema corporativo:

1. Terceirização de serviços

Muitas vezes, as corporações não possuem pessoal suficiente para desenvolver todas as atividades do setor de TI. Portanto, uma alternativa é o outsourcing em TI, assim, aquelas atividades que não são estratégicas, podem ser passadas para outros profissionais externos da empresa.

Por meio da terceirização de serviços, as empresas podem manter suas equipes focadas naquelas tarefas que são fundamentais para os negócios. Assim, o time interno de TI consegue otimizar seu trabalho, resolvendo problemas de forma rápida.


2. Multidisciplinaridade

Para que a TI consiga dar conta de todas as funções que deve desempenhar atualmente, é fundamental manter uma equipe com profissionais altamente capacitados.

Portanto, as empresas precisam investir em profissionais multidisciplinares que sejam capazes de gerenciar adequadamente todas as rotinas da área de forma eficiente.

Para isso, é preciso determinar quais são as principais necessidades da organização e, assim direcionar as contratações para profissionais que possuam o perfil técnico e as habilidades relacionadas.

3. Novas tecnologias

A TI é responsável pela otimização dos processos das empresas. No entanto, é necessário entender que essa otimização não está ligada apenas à rapidez com que uma tarefa é realizada. Mas sim ao seu efetivo alinhamento aos outros projetos.

Portanto, para que os processos possam realmente ser otimizados, é necessário pensar bem antes de implementar uma nova tecnologia na organização. Assim, é possível escolher aquelas que possam ser integradas às demais e que sejam de fácil adaptação por parte dos funcionários.

4. Infraestrutura de TI

Um dos principais contratempos da produtividade da TI é a falta de uma infraestrutura de gestão eficiente para que a equipe controle todos os projetos da empresa.
Por isso, é importante investir em uma boa infraestrutura, que conte com softwares modernos e equipamentos capazes de substituir aparelhos obsoletos.

Ainda que esse investimento pareça alto inicialmente, é preciso entender que ele é fundamental para que a TI consiga aumentar a sua produtividade e das demais áreas da empresa. Além disso, o retorno pode ser rapidamente percebido nos processos internos que se tornam mais eficientes.

5. Treinamentos periódicos

Ainda que uma empresa contrate os melhores profissionais para fazer parte de sua equipe de TI, deve sempre investir em treinamentos. Afinal, a tecnologia está em constante evolução e é necessário que a TI acompanhe todas as tendências e adquira novos conhecimentos para conseguir continuar produzindo no mesmo ritmo.

Portanto, é importante promover treinamentos e cursos periódicos para que a TI esteja sempre atualizada e saiba quando é necessário adotar ou substituir alguma estratégia utilizada pela empresa.

A produtividade da TI deve ser levada a sério por todos as empresas. Apenas com um time eficiente e preparado é possível aproveitar todos os benefícios das ferramentas tecnológicas nos outros setores da organização.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje.