BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 dicas para garantir o sucesso do trabalho remoto sem perder a segurança do escritório

Para garantir o sucesso dos negócios de seus clientes, é necessário incluir no portfólio de sua revenda de TI as soluções de segurança corretas. Confira algumas dicas a seguir! 

 

A tecnologia, de forma geral, tem sido uma grande peça-chave para as empresas nesse momento de isolamento social causado pela COVID-19. Ela está presente em diversos processos do dia a dia, contribuindo com os setores essenciais, como na telemedicina e em pesquisas e inovações. 

Isso tem impulsionado as empresas a passarem pela Transformação Digital de seus negócios e adotarem o conceito de Modern Work, que consiste justamente na presença marcante da tecnologia e ferramentas de colaboração e comunicação no ambiente corporativo para facilitar o trabalho e a produtividade das equipes. 

No entanto, com tantos colaboradores trabalhando de forma remota, a preocupação com a segurança da informação tem aumentado. Devido ao aumento do número de ciberataques e a grande importância que os dados corporativos passaram a ter para os negócios, as empresas precisam redobrar a proteção deles no trabalho remoto.  

Muitos cibercriminosos estão se aproveitando do teletrabalho para driblar a proteção digital e aplicar seus ataques. De acordo com pesquisa de segurança digital do SecDev Group, o número de ciberataques aumentou 475% em fevereiro deste ano em todo o mundo. 

Diante dessa situação, como as empresas podem garantir o sucesso do trabalho remoto sem perder a segurança que já tinham em seus escritórios? Confira o artigo a seguir e veja como sua revenda de TI pode ajudar nessa missão! 

Como garantir a segurança do trabalho remoto? 

O isolamento social aumentou o número de pessoas trabalhando em casa, o que, consequentemente, ampliou o uso da internet em redes domésticas para acessar dados corporativos remotamente. 

Para se aproveitar desse cenário sem precedentes, muitos hackers estão procurando brechas nos sistemas de proteção utilizados pelas empresas para roubar dados sigilosos e até mesmo causar falhas na infraestrutura e bloquear o acesso dos dispositivos. 

Portanto para garantir a proteção e privacidade dos dados no home office é necessário que as empresas tomem alguns cuidados. Confira as principais delas a seguir: 

  1. Conscientizar a equipe

O primeiro passo para garantir a cibersegurança no trabalho remoto é conscientizar a equipe e fornecer o conhecimento necessário para que nenhum erro seja cometido. Para isso é necessário capacitar a equipe para exercer suas tarefas remotamente seguindo as melhores práticas de acesso aos dados e sistemas corporativos.  

Contar com usuários bem informados sobre os perigos de se utilizar redes públicas, de clicar em links suspeitos fazer downloads não permitidos é indispensável para a proteção do home office. 

Acesse e saiba mais

  1. Utilizar proteção de endpoint

Outra dica importante é utilizar uma proteção reforçada para proteger os dispositivos que serão utilizados para acessar os sistemas e dados corporativos. Para isso é necessário implementar uma solução de proteção de endpoint. 

A empresa deverá determinar quais softwares de proteção de endpoint devem ser usados e definir uma política geral para que todos os colaboradores implementem em suas máquinas. 

  1. Avaliar quais softwares são necessários no trabalho remoto 

Cada departamento da empresa utiliza determinados softwares e recursos para desempenhar seus trabalhos. Desse modo, é necessário avaliar quais ferramentas serão necessárias para cada colaborador. 

A empresa deve analisar as opções de licenciamento que utiliza atualmente, revisar os contratos que possui com fornecedores e até mesmo verificar se será necessário adicionar capacidade e recursos.  

Uma ótima aliada nessa situação é a Cloud Computing. É possível realizar a contratação de recursos como serviço, como o SaaS, assim, a organização apenas pagará por aquilo que realmente utilizar e poderá contar com as ferramentas de proteção do fornecedor da solução. 

  1. Utilizar uma boa rede virtual privada (VPN)

A VPN é uma rede de comunicação privada que cria uma conexão criptografada através de um servidor seguro. Ela funciona como uma espécie de túnel entre o usuário e demais servidores da internet.   

Sua criptografia torna mais difícil que a comunicação entre o dispositivo dos colaboradores e a rede corporativa seja interceptada por pessoas mal-intencionadas, pois para decodificar a mensagem é necessário ter a chave de acesso.  

Logo, os colaboradores que estão trabalhando em home office podem utilizar a rede de forma anônima e criptografada, impedindo que a conexão seja monitorada e rastreada até sua fonte. 

  1. Investir em soluções de colaboração seguras

Outra forma de garantir o sucesso do trabalho remoto sem perder a segurança do escritório é contar com soluções de colaboração seguras. Dessa forma, os colaboradores podem concentrar a troca de mensagens e de documentos importantes em um mesmo local, dispensando e-mails e outras formas de envio. 

O Microsoft 365 pode ser um grande aliado nessas situações, ele oferece diversos recursos para que os colaboradores consigam trabalhar de forma integrada e se comunicar facilmente, como o Teams e o OneDrive.  

Ele gera uma maior produtividade, segurança integral entre usuários, aplicativos, manuseio de dados e permite o fácil gerenciamento dos dispositivos. Assim sua equipe pode se adaptar rapidamente com pouco ou nenhum treinamento extra. 

O trabalho remoto é fundamental para que as empresas consigam manter a continuidade dos seus negócios. Portanto, devem seguir as dicas listadas acima e, claro, contar com um parceiro especializado em Segurança da Informação para fornecer as melhores ferramentas de cibersegurança. 

Por isso é fundamental que sua revenda de TI tenha esse tipo de ferramenta de colaboração em seu portfólio para providenciar segurança e produtividade aos seus clientes. Invista agora mesmo em soluções de segurança de ponta para aumentar os resultados de seu negócio. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!