BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 dicas para eliminar as barreiras entre TI e negócios

A integração da TI com as demais áreas da empresa pode garantir uma maior vantagem em um mercado cada vez mais competitivo.

 

5 dicas para eliminar as barreiras entre TI e negócios

 

Devido a aceleração das mudanças ocorridas no mercado após a Transformação Digital, as empresas passaram a ter que se adaptar de forma rápida às novas soluções tecnológicas que podem lhes garantir vantagem sobre seus concorrentes.

A tecnologia passou, então, a ser uma peça-chave das estratégias de negócios das empresas. Ela tem representado um elemento importante para a competitividade e eficiência das organizações e está presente em praticamente todos os setores, tarefas e processos em que as elas operam.

No entanto, muitas organizações ainda questionam os custos de TI e o ROI de cada aquisição ou investimento em novas tecnologias. Isso, muitas vezes, pode atrasar a adoção de uma nova solução que pode otimizar ainda mais os resultados da empresa.

Portanto, é necessário que as corporações estejam preparadas para lidar com o desafio de integrar a sua TI às demais áreas da companhia. Isso tem se tornado cada vez mais fundamental para garantir que a tecnologia possa funcionar como parte essencial do negócio, conseguindo agregar valor e atender a todas as necessidades da empresa.


Como integrar TI e negócios?

Atualmente, é fundamental alinhar as estratégias de TI aos negócios. Graças à tecnologia, as empresas conseguem otimizar sua comunicação com os clientes e funcionários, além de ajudar na melhoria da gestão de processos, dados, pagamentos e pedidos. 


As empresas estão se tornando cada vez mais dependentes da tecnologia, sendo incapazes de operar seus processos sem o auxílio dela. Isso tem exigido que a TI esteja sempre à disposição, deixando de ser uma ferramenta técnica para assumir um papel importante no crescimento dos negócios.

Para que isso seja possível, a TI precisa estar integrada à estratégia dos negócios, tornando-se parte dela. Portanto, é necessário transformar o ambiente de trabalho em colaborativo.

Dessa forma, a empresa tem ganhos significativos, como sinergia entre sua equipe, otimização de custos, melhorias na performance, maior agilidade e inteligência em seus processos.

 

 


Veja a seguir algumas medidas importantes que poderão ajudar a eliminar as barreiras entre essas duas áreas:


1. Ter equipes multidisciplinares

É necessário contar com equipes de TI multidisciplinares para acompanhar o ritmo das tendências tecnológicas que surgem no mercado. Dessa forma, é possível manter o ambiente de trabalho sempre inovador, produtivo e moderno.


2. Gestão do conhecimento da TI

Por muito tempo a TI foi vista apenas como um suporte técnico, sendo chamada apenas para corrigir problemas, prevenir falhas e otimizar processos. No entanto, seu papel se transformou e seus conhecimentos passaram a ser utilizados também pelos outros setores.

Dessa forma, é responsabilidade da TI preparar as informações necessárias para que os outros setores entendam e possam utilizar a tecnologia de forma estratégica. A equipe de TI deve “traduzir” todo o conteúdo técnico para dar apoio às decisões estratégicas da empresa.


3. Contextualização do negócio

Para que seja possível alinhar a TI aos negócios da empresa, é necessário ter uma visão ilimitada de toda a empresa. A área de TI precisa entender em qual contexto, os servidores, redes, aplicações e serviços de segurança são aplicados. Apenas assim, poderão fornecer as melhores condições para que a empresa consiga melhores resultados.


4. Visão do futuro

Ao unir a TI aos negócios, otimizando as estratégias da empresa, é preciso entender como as tecnologias utilizadas irão impactar os negócios a longo prazo. A empresa precisa avaliar suas ações do presente, pensar no que pode ser mantido e o que deve ser modernizado ou substituído para ser possível melhorar o atendimento aos clientes.


5. Colaboração com outros setores

A TI deve estar atenta às demandas das demais áreas da empresa. Dessa forma, é capaz de contribuir com as melhores soluções para cada setor. Ao estar alinhada, ela poderá indicar as soluções mais adequadas que darão o suporte necessário aos serviços essenciais da empresa.

Para eliminar de vez as barreiras entre TI e negócios, as empresas precisam adotar uma cultura colaborativa, incentivando uma postura de trabalho em que a TI faça parte do planejamento. Apenas assim as organizações conseguirão otimizar suas estratégias para alcançar melhores resultados nos negócios.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.