BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 dicas para aumentar a receita recorrente de sua revenda de TI

Diante de um mercado cada vez mais competitivo é fundamental que seu canal de TI consiga atender a todas as necessidades dos clientes e seja capaz de fidelizá-los.

 

O modelo de negócios recorrentes possui grandes vantagens em relação a outros graças a sua receita previsível. Ele é extremamente importante para muitos tipos de empreendimentos, principalmente para revendas de TI que trabalham com a comercialização de serviços, como o SaaS (Software as a Service).

No entanto, muitas revendas ainda estão acostumadas a trabalhar apenas com métodos tradicionais, investindo somente na venda de produtos, o que pode ser nocivo para os negócios, pois a revenda acaba sendo vista apenas como uma empresa de projetos/serviços.

O mercado de TI tem passado por diversas mudanças nos últimos anos devido à grande adoção de tecnologias inovadoras e tendências modernas por parte das empresas. Por isso, é fundamental que as revendas de TI estejam prontas para oferecer a solução certa e atender a essas novas demandas a qualquer momento. 

Sabemos que conseguir conquistar novos clientes e, ao mesmo tempo, fidelizar os atuais não é uma tarefa fácil, o mercado está cada dia mais competitivo e cheio de novas opções. Por isso desenvolver uma estratégia de receita recorrente pode ser uma excelente aliada para que sua revenda de TI consiga aumentar as vendas.

Quer saber como o modelo de receita recorrente pode ajudar sua revenda de TI? Confira a seguir 5 dicas importantes. Boa leitura!

O que é receita recorrente e quais os benefícios?

Receita recorrente é a parte do faturamento de uma empresa que se repete constantemente, ou seja, a organização pode contar com esse pagamento por pelo menos um determinado período de tempo.

Ao trabalhar com essa modalidade, a revenda de TI negocia com seus clientes um contrato de médio ou longo prazo ao invés de atender apenas a demandas pontuais. Neste acordo, será negociado a entrega de serviços de forma recorrente por um determinado período predeterminado. 

Desse modo, diferentemente das vendas de volume, as receitas recorrentes são mais previsíveis e trazem maior estabilidade para a empresa, permitindo que ela tenha um certo grau de certeza para períodos futuros.

Fortaleça o poder de colaboração

O modelo de receita recorrente oferece inúmeros benefícios para os negócios. Além de garantir uma maior previsibilidade de ganhos, pode ajudar as organizações no planejamento de seus orçamentos e desenvolvimento de projetos.

Outras vantagens trazidas pela receita recorrente são:

  • Retenção e fidelização de clientes;
  • Maior controle de financeiro;
  • Crescimento escalável;
  • Gestão eficiente de estoque;
  • Segurança na gestão financeira.

5 dicas para aumentar a receita recorrente

Agora que você já entendeu a importância da receita recorrente para os negócios de sua revenda de TI, chegou o momento de saber como aumentá-la. Confira as dicas a seguir:

1. Otimize o atendimento ao cliente

O primeiro passo para aumentar a receita recorrente de sua revenda de TI é melhorando o atendimento aos clientes. Portanto, prepare sua equipe de vendas para oferecer o máximo de informações aos prospects e passar todos os detalhes importantes sobre seus produtos e serviços.

Além disso, é importante também contar com uma boa estratégia de marketing digital e estar presente nos canais mais utilizados pelos clientes de sua revenda para que sua revenda possa atender as necessidades dos consumidores e esclarecer as dúvidas deles a qualquer momento.

2. Realize pesquisas de mercado

Outro ponto importante para a receita recorrente é acompanhar as mudanças do mercado. Você deve ficar atento a qualquer sinal de aumento da taxa de churn, que pode significar que sua revenda está perdendo clientes para a concorrência.

Portanto é fundamental investir em pesquisas de mercado para observar os preços e diferenciais oferecidos pelos concorrentes. Apenas assim será possível entender melhor o negócio deles e criar novas estratégias competitivas.

3. Forneça benefícios de retorno

Além de oferecer os melhores preços, na venda recorrente, sua revenda terá de criar alguns diferenciais para convencer um cliente a fechar um contrato a longo prazo. 

Portanto, estabeleça benefícios exclusivos, como descontos, promoções em “pacotes” anuais, entre outras vantagens que possam estimular os clientes a voltarem a consumir e, assim, se tornarem fidelizados.

4. Cobre o preço correto

Muitas empresas ao tentarem fidelizar clientes acabam saindo no prejuízo com contratos longos e sem vantagens para os negócios. Portanto, para aumentar a receita recorrente de sua revenda de TI é necessário saber calcular os preços dos serviços prestados corretamente.

Para isso você deve montar analisar todas as necessidades dos possíveis clientes de acordo com o serviço contratado, considerar a quantidade exata de custos fixos e variáveis que a revenda terá, além de levar em conta a quantidade de horas de trabalho de sua equipe e os recursos necessários.

Desse modo será possível montar um orçamento detalhado e real sobre os serviços oferecidos para precificar corretamente e não ter nenhum prejuízo nesse tipo de parceria.

5. Acompanhe os resultados constantemente

Por último, é essencial que sua revenda mensure e analise os resultados obtidos regularmente. Será necessário definir KIPs voltados para o aumento da  receita recorrente, como taxa de churn, custo de aquisição de cliente, taxa de crescimento, receita recorrente mensal, entre outras.

A partir desses indicadores, sua revenda de TI poderá acompanhar o desempenho da estratégia de receita recorrente e identificar quais pontos podem ser aprimorados e que ações estão sendo mais efetivas.

Por meio de uma estratégia de receita recorrente bem estruturada, sua revenda de TI poderá melhorar o relacionamento com os clientes, assim como identificar e antecipar as necessidades deles. Desse modo, será possível oferecer sempre os melhores recursos e serviços adicionais, fidelizando cada vez mais consumidores.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.