BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 desafios que dificultam a implementação do omni-channel nos negócios

Antes de adotar essa tendência, as empresas precisam investir na modernização de suas ferramentas e ambiente interno. Saiba como conquistar resultados.

 

5 desafios que dificultam a implementação do omni-channel nos negócios

 

As empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias capazes de aprimorar suas estratégias de atendimento a clientes. Realizar um atendimento personalizado e ágil tornou-se fundamental para conquistar os consumidores exigentes atuais e se manter no mercado competitivo.

Devido a isso, muitas organizações já passaram a adotar a estratégia omni-channel em seus negócios. Quando uma empresa se torna omni-channel, seus consumidores conseguem ter acesso a ela por meios online e offline, de acordo com suas necessidades. A integração desses dois mundos ajuda a aprimorar a experiência dos usuários, melhorando o atendimento aos consumidores.

Omni-channel trata-se da convergência entre as ações das lojas físicas, virtuais, aplicativos, ferramentas digitais e redes sociais. Dessa forma, as empresas passam a estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Isso significa que os clientes podem satisfazer suas expectativas de compra e atendimento quando e onde desejarem. Além de beneficiar os consumidores, o omni-channel traz grandes vantagens para as organizações. Elas passam a ficar sempre visíveis ao público, o que aumenta as chances de vendas e melhores resultados.

Dessa forma, as empresas começaram a entender a importância de estarem presentes em diversas plataformas para atender às novas necessidades e demandas, começando a ampliar suas ferramentas de comunicação e a disponibilizar uma maior variedade de canais.


Os principais desafios do omni-channel

Ainda que proporcione grandes benefícios aos negócios, o omni-channel ainda representa um grande desafio para as empresas. Ele exige uma série de medidas que irão transformar as estruturas e canais de comunicação das organizações.

Confira a seguir quais são os principais desafios dessa implementação:


1. Cultura organizacional defasada

Uma das principais barreiras que dificultam a implementação do omni-channel é mudar a cultura da empresa. Muitas corporações ainda investem pouco em seus canais digitais.

No entanto, o mundo digital tem exigido ações cada vez mais rápidas. Por isso, o primeiro passo é transformar o pensamento interno dos colaboradores. Para que os projetos de omni-channel sejam bem-sucedidos, é necessário contar com o apoio de todos os setores, envolvendo toda a equipe no processo.


2. Operações desatualizadas

Muitos processos corporativos são executados da mesma forma durante anos e podem não ser adequados às exigências atuais do mundo digital. Portanto, é necessário que as empresas revejam cada um deles, realizando as alterações necessárias.

É fundamental transformar hábitos enraizados da organização, pois apenas assim será possível adotar o omni-channel e todos os seus benefícios de forma eficaz.


3. Falta de alinhamento entre os canais

Para ser possível implementar o omni-channel corretamente, é necessário oferecer um atendimento personalizado aos clientes e, para que isso aconteça, os diferentes canais da empresa precisam trabalhar de forma integrada.

Há empresas que ainda trabalham com canais individuais e estruturas específicas. Esse modelo não é mais capaz de atender os clientes, portanto é fundamental realizar o alinhamento entre eles.


4. Escassez de investimentos

A falta de integração dos canais, muitas vezes, é causada por falta de investimentos. Portanto, para que seja possível tornar os canais integrados, as empresas precisam investir em tecnologias que permitam um atendimento completo aos consumidores.


5. Manter o foco nos clientes

Ao abrir todos os seus canais para as pessoas, muitas empresas têm dificuldades de manter a consistência de seu atendimento de um canal para o outro, o que pode gerar frustrações para os clientes.

Para evitar que isso aconteça, as organizações precisam realizar pesquisas com seu público-alvo para descobrir quais canais e dispositivos eles preferem utilizar. Com essas informações em mãos, é possível criar uma estratégia de relacionamento com clientes mais assertiva, priorizando os canais mais acessados.

Como você pode perceber a implementação de omni-channel nos negócios pode proporcionar grandes benefícios para as empresas. Mas, é necessário investir em treinamentos para os funcionários e na adoção de ferramentas modernas. Apenas assim, será possível utilizar essa tecnologia para conquistar melhores resultados.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!