BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 desafios que as empresas estão enfrentando para adotar Hybrid Multicloud

É necessário tomar alguns cuidados para aprender a lidar com diferentes Nuvens e fornecedores ao mesmo tempo.

 

No último ano, muitas empresas entraram em uma corrida contra o tempo para impulsionar a Transformação Digital de seus negócios e, assim, conseguir se adaptar à nova realidade de trabalho com modelo híbrido. 

Ser capaz de oferecer segurança e disponibilidade para os usuários acessarem os dados e rede corporativa de onde quer que estejam e por qual dispositivo preferirem passou a ser crucial para sobreviver ao Novo Normal e se destacar no mercado. 

É nessa nova realidade que a Cloud Computing passa a ser peça-chave para as empresas conseguirem se adaptar. As empresas passaram a adotar, cada vez mais serviços em Nuvem para garantir mais agilidade, flexibilidade e segurança para seus negócios. 

Devido a isso, a estratégia Hybrid Multicloud tem se tornado cada vez mais forte entre as empresas que estão se destacando na corrida da Transformação Digital. Ela oferece às empresas vários serviços para obter o melhor de cada oferta em uma infraestrutura simples.  

Portanto, em vez de ter que se deslocar entre plataformas, as empresas podem reuni-las em um sistema para operar com eficiência seus negócios de acordo com suas metas e objetivos.  

Por meio desse tipo de ambiente, as empresas não precisam se preocupar se um único fornecedor é capaz de atender a todas as suas necessidades. A abordagem multicloud permite a redução de riscos de interrupção dos serviços por causa de indisponibilidade e proporciona ainda mais vantagens da Cloud Computing. 

Quando uma empresa utiliza várias nuvens diferentes, pode ter, por exemplo, seus ambientes de desenvolvimento e testes em uma Nuvem, enquanto seus ambientes de produção ficam em outra para não atrapalhar sua produtividade. Ela também pode utilizar duas opções diferentes de Cloud para fazer o backup de seus dados, reforçando, assim, a proteção deles. 

Eliminar a dependência de um único provedor é uma alternativa extremamente atraente, não é mesmo? Entretanto, antes de uma empresa sair adotando uma estratégia de Hybrid Multicloud é importante conhecê-lo a fundo. Pensando nisso elencamos os principais desafios dessa implementação para que seus clientes possam enfrentá-los com sucesso. Não perca! 

Saiba mais

O que é Multicloud?  

Hybrid Multicloud é uma abordagem composta por mais de um serviço e fornecedor de Nuvem. Esse tipo de estratégia oferece maior flexibilidade para que as empresas utilizem dois ou mais ambientes virtuais conforme suas necessidades. 

Ao permitir que as empresas utilizem múltiplos serviços de computação em nuvem de fornecedores diferentes, a Multicloud híbrida garante maior eficiência, agilidade e disponibilidade dos serviços corporativos, sem a exigência de interconexão entre as funções do sistema. 

Esse novo modelo tem sido muito bem aceito pelas empresas, o que garante uma maior flexibilidade na contratação de serviços e na variedade de opções oferecidas. Por meio dele, é possível aproveitar diversos benefícios, tais como: 

Segurança: ao combinar diferentes alternativas de segurança de vários provedores diferentes, a capacidade de manter os dados protegidos aumentam; 

Autonomia: a organização pode utilizar cada modelo de nuvem para um tipo de operação, sem a necessidade de integração com os demais serviços. É possível escolher qual é o melhor modelo para cada situação; 

Flexibilidade: ao não depender apenas de um provedor, a empresa pode utilizar o modelo de Nuvem que considerar mais vantajoso para seus negócios. Ela consegue negociar separadamente com cada provedor; 

Redução de custos: devido a sua flexibilidade e a autonomia, torna-se mais fácil reduzir os custos, já que é possível escolher a Cloud mais viável financeiramente. 

Otimização da infraestrutura: com essa estratégia, a empresa aproveita os melhores recursos de cada provedor. Desse modo é possível personalizar e otimizar a infraestrutura conforme as demandas da organização. 

5 principais desafios na adoção da Hybrid Multicloud 

Agora que você já conheceu como funciona esse modelo e seus benefícios, é importante conhecer os desafios que as empresas precisam lidar ao implementá-lo. Confira: 

  1. Falta de profissionais experientes

O crescimento exponencial de demandas de serviços na Nuvem aumenta também a complexidade de se lidar com inúmeros provedores diferentes. Isso requer um nível mais alto de especialização para gerenciar e monitorar esses ambientes. 

Por isso, é fundamental que as empresas contratem profissionais altamente capacitados para que seja possível implementar os diferentes tipos de plataformas e serviços corretamente. 

  1. Esforço de gerenciamento

Um dos maiores desafios envolvendo essa estratégia é a complexidade de seu gerenciamento, pois é necessário lidar com inúmeras interfaces, serviços e tecnologias diferentes ao mesmo tempo. 

Como os fornecedores e serviços não são integrados entre si, é importante que a empresa conte com sistemas potentes de gerenciamento para controlar todos os seus ambientes corretamente.  

  1. Interoperabilidade

Realizar a interoperabilidade entre diferentes provedores de computação em Nuvem não é uma tarefa fácil. Por isso é necessário que as empresas utilizem soluções alternativas como um API (Application Programming Interface) para que as estruturas, plataformas e serviços hospedados em Clouds diferentes possam ser alinhadas. 

  1. A migração

Muitas empresas já consideram um grande desafio realizar a migração de seus ativos para uma única Nuvem, quando isso é feito para modelos diferentes ao mesmo tempo a dificuldade aumenta ainda mais. 

Para lidar com esse desafio, a organização deve utilizar soluções de gerenciamento especializadas em várias nuvens. Assim, é possível preparar uma implantação automática de padrões e políticas para todas as Clouds ao mesmo tempo, ao invés de precisar realizar uma implantação de cada vez. 

  1. Conformidade

Normalmente, as empresas lidam com alguns requisitos de conformidade que se aplicam todos os seus dados, incluindo aqueles que estão hospedados em uma arquitetura na Nuvem.  

Agora, com ambientes de Multicloud híbrida, será preciso garantir que cada provedor seja capaz de atender às necessidades de conformidade específica para cada parte de sua infraestrutura. 

É fundamental verificar todos os requisitos de conformidade necessários e assinar um contrato para garantir que os provedores irão seguir todas as regras e requisitos estipulados.  

Como você pôde perceber controlar o ambiente de Hybrid Multicloud, de uma maneira geral, é um grande desafio. No entanto, ao contar com os profissionais de TI e as ferramentas corretas, é possível aproveitar todos os seus benefícios e otimizar, cada vez mais, os resultados dos negócios. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente.