BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 atitudes de TI que podem ajudar a superar uma crise

Entenda como investir em tecnologia pode ser a solução ideal para as empresas continuarem crescendo diante do mercado neste momento.

O mundo vive um momento de grande tensão com a descoberta do novo coronavírus. Isolamento social, paralisação generalizada e adoção de novas medidas para controlar a disseminação da doença, trouxeram também a quarentena, voluntária e obrigatória, como medida preventiva para as corporações, que precisaram enviar seus colaboradores de volta pra casa e rever todo o seu funcionamento e planejamento estratégico.

Essas medidas geraram grandes impactos financeiros para os negócios, exigindo que as empresas adotassem outras modalidades de trabalho, como o home office, para não fechar totalmente suas portas.

Esse contexto de incertezas tem causando muitas preocupações para as corporações. Praticamente todo planejamento deverá ser revisto e reestruturado para proteger a sobrevivência do negócio diante da paralisação econômica.

Diante desse cenário, como a Tecnologia da Informação pode ajudar? A TI vem sendo peça-chave para as estratégias de negócios de inúmeros empreendimentos e ela deve ser fundamental nesse momento. Confira o conteúdo a seguir e veja como ela pode ser vista como um diferencial para superar a crise. Boa leitura!

Por que investir em tecnologia em momentos de crise?

Parece contraditório falar sobre investimentos em momento de crise, no entanto, investir em TI pode ser uma excelente estratégia para situações como a atual. Isso porque os serviços tecnológicos contratados estarão sempre passando por atualizações e oferecendo otimização de processos para que estes se tornem mais eficientes, ágeis e econômicos. 

Diante de um mercado cada vez mais moderno e hiperconectado, aqueles empreendimentos que não buscarem inovar em tempos de crise provavelmente se tornarão obsoletos se comparados à concorrência.

Para a empresa apresentar um diferencial e atrair clientes, a tecnologia deve possibilitar a visualização dos benefícios proporcionados pela TI, desde a melhoria em websites, serviços remotos, agilidade nas entregas de produtos, suporte de serviços contratados, entre outros.

Além disso, com um bom planejamento, as empresas que investirem em TI em tempos de crise poderão ficar mais resistentes aos problemas e saírem desse período conturbado mais fortalecidas.

Fortaleça o poder de colaboração

Os investimentos em TI devem ser voltados para a aquisição de novas tecnologias ligadas à integração e mobilidade para que seja possível readequar os serviços da organização de acordo com a situação atual. 

Desse modo, dispositivos móveis, Internet das Coisas, Cloud Computing e outras tendências devem ser utilizadas para diminuir os custos da empresa, melhorar os processos, aumentar a produtividade e interatividade dos colaboradores nas tarefas desenvolvidas a distância. 

Junto a evolução dos sistemas, é necessário investir em automatização e ferramentas de análises. Assim a empresa poderá acompanhar o andamento de suas transações em tempo real para adotar medidas rápidas para melhorar seu fluxo de trabalho e tomar decisões mais certeiras nos negócios. 

5 atitudes de TI que podem ajudar a superar uma crise

Agora que você já entendeu a importância de investir em tecnologia até mesmo em momentos de crise, é importante saber que atitudes tomar. Confira a seguir 5 medidas que os líderes de TI devem colocar em prática em suas corporações nessas situações:

1. Rever as prioridades de gasto com TI

A maioria das empresas têm adotado o home office para não parar suas operações nessa quarentena. Entretanto, antes do coronavírus, nem todas elas utilizavam essa modalidade e, por isso, não possuem as ferramentas necessárias para que esse trabalho seja bem-sucedido.

Devido a isso, a TI deve focar os investimentos de tecnologia em ferramentas que forneçam suporte para o trabalho remoto, como dispositivos mais robustos para os colaboradores, virtualização de desktops, VPNs, autenticação multifator, entre outros.

Nesse momento de constante home office é fundamental contar com tecnologias de Nuvem, acesso virtual e integração remota para que os funcionários possam trabalhar de forma colaborativa e consigam acessar todos os documentos e ativos necessários para desempenharem suas funções.

2. Criar uma rotina de gerenciamento direcionada

Normalmente, a TI já possui uma rotina de gestão para acompanhar o desenvolvimento de todas os serviços desenvolvidos. No entanto, nesse momento, é crucial desenvolver uma rotina de gerenciamento direcionada para os trabalhos remotos.

Os funcionários dependerão ainda mais dos serviços de TI nessa fase e, portanto, eles não podem parar de funcionar. Logo a TI deve acompanhar de perto todos os serviços fornecidos, monitorar métricas de armazenamento, computação, disponibilidade, entre outras. Desse modo, é possível identificar e corrigir qualquer falha, antes que prejudique os colaboradores.

3. Apostar na estratégia “as a service”

Utilizar ferramentas, plataformas e aplicativos baseados em Cloud Computing é indispensável. Por isso as empresas precisam investir em soluções baseadas em software como serviço (“as a service”) que são capazes de entregar em escala os ativos necessários para a realização das tarefas corporativas. 

Por meio desse modelo é possível ter os recursos de TI a disposição de acordo com as necessidades da empresa, assim, ela pagará apenas pelo que utilizar, além de não precisar se preocupar com interrupções no serviço.

4. Modernizar a capacidade de rede

Além de investir no poder computacional disponível, a organização precisa adaptar sua rede para a nova realidade, prevendo picos de demanda de largura de banda, necessidade de reforço da segurança, possíveis restrições de disponibilidade, entre outros pontos.

Por isso, é necessário investir na adoção de abordagens modernas de rede, autenticação e segurança, como a implementação de SD-WAN, que é uma abordagem de virtualização da rede WAN capaz de conectar ambientes distantes entre si. Diferentemente das tradicionais, ela proporciona maior agilidade e redução de custos para as empresas.

5. Aprimorar a comunicação interna

A comunicação entre a equipe é mais importante do que nunca. Como cada um estará em sua casa, é fundamental que esse aspecto seja aprimorado, caso contrário, muitos erros serão cometidos.

Dessa forma, a empresa deve investir em plataformas modernas para a comunicação com outros colaboradores, reduzindo a burocracia no cotidiano e nas interações laborais, facilitando a vida de gestores e funcionários.

O investimento em tecnologia não deve ser visto como um custo extra, afinal ele é imprescindível para que as empresas continuem ativas mesmo operando de portas fechadas. A TI é capaz de oferecer benefícios que vão muito além do aumento da produtividade e otimização de processos. Ela promove uma verdadeira integração entre a equipe e aproxima a empresa de seus clientes, fortalecendo ainda mais a marca diante do mercado. 

Portanto, aquelas organizações que já estavam focadas na Transformação Digital e modernização de seus modelos de negócios conseguirão se destacar e utilizar a inteligência e inovação fornecidas pelas tendências tecnológicas e, assim, crescer e expandir cada vez mais sua atuação no mercado.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.