BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 aplicações de Data Science que podem ajudar as empresas

Saber lidar com os dados gerados pelos clientes é crucial para se manter competitivo no mercado. Por meio dessa tecnologia, as organizações podem aprimorar suas estratégias.

 

A quantidade de dados produzida todos os dias pela sociedade continua aumentando aceleradamente e se tornando um ativo cada vez mais valioso para os negócios. As empresas conseguem coletar, processar e analisar essas inúmeras informações e transformá-las em insights poderosos para suas estratégias.

Isso porque esses conteúdos indicam tendências, comportamentos e padrões dos usuários e, se utilizados da forma correta, podem aumentar a competitividade das empresas no mercado.

Nesse contexto, o Data Science, ou ciência de dados em português, passou a ganhar destaque no mundo corporativo. Ele é capaz de extrair informações de valor de grandes conjuntos de dados, estruturados ou não para aprimorar as estratégias de negócio das organizações.

Os clientes de sua revenda de TI conhecem esse termo? Eles já utilizam os benefícios do Data Science? Confira a seguir as principais aplicações dessa tendência e como elas podem ajudar as empresas. Boa leitura!

O que é Data Science?

O Data Science é a área dedicada a captar, organizar e analisar dados, transformando conteúdos crus em insights de valor. Essa tendência evita que os grandes conjuntos de conteúdos gerados pela sociedade sejam descartados, sem serem utilizados.

Por meio dela, as empresas conseguem aproveitar todos esses elementos, transformando-os em informações estratégicas que possam auxiliar nas tomadas de decisões em diversas situações.

Para isso, o Data Science utiliza diferentes técnicas e processos de infraestrutura e análise avançada, além de contar com soluções de Inteligência Artificial, como o Machine Learning, para automatizar a criação de modelos analíticos com o auxílio de algoritmos.

Graças a sua capacidade, a ciência de dados tem chamado cada vez mais a atenção das empresas, governos e instituições financeiras. Por isso, os clientes de sua revenda de TI também devem ficar atentos a essa tendência para conquistarem um verdadeiro diferencial competitivo.

Quem investe nessa área, é capaz de trabalhar com mais eficiência as estratégias voltadas para os clientes, visto que conseguem identificar novas oportunidades, segmentar e identificar os desejos e necessidades deles, podendo personalizar serviços, produtos e melhor direcionar seus conteúdos e publicidade.

Desse modo, ao desenvolver a ciência de dados, as empresas podem ganhar vantagem e alavancar seus negócios, potencializando sua capacidade de inovação.

Ficou interessado no poder dessa inovação tecnológica? Confira suas principais aplicações que podem ajudar as empresas.

5 aplicações de Data Science para tornar as empresas mais inteligentes

Por meio da ciência de dados, as empresas conseguem usar os dados coletados de seus clientes para melhorar seus resultados. Veja a seguir algumas aplicações que representam possibilidades importantes para o dia a dia corporativo:

1. Retenção e fidelização de clientes

Para conquistar e manter novos clientes as empresas precisam, cada vez mais, aumentar seus esforços para oferecer exatamente o que eles procuram. Com o Data Science isso é possível, pois essa área estuda o comportamento dos consumidores, conseguindo identificar tendências e fatores que os influenciam.

Desse modo, a organização pode elaborar estratégias de engajamento para melhorar a retenção de clientes. Além disso, os insights gerados podem contribuir para a empresa otimizar seus produtos e atendimento, conseguindo assim também fidelizar essas pessoas.

2. Aumento da produtividade

O Data Science pode ajudar as empresas não apenas a captar e satisfazer seus clientes, mas a otimizar seus processos internos. Por meio da sistematização dos dados coletados, é possível conduzir as decisões dentro do ambiente de trabalho por meio de projeções bem fundamentadas.

Isso evita a perda de tempo com estratégias pouco eficazes, tornando as equipes operacionais muito mais produtivas.

3. Reforça a segurança dos dados

É possível utilizar as informações coletadas à favor da segurança da empresa. O Data Science permite a análise dos padrões de comportamentos recorrentes dentro do sistema corporativo, conseguindo identificar possíveis vulnerabilidades.

Assim, ao conhecerem o perfil das ameaças, as empresas podem adotar as ferramentas de proteção certas para conseguir evitar fraudes e vazamentos de dados.

4. Agilizar as tomadas de decisões

As tomadas de decisões em qualquer empresa precisam ser ágeis e corretas para que se possa atingir os melhores resultados. Graças à ciência de dados é possível otimizá-las ainda mais.

Isso porque a empresa passa a ter acesso rápido às informações, assim é possível consultar dados, tendências, previsões e outros conteúdos, aumentando as chances das melhores escolhas serem feitas.

5. Melhorar o desempenho financeiro

Ao adquirir uma maior capacidade para analisar dados e utilizá-los nos negócios, consequentemente, as chances de se ter um maior desempenho financeiro aumentam.

A ciência de dados contribui para uma junção de fatores que podem ajudar as empresas a alcançarem melhores resultados, como a maior propensão de tomar decisões mais rápidas do que os concorrentes, o aumento da produtividade interna, o maior engajamento com os clientes, enfim, todas as aplicações anteriores colaboram com isso.

Como você pôde perceber, o Data Science contribui ativamente para o sucesso das empresas. Essa tecnologia, juntamente com o Big Data, tem sido crucial para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e prever tendências. Portanto, pode ser a peça-chave que faltava para as organizações que buscam se destacar no mercado

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!