BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 aplicações de blockchain que podem beneficiar as empresas

Essa tecnologia está em constante atualização. Portanto é necessário acompanhar as tendências que estão surgindo no mercado.

 

O blockchain é uma tecnologia emergente que vem ganhando destaque entre as empresas no mercado por ser capaz de armazenar registros de transações financeiras sem risco de fraudes acontecerem.

Esse conceito se baseia na tecnologia de bancos de dados distribuídos, que registra dados com segurança em uma rede peer-to-peer. Ele foi criado inicialmente para a realização de transações com Bitcoin, no entanto seu potencial foi muito além.

Atualmente, é possível utilizar o blockchain para outras operações, incluindo títulos de propriedade, empréstimos, identidades, logística, entre outras transações que exigem proteção e privacidade.

Devido à sua arquitetura distribuída e descentralizada, o blockchain é considerado uma tecnologia robusta e incorruptível. Por isso tem atraído o interesse de organizações de diferentes tipos e tamanhos.

Há muitos usos potenciais para essa tecnologia que podem trazer muito valor para os negócios. Portanto é fundamental acompanhar sua evolução no mercado e as possíveis aplicações nos diferentes setores.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas aplicações de blockchain que podem beneficiar as empresas. Confira a seguir!

O que é blockchain?

O blockchain é uma cadeia de blocos, ou seja, um conjunto de informações registradas e ligadas a dados anteriores e posteriores. Ele funciona como um banco de dados não convencional com livro de registros inviolável e eficiente.

Seu grande diferencial está no registro criptografado dos dados, com impressões digitais que geram uma dinâmica de encadeamento segura e confiável e é baseada em uma infraestrutura descentralizada que impede que qualquer alteração seja feita.

Por meio dele, as empresas conseguem reduzir custos, ter maior agilidade em pagamentos a fornecedores, confiança e controle de processos, entre outras vantagens.

As vantagens proporcionadas pelo blockchain estão possibilitando o surgimento de novas aplicações que poderão mudar a dinâmica do mercado nos próximos anos. Confira algumas delas a seguir.

5 aplicações de blockchain que podem beneficiar as empresas

Ainda que tenha sido desenvolvido para realizar transações com criptomoedas, o blockchain possui potencial para diversas outras operações. Ele pode ser utilizado para proteger propriedade intelectual, armazenar arquivos e até mesmo auxiliar instituições governamentais. Veja quais são as principais aplicações a seguir:

1. Cadeia de suprimentos

O processo completo de criação de um produto é muito complexo e burocrático. Muitas vezes, uma pessoa que participa do início da produção desconhece por completo a execução final.

O blockchain é capaz de ajudar esse processo, possibilitando que as organizações realizem o rastreamento de objetos dentro da cadeia de blocos. Dessa forma, é possível tornar a cadeia de suprimentos mais barata, transparente e enxuta.

2. Sistema de pagamentos

O blockchain também pode ajudar as empresas na realização de pagamentos internacionais, com taxas reduzidas e agilidade na transação.

Além do bitcoin, é possível utilizar diversas outras criptomoedas que oferecem o mesmo tipo de serviço e facilidades.

3. Transmissão de conteúdo

Empresas que trabalham com transmissão de conteúdos, como Netflix, podem utilizar a tecnologia de cadeia de blocos para transmitir mais segurança no armazenamento de seus dados.

O blockchain fornece um armazenamento descentralizado que pode contribuir para o aumento da segurança e performance das plataformas, além da redução dos custos operacionais e melhoria na qualidade do serviço.

4. Inteligência dos objetos

Com a Internet das Coisas cada vez mais presente no ambiente de trabalho, as empresas precisam se preparar para lidar com o aumento considerável de dispositivos integrados entre si e conectados a sua rede.

No entanto, essa nova realidade acarreta em um gigantesco número de informações sendo geradas pelos usuários, as quais precisam ser processadas e armazenadas pela organização.

O blockchain pode ser utilizado nesse caso como um local seguro para registrar esse Big Data produzido diariamente.

5. Contratos inteligentes

Os contratos inteligentes, quando registrados em blockchain, são práticos e ágeis, permitindo que as empresas validem suas informações por meio do encadeamento de dados. Assim, eles podem ser validados em tempo real e conferidos apenas por pessoas autorizados.

Desse modo, as partes envolvidas podem ter a segurança de que nenhum termo será modificado e que todos os acordos serão devidamente cumpridos. Por meio desse tipo de contrato, é possível economizar e eliminar diversas etapas burocráticas.

O blockchain está em constante evolução e diversas novas tendências de uso estão surgindo no mercado. É por esse motivo que as empresas precisam acompanhar constantemente suas atualizações para identificar aquelas aplicações que podem beneficiar seus negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!