BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 vantagens importantes da SDN na segurança de dados

Proteja seus clientes contra ciberataques com esta tecnologia definida por software que virtualiza e segmenta a rede, permitindo uma rápida detecção de problemas e isolamento das áreas infectadas.

 

4 vantagens importantes da SDN na segurança de dados

 

Proteja seus clientes contra ciberataques com esta tecnologia definida por software que virtualiza e segmenta a rede, permitindo uma rápida detecção de problemas e isolamento das áreas infectadas.

O número de ameaças de ciberataques está evoluindo constantemente, criminosos encontram novas brechas para invadir sistemas e roubar informações sigilosas a todo momento, deixando equipes de segurança com opções limitadas para resolver esses problemas.

Esse cenário se torna mais complexo à medida que o volume de dispositivos móveis utilizados no ambiente corporativo aumenta e as políticas de segurança de redes se tornam obsoletas.

Além disso, o fato de se tornar necessário escalar a rede para adicionar mais dispositivos pode deixar as redes tradicionais ainda mais expostas e lentas. Normalmente, não existe interoperabilidade entre serviços de fabricantes distintos, o que pode inviabilizar a implantação de novas tecnologias e sobrecarregar todo o sistema.

As redes definidas por software (SDN) podem resolver essas questões, pois foram desenvolvidas para superar problemas em switches, roteadores fechados e de softwares proprietários, sem comprometer os demais serviços.

Na arquitetura definida por software, os elementos de rede, como switches e roteadores, são virtualizados, assim é possível que eles sejam administrados com uma maior flexibilidade e agilidade, além de ser centralizada nos controladores baseados em software que oferecem uma visão global da rede.

A SDN fornece a capacidade de melhorar a habilidade da rede de identificar e remediar ataques cibernéticos. Quando aliada às análises de comportamento da rede, que permitem detectar ameaças, garante uma maior proteção das infraestruturas e uma rápida configuração da rede, conforme as demandas de serviços e negócios da corporação.

 

 

Confira quatro características importantes de segurança da SDN:


- Segmentação da rede: permite isolar os ataques e prevenir os hackers de migrarem entre os centros de dados ativos virtualizados.

- Redes programáveis: realizam a customização para que usuários possam trabalhar de forma eficiente com ativos de segurança.

- Orçamento controlado: é possível monitorar a relação custo-benefício de todos os tráfegos de rede, que podem aumentar ou diminuir de uma hora para outra e identificar anomalias que possam sinalizar ciberataques.

- Flexibilidade: facilidade de mudar a rede rapidamente para controlar as ameaças quando os ataques são identificados.

Com arquiteturas integradas capazes de rastrear anomalias no tráfego de rede e relatar todas as ameaças de segurança detectadas, as redes definidas por software conseguem configurar novas políticas de acesso no qual o host mal-intencionado está conectado. O operador de rede recebe notificações de alerta, assim pode analisar detalhadamente o ataque para obter mais informações sobre o invasor e suas vítimas e também cada fluxo individual no qual o evento foi detectado.

Ao utilizar soluções SDN, seus clientes poderão contar ainda com uma economia significativa em investimentos com ferramentas automatizadas e com a redução de tempo, que antes era gasto para descobrir e solucionar esses incidentes na segurança. Além disso, por ser possível moldar e controlar todo o tráfego de rede de forma centralizada, não há necessidade de colaboradores altamente especializados. A própria equipe de TI consegue ter um alto nível de controle e manter seguras as informações da empresa.

 

Baixar agora o whitepaper

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!