BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 tendências para o uso de Business Intelligence

Business Intelligence (BI) refere-se a tecnologias, aplicativos e práticas para a coleta, integração, análise e apresentação de informações de negócios.

As empresas estão no meio de muitas mudanças profundas: a quantidade de dados disponíveis e a velocidade de produção de novos dados aumentam rapidamente há anos. O modelos de negócios e as melhorias nos processos também dependem cada vez mais de dados e análises. Por isso, investir em Business Intelligence (BI) é a pauta do momento.

Nesse cenário, um desafio importante está surgindo: o uso eficiente e, ao mesmo tempo, inovador dos dados só é possível quando são garantidos os recursos - e a operacionalização - da análise e do gerenciamento de dados. 

Muitas empresas já estão atingindo seus limites com uma abordagem de quanto mais dados, melhor, e não podem aproveitar totalmente os benefícios que esperam devido à falta de qualidade dos dados ou habilidades analíticas.

Vamos falar, então, sobre tendências em gerenciamento de dados que atualmente impulsionam o mercado de BI da perspectiva do usuário:

1) Gerenciamento de qualidade de dados (DQM)

As tendências de análise na qualidade dos dados cresceram bastante no ano passado. O desenvolvimento de inteligência de negócios para analisar e extrair valor das inúmeras fontes de dados que reunimos em alta escala, juntamente com vários erros e relatórios de baixa qualidade: a disparidade de fontes e tipos de dados agregou um pouco mais de complexidade ao processo de integração de dados.

Uma pesquisa realizada pelo Business Application Research Center afirmou que o gerenciamento da qualidade dos dados é a tendência mais importante em 2020. Não é apenas importante reunir o máximo de informações possível, mas também a qualidade e o contexto em que os dados estão sendo usados ​​e interpretados. o foco principal para o futuro da inteligência de negócios.

Consequentemente, a ascensão do gerenciamento de dados mestre está se tornando uma prioridade essencial na estratégia de business intelligence de uma empresa.

Fortaleça o poder de colaboração

O gerenciamento da qualidade dos dados não é apenas uma revolta nas tendências de BI 2020, mas também cresce para uma prática crucial a ser adotada pelas empresas em prol de seus investimentos iniciais. 

2) Descoberta / visualização de dados

A descoberta de dados aumentou seu impacto no ano passado. A pesquisa já mencionada, conduzida pelo Business Application Research Center, listou a descoberta de dados nas três principais tendências de inteligência de negócios pela hierarquia de importância. Os profissionais de BI mostram constantemente que o empoderamento dos usuários de negócios é uma forte tendência.

Um elemento essencial a considerar é que as ferramentas de descoberta de dados dependem de um processo e, em seguida, as descobertas geradas trarão valor comercial. Requer a compreensão do relacionamento entre os dados na forma de preparação de dados, análise visual e análise avançada guiada. 

Descobrir tendências nas operações comerciais que você nem sabia que existiam ou permitir ações imediatas quando ocorre uma anomalia nos negócios tornaram-se ferramentas valiosas no gerenciamento eficaz de empresas de todos os tamanhos.

Como os humanos processam melhor os dados visuais, a tendência de descoberta de dados será incrementada como uma das tendências de BI mais importantes em 2020.

3) Inteligência Artificial

Essa é uma das principais tendências escolhidas pelo Gartner em seu relatório 2020 Strategic Technology Trends, combinando IA com coisas autônomas e hiperautomatização e concentrando-se no nível de segurança em que a AI corre o risco de desenvolver pontos vulneráveis ​​de ataques. 

Inteligência artificial (IA) é a ciência que visa fazer com que as máquinas executem o que geralmente é feito por inteligência humana complexa. Frequentemente vista como a maior amiga inimiga da raça humana nos filmes, a IA ainda não está à beira de nos destruir, apesar dos avisos legítimos de alguns cientistas de renome e empresários de tecnologia.

Enquanto trabalhamos em programas para evitar esses inconvenientes, a IA e o Machine Learning estão revolucionando a maneira como interagimos com nossas análises e gerenciamento de dados, enquanto o incremento nas medidas de segurança deve ser levado em consideração. 

O ganho de tempo também está presente na forma de assistentes de IA. As ferramentas começaram a desenvolver recursos de Inteligência Artificial que permitem que os usuários se comuniquem com o software em linguagem simples - o usuário digita uma pergunta ou solicitação e a IA gera a melhor resposta possível.

A demanda por ferramentas de análise de dados on-line em tempo real está aumentando e a chegada da Internet das Coisas (Internet of Things) também está trazendo uma quantidade incontável de dados, o que promoverá a análise e o gerenciamento estatísticos no topo da lista de prioridades. No entanto, hoje as empresas querem ir além e a análise preditiva é outra tendência a ser monitorada de perto.

4) Análise aumentada 

Segundo o Gartner, a análise aumentada é uma das principais tendências de análise de dados a serem observadas em 2020. Com a análise de dados inerentemente vinculada à inteligência de negócios, podemos esperar que o seu crescimento tenha impacto nas plataformas de BI.

Em essência, a análise aumentada incorpora técnicas de IA e automação baseada em Machine Learning para aumentar a inteligência humana e fornecer consciência contextual.

O benefício do uso de análise aumentada é que mais pessoas na organização podem usar o programa de análise, mesmo que não possuam conhecimentos em ciência da computação ou matemática de alto nível.

Essas ferramentas assistidas por IA podem identificar relacionamentos significativos entre as principais métricas e apresentar insights de dados de uma maneira simples e fácil de ler. Outro uso empolgante da análise aumentada está no domínio do assistente digital, onde os funcionários da produção podem usar comandos de voz para executar funções de análise ou gerenciar seu painel de inteligência de negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

O que é Wi-Fi 6 e por que essa rede sem fio pode transformar os negócios?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito!