BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 profissões de análise de dados que estão em alta no mercado

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 5 min

Contratar profissionais capazes de analisar e interpretar grandes fluxos de dados é fundamental para que as empresas consigam entender seus clientes e aumentar suas vendas. Conheça 4 profissões de análise de dados!

As profissões ligadas a análises de dados estão cada vez mais em alta no mercado. Isso tem acontecido graças ao aumento da importância de tratar e interpretar os grandes fluxos de dados gerados pela sociedade.

Neste artigo, você visualizará essas profissões de análise de dados:

  • Engenheiro de dados
  • Analista de dados
  • Visualizador de dados
  • Cientista de dados

As análises de Big Data têm possibilitado que as empresas captem insights poderosos sobre seus consumidores, permitindo que elas tomem decisões estratégicas para seus negócios.

O volume de dados gerado constantemente se tornou um dos principais desafios das empresas na atualidade. Portanto, elas passaram a depender, cada vez mais, de profissionais capacitados a realizarem todas as etapas de uma análise de dados - armazenar, separar, traduzir e fazer bom uso das informações.

O área de dados, ou seja, o campo da Ciência de Dados é muito amplo, abrangendo diferentes etapas, desde a limpeza de dados até a implementação de modelos de análises preditivos. Portanto, para um profissional de TI ser capaz de trabalhar com essa enorme quantidade de dados, é preciso desenvolver habilidades científicas, além de se atualizar constantemente, já que novas ferramentas de processamento de dados surgem a todo momento no mercado.

Há diversos requisitos essenciais para executar análises de dados de forma efetiva, como adquirir conhecimentos em áreas de exatas e tecnológicas, como estatística, computação e matemática.

Leia mais sobre o assunto:

O universo de análise de dados é tão amplo, que diferentes profissões ligadas a esse processo estão surgindo no mercado. Um único cientista de dados não é capaz de lidar com todas as áreas. Normalmente, esse profissional torna-se especialista apenas em alguns processos.

Por isso, para ter uma equipe completa para realizar análises efetivas de Big Data, a empresa precisa contar com diferentes profissionais, cientistas e analistas. Confira a seguir

Quais são as principais carreiras que envolvem as análises de dados?

1. Engenheiro de dados

Os engenheiros de dados são membros fundamentais para uma equipe corporativa de análises de dados. Eles são responsáveis por detectar tendências nos conjuntos de dados analisados e desenvolver algoritmos para transformar as informações brutas em insights úteis para a empresa.

É esse profissional que projeta os sistemas e estruturas que irão reunir e armazenar todos os dados dos usuários e resolver problemas, garantindo que todos os conteúdos sejam mantidos em segurança e possam ser facilmente recuperáveis.

2. Analista de dados

Esse profissional realiza a coleta, compilação, análise e interpretação dos dados para encontrar insights que afetam diretamente as decisões nas empresas.

Eles são responsáveis por fazer diversas análises todos os dias e, normalmente, envolvem-se com as atividades diárias da organização. O analista auxilia as demais equipes, como as de marketing e vendas para ajudar a melhorar as estratégias utilizadas.

Conheça nosso treinamento

3. Visualizador de dados

A importância desse profissional tem aumentado entre as empresas. Ele tem a função de apresentar os insights conseguidos por meio das análises, utilizando painéis informativos sobre as métricas da organização.

4. Cientista de dados

Um cientista de dados projeta modelos e mecanismos de aprendizado orientados para os negócios. Para isso, ele utiliza técnicas matemáticas para encontrar soluções de problemas de negócio ou científico.

O cientista promove informações para que as empresas possam otimizar processos e maximizar a eficiência das análises. Ele pode, por exemplo, projetar algoritmos para recomendar quais são os produtos mais populares da empresa para os compradores a partir de históricos de navegação, compras ou parâmetros semelhantes. Dessa forma, a empresa torna-se capaz de compreender o cliente e aumentar sua lucratividade.

Estas são apenas algumas carreiras que surgiram com o avanço das análises de dados. Esse campo é muito extenso e tende a se ampliar cada vez mais. É fundamental que os profissionais de TI estejam sempre em busca de ampliar seus conhecimentos. Além disso, as empresas também precisam estar atentas à necessidade de contratar novos colaboradores ou consultores especialistas para que consigam realizar análises mais completas e eficientes de seus dados.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados