BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 passos para uma gestão inteligente de Hybrid Cloud

Priorizar a segurança é aspecto fundamental na migração para esse tipo de nuvem.

 

 

A migração para a nuvem tem sido uma preocupação das organizações e elas têm feito essa migração de forma acelerada. Não poderia ser diferente, tendo em vista todos os benefícios de se fazer um gerenciamento de dados pela Nuvem.

Uma das principais preocupações da migração para a Nuvem é a melhor forma de gerenciá-la. Quando as empresas planejam a adoção de qualquer modelo de Nuvem, sempre há uma série de questionamentos. Uma estratégia de gerenciamento para nuvens híbridas – que são uma combinação de infraestrutura de TI tradicional, nuvens públicas e nuvens privadas – deve definir o que você precisa gerenciar e a melhor maneira de fazer isso.

  • Quantos dos seus processos de gerenciamento para infraestruturas de servidores dedicados e virtualizados serão relevantes para a computação em nuvem?
    O que está envolvido no gerenciamento de um ambiente de Nuvem híbrida com vários provedores de nuvem pública e uma nuvem privada existente?
  • As empresas se preocupam com a segurança quando os dados confidenciais chegam aos serviços de armazenamento público, quando as questões de custo superam o orçamento e a capacidade de armazenamento e a proliferação de imagens são mal gerenciadas. A formulação de estratégias eficazes para o gerenciamento de nuvens híbridas pode ajudar a aliviar essas preocupações.

 

Domínios de gerenciamento de Nuvem

Uma estratégia de gerenciamento para Nuvens híbridas deve definir o que você precisa gerenciar e a melhor forma de fazer isso. Com o tempo, a combinação de domínios mudará, mas a estratégia e as ferramentas de gerenciamento devem permanecer as mesmas.

 


Ferramentas para gerenciar Nuvens híbridas

Além de entender quais aspectos de uma nuvem híbrida você deve gerenciar, você também precisa entender como gerenciar esses aspectos. E um desafio comum em um modelo de Nuvem híbrida é executar consistentemente essas tarefas em vários domínios.

O uso de ferramentas de plataforma cruzada é prudente ao implementar uma estratégia de gerenciamento de nuvem híbrida que inclua vários provedores. O Amazon Beanstalk, por exemplo, suporta tarefas de implantação, gerenciamento de capacidade, balanceamento de carga e gerenciamento, mas a ferramenta é limitada a uma nuvem da Amazon.

É vital determinar qual combinação de ferramentas de nuvem será mais valiosa. As equipes de TI geralmente enfrentam o dilema de usar ferramentas especializadas em vez de um conjunto de ferramentas. Isso levanta algumas questões: Você deseja usar uma abordagem de “painel único” para ferramentas de gerenciamento de nuvem ou prefere usar uma coleção de ferramentas especializadas, cada uma projetada para tratar de uma operação específica no gerenciamento de nuvem?


4 passos para uma gestão de Hybrid Cloud

Agora que você sabe o que precisa para chegar a uma infraestrutura de Nuvem híbrida, é importante aprender a fazer a migração e o gerenciamento com segurança. Por isso, trouxemos alguns passos que podem ajudar. Confira!


1.Segurança

Como lidar com Nuvem híbrida é lidar com vários tipos de nuvens, os controles de segurança tradicionais não funcionam com ela. Por isso, é importante complementar a segurança de perímetro e rede com um modelo que foque nas cargas de trabalho.
Assim, a Nuvem permitirá a implementação de controles por política, o que resultará em uma segurança mais completa.


2. Automação

Quando o volume de trabalho aumenta e o número de funcionários continua o mesmo, fica mais difícil manter a eficiência da equipe e atender a demanda de forma satisfatória.


Além disso, é uma falta de profissionais bem qualificados na área de TI de uma maneira geral, e esse dado fica mais verdadeiro quando falamos em profissionais especialistas em segurança cibernética. Por isso, proteger a Nuvem híbrida com automação pode ser um passo importante que sua empresa pode tomar para
garantir eficiência e segurança.

Procure um fornecedor de gerenciamento que forneça automação integrada baseada em políticas, bem como práticas recomendadas integradas. Procure, também, produtos que forneçam fluxo de trabalho e automação em um formato fácil de usar.


3. Integração

O Data Center virtual é complexo, mas ao selecionar um sistema de gerenciamento com todas as principais funcionalidades que você precisa, integrado em uma única arquitetura e gerenciado por um único painel, será possível lidar melhor com essa complexidade.

Um sistema integrado não apenas elimina a necessidade de aprender, operar e integrar produtos e ferramentas pontuais, mas também permite que você construa uma dinâmica rapidamente, identificando e priorizando áreas problemáticas e, em seguida, usando o recurso apropriado, elimine-os.


4. Interface

As equipes de gestão de TI estão sempre sobrecarregadas e têm ciclos limitados disponíveis. Além disso, mais e mais interessados estão se envolvendo nos ambientes virtuais e, à medida que o caminho para a Nuvem privada continua, diferentes profissionais, como: equipe de suporte, gerentes, desenvolvedores, equipes de negócios, etc, precisarão interagir com o sistema de gerenciamento de Nuvem.

Por esses motivos, procure fornecedores que trabalhem interfaces de usuário fáceis de usar e altamente intuitivas. Quanto mais rápido os membros de sua equipe puderem começar a usar o novo sistema de gerenciamento, maior será o impulso que você poderá gerar em sua iniciativa de Nuvem privada.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.