BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 erros na migração de dados que as empresas devem evitar

Esse processo traz muitas vantagens para os negócios, no entanto, quando realizado de forma inadequada, pode gerar grandes prejuízos.

 

A Computação em Nuvem está cada dia mais presente nas empresas, fazendo parte das estratégias de TI e auxiliando na otimização dos negócios. Devido a isso a migração de dados vem sendo utilizada como uma tática institucional importante.

Com a Cloud Computing, as empresas passam a contar com maior flexibilidade, escalabilidade, produtividade, segurança e redução de custos. Por isso cada vez mais organizações têm investido nessa tecnologia como forma de aprimorar suas operações e ganhar competitividade.

Embora a migração de dados proporcione grandes vantagens para os negócios, muitas empresas ainda cometem erros no processo que podem comprometer todo o resultado esperado, afetando a segurança, eficiência e agilidade da Nuvem.

Isso acontece porque algumas organizações realizam a migração às pressas e sem nenhum planejamento. Para ter sucesso nessa tarefa, é necessário contar com um processo bem-definido.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo abordando os principais erros cometidos na migração de dados para auxiliar seus clientes nesse processo. Lembre-se que uma estratégia ruim pode levar a custos inesperados e a perda de dados. Por isso, é fundamental evitar as falhas a seguir. Então, acompanhe!

A importância da migração para a Nuvem

Todos os momentos, diferentes inovações são incorporadas à rotina corporativa, sem contar ao enorme volume de dados que são gerados e compartilhados atualmente. As empresas precisam lidar com essa realidade diariamente e ser capaz de atender a todas as novas necessidades do mercado.

Para conseguir suportar as demandas organizacionais atuais foi necessário buscar por ambientes escaláveis e seguros que pudessem se adaptar rapidamente, sem a perda de desempenho. É nesse contexto que a migração para a Nuvem se tornou fator crucial para as estratégias corporativas.

Contudo, muitas empresas ainda possuem pouco conhecimento sobre essa tendência e acabam realizando uma migração interna e manual, o que pode levar a suscetíveis erros, custando muito caro para os negócios.

Por isso é necessário realizar uma migração bem planejada e evitar alguns erros para que o processo seja bem-sucedido.

4 erros na migração de dados

1. Escolher a primeira opção

Um dos principais erros cometidos na migração para a nuvem é a falta de planejamento prévio. Muitas empresas apenas iniciam o processo, sem definir metas, objetivos e nem ao mesmo pesquisar as opções disponíveis no mercado.

É importante ter em mente que nem tudo irá para Cloud, por isso, a empresa deve analisar os prós e os contras, definir o que vale a pena ser transferido e aquilo que precisa ser mantido no local. Enfim, há muitos fatores a serem considerados.

Portanto, antes de iniciar o processo, a organização deve buscar boas referências de fornecedores para hospedar suas aplicações, analisar seus sistemas e definir o que será migrado, considerar quais são as suas necessidades e apenas após isso fechar o contrato com um provedor.

2. Utilizar uma Nuvem inapropriada

Ligada a falha anterior, a escolha errada de qual opção de serviço em nuvem utilizar é outro grande problema. Devido a falta de análise prévia, algumas organizações optam por aquela que seja mais econômica, sem considerar qual é a hospedagem apropriada para seus sistemas.

Embora os custos devam ser um fator a ser analisado no momento de escolher o fornecedor desse serviço, eles não podem ser determinantes. A empresa deve buscar por modelos e fornecedores capazes de atender as demandas do seu tipo de negócio.

3. Não considerar a segurança dos dados

Há quem acredite que ao migrar para a nuvem a segurança da informação passa a ser totalmente do fornecedor do serviço. No entanto não é bem assim.
Manter a segurança dos dados deve ser uma responsabilidade partilhada entre a empresa que contrata o serviço e o provedor. Por isso, é necessário desenvolver políticas internas de proteção, incentivar boas práticas aos colaboradores e investir em soluções robustas de segurança.

4. Realizar a migração sem ajuda especializada

Outro grande erro cometido ao realizar a migração para Cloud Computing é a realização desse processo sem a ajuda de profissionais capacitados..

Mesmo que tenha uma equipe de TI interna, muitas vezes, a organização não conta com pessoas especializadas nessa tecnologia e, sem o conhecimento adequado, uma migração pode gerar grandes problemas, como a indisponibilidade dos serviços e violações de segurança.

Dessa forma, a empresa precisa contratar profissionais específicos ou buscar por uma consultoria especializada em migração para Nuvem. Assim, é possível realizá-la corretamente.


80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.