BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 conselhos para sobreviver à Era Digital

Para acompanhar a Transformação Digital, as empresas precisam se abrir para as novas tecnologias do mercado e adaptar sua cultura a essas inovações.

 

Nos últimos anos, as empresas têm se modernizado para serem capazes de acompanhar as mudanças do mercado devido a Transformação Digital. Essa jornada de mudanças têm impactado não apenas as tecnologias utilizadas pelas organizações, mas também seus modelos de negócio em si.

Portanto, para lidar com essa nova realidade, é necessário inovar sua postura diante do mercado cada dia mais competitivo. Aquelas empresas que conseguem se adaptar rapidamente tendem a ficar na frente de seus concorrentes e se destacar.

Para que sua empresa consiga se preparar para essa nova era digital de forma contínua, será fundamental otimizar seus investimentos em tempo, recurso e energia. Além de observar atentamente os impactos e benefícios que as novas tecnologias podem trazer para os seus negócios.

Todo esse preparo é crucial, pois, ainda que seja necessário inovar, é recomendável que as transformações feitas tenham um planejamento alinhado aos objetivos e necessidades de sua organização.

Quer entender mais sobre a Transformação Digital e seus impactos? Confira a seguir o texto que preparamos com diversos conselhos sobre como uma empresa pode sobreviver a nova Era Digital. Boa leitura!

O impacto da Transformação Digital nas empresas

A Transformação Digital é um processo pelo qual as empresas passam a utilizar a tecnologia para otimizar suas atividades para alcançar melhores resultados. Graças a esse movimento, a função da TI dentro das organizações se alterou, passando a ter um papel essencial nas tomadas de decisões e estratégias de negócios.

A evolução das empresas ao aderirem às principais tendências tecnológicas, como Inteligência Artificial, objetos autônomos e gêmeos digitais, permitiu novas interações com os clientes e uma reinvenção dos modelos de negócios.

Devido à rapidez com que máquinas e computadores têm aprendido habilidades humanas, tornou-se mais fácil realizar análises de dados mais efetivas, o que tem ajudado as empresas a tomarem melhores decisões e otimizar suas estratégias com os clientes.

Por meio da digitalização, as empresas conseguem combinar dados de diversas fontes que antes não eram estruturadas e, assim, transformá-las em insights úteis aos negócios.

Além disso, tornam-se mais rápidas para atender as tendências e demandas que vão surgindo no mercado. As novas tecnologias utilizadas no ambiente de trabalho são capazes de eliminar os gaps existentes anteriormente, trazendo maior agilidade e flexibilidade para as organizações.

Com isso, passam a ficar mais preparadas para se adaptar aos seu público-alvo e ao cenário competitivo atual. Assim, conseguem inovar no desenvolvimento de seus processos, soluções e serviços, obtendo melhores resultados.

Toda essa transformação, exige ajustes e treinamentos por parte das empresas para que o novo modelo seja implementado com eficiência. Portanto, para se preparar para a nova Era Digital não basta apenas conhecer as novas tecnologias do mercado, é necessário estar aberto para remodelar os modelos de negócios tradicionais.

Para ajudar sua empresa a enfrentar esse desafio, trouxemos 4 conselhos. Confira:

4 conselhos para sobreviver a Era Digital

As novas tecnologias tornam modelos de negócios obsoletos rapidamente e, por isso, aquelas empresas que não se adaptarem, podem ficar para trás.

É preciso incorporar essas mudanças, criando uma cultura corporativa de inovação. Mas para que isso seja possível, é necessário transformar a gestão realizada por sua empresa em diferentes pontos. Confira:

1. Gestão de processos

Por meio da tecnologia, as empresas conseguem fazer entregas mais rápidas e com maior qualidade. Mas, para que isso seja possível, é necessário otimizar a gestão de seus mecanismos diários e melhorar a execução de seus processos, adotando as ferramentas tecnológicas certas.

Ao otimizar a gestão de processos, as empresas garantem uma maior qualidade no atendimento e nos prazos, obtendo maiores resultados.

2. Gestão de pessoas

A Era Digital possibilitou que as empresas contassem com a automatização de processos, o que minimiza o esforço humano em tarefas repetitivas e as chances de erros acontecerem. Na prática, os funcionários ficam livres para trabalhar em tarefas mais estratégicas dos negócios.

Além disso, por meio de uma gestão automatizada, a empresa passa a ter acesso ao desempenho operacional, bem como a métodos de capacitação internos, registros de pontos e outras informações que podem ajudar a otimizar a rotina da gestão de pessoas.

3. Gestão de valor

A qualidade dos resultados das análises de dados são muito superiores graças à modernização. Dessa forma, a empresa pode tomar decisões mais assertivas, baseadas em fatos.

Por meio de melhores decisões, é possível focar na rentabilidade da empresa, melhorando os serviços e agregando maior valor aos negócios.

4. Gestão da tecnologia

Para sobreviver a Era Digital, as empresas precisam adaptar seus canais de atendimento e fortalecer sua marca diante dos clientes. É necessário estar presente nas mídias sociais e acessível por dispositivos móveis.

Além disso, no ambiente interno, as empresas precisam realizar uma efetiva gestão de suas tecnologias para conseguir medir e alcançar melhores resultados. Sistemas como ERP podem ajudar em controles de estoque, entregas e processos, o que permite que a organização tenha um maior controle sobre suas demandas e procedimentos.

A Transformação Digital é uma jornada que precisa ser compreendida e implementada com muita cautela para ter sucesso. Para sobreviver à Era Digital, as empresas precisam sempre incentivar uma cultura de inovação entre seus colaboradores e contar com um setor de TI alinhado às expectativas da organização.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!