BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

11 maneiras econômicas de atrair novos clientes para sua revenda de TI

A eficiência conquista o cliente e existem meios para conquistá-los sem grandes investimentos financeiros.

 

O empoderamento dos clientes atualmente tem feito com que empresas tenham que se atualizar quando o assunto é a atração de novos clientes. Se o objetivo de uma empresa é prospectar novos clientes sem que tenha que se investir muito para isso, é preciso usar estratégias de marketing nas quais os esforços sejam direcionados para que, ao invés de a empresa ir até o cliente, o cliente vá até a empresa.

O cliente poderá ser atraído por ações de marketing convencional, mas também, especialmente nos dias de hoje pelo digital. Dentro deste contexto existem milhares de possibilidades, como mostrar os diferenciais competitivos que a revenda oferece, sua qualidade no atendimento, pode-se mostrar casos de sucesso de clientes bem atendidos, usando indicações de outros clientes ou parceiros, entre outras possibilidades.

Veja algumas maneiras de ser lembrado pelo cliente, sem que haja grandes investimentos com o marketing digital:

1- Público-alvo

O primeiro passo a ser tomado para que se atraia novos clientes é definir o público-alvo que se pretende atingir, qual o perfil desse cliente e quais são seus comportamentos padrões para que estratégias comuns possam alcançar a maior quantidade de pessoas. Desta forma, todo o conteúdo que será produzido e outros materiais utilizados para conquistar esse público serão direcionados, fazendo com que não se perca tempo e dinheiro com estratégias de marketing não interessantes.

2- SEO

É preciso implementar e ter conhecimento de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que um conjunto de processos que tem como objetivo tornar maior a relevância da empresa junto aos buscadores, a partir de palavras-chave e conteúdos relevantes para o segmento em que a empresa está inserida. Quanto mais relevante, melhor posicionada a empresa fica em buscadores como Google, quando alguém for buscar algo que seja relacionado ao produto ou serviço que a revenda de TI tem a oferecer.

Seja um parceiro

3- Smartphone

O smartphone é uma ferramenta de comunicação primordial. Tanto para os clientes se informarem, quanto para serem encontrados. Os aplicativos que nele estão instalados, por exemplo, podem ser um grande recurso econômico para atrair clientes. Por meio de ferramentas tecnológicas é possível rastrear o que o cliente tem buscando na rede e mesmo sua localização e com a ajuda dessa tecnologia é possível sair na frente, oferecendo oportunidades por meio de mensagens SMS ou e-mails, por exemplo.

4- Site institucional

O site de uma empresa é o seu quartel general. É onde estão todas as informações sobre produtos e conteúdos estratégicos para atrair o cliente precisam estar. Por isso, deve ser atrativo e profissional para atrair novos usuários e fidelizar os antigos. É preciso que o site tenha todos os produtos e serviços de forma organizada e atrativa, mostrando os diferenciais da empresa, deixando todas as informações bem acessíveis para que o cliente possa tirar suas dúvidas.

5- Cases de sucesso

Um bom atendimento ao cliente não é uma regra nova para atrair clientes, para prospectar novos clientes é preciso ter clientes satisfeitos e fidelizados. Fazer parcerias com empresas ou pessoas que possam gerar indicações é um bom caminho para que a credibilidade e a confiança tragam novos clientes. A partir de histórias de sucesso compartilhadas nos canais de comunicação da empresa, é possível reforçar o seu valor e incentivar novos clientes a entrar em contato com a empresa.

6- Opiniões positivas

Uma outra forma de atrair clientes é utilizando os comentários, opiniões e indicações de clientes que a empresa já possui, um exemplo de outro setor é o TripAdivisor. Um site no qual os clientes dos hotéis colocam sua percepção e opinião sobre onde se hospedaram gerando estrelas aos estabelecimentos. Nos anúncios pagos do Google também é possível incluir expansões em que os usuários avaliam a empresa dando notas com estrelas ou mesmo fazendo check-in no estabelecimento, tanto físico como virtual. Dessa forma a empresa que fizer um bom trabalho e cumprir com tudo que foi proposto terá boas referências e, com isso, atrairá novos clientes.

7- Redes sociais

As redes sociais são utilizadas de forma muito significante para aumentar o número de clientes e atingir o público-alvo, já que são acessadas por pessoas que utilizam diferentes plataformas como smartphones, tablets e computadores. De modo fácil e rápido chega às mãos de todos. Por isso, deve-se investir tempo nas mídias sociais, pois o retorno que elas trazem costuma ser rápido. Por meio das redes sociais, é possível filtrar e pesquisar o público que se pretende atingir, saber seus interesses e se eles têm algum amigo em comum que possa indicar o potencial cliente. É um ótimo canal para atrair seguidores e clientes.

8- E-mails

Os e-mails também ainda são muito utilizados para enviar newsletters por meio de mailings e atrair clientes ou lembrar os clientes antigos que a empresa está ali para ajudá-lo da melhor forma possível. Apesar de parecer antigo em uma época de mensagens instantâneas, os e-mails ainda são canais muito utilizados para envio de comunicações, conteúdos e promoções.

9- Monitoramento

Para que se saiba que os resultados alcançados foram ou não os esperados, é preciso que todos os contatos que se teve com futuros clientes sejam monitorados, pois assim será possível medir e otimizar esses resultados. É preciso observar o tráfego do site, os níveis de rejeição, o quanto o cliente buscou a empresa ou o produto, seja pelo site, mídias sociais ou buscadores. Além disso, observar quantos tornaram-se clientes e quantos ficaram no quase lá, reforçando o contato por telefone ou outros caminhos através do departamento comercial.

10- Benefícios

Administrar todos esses canais deve ser algo bem minucioso, pois qualquer erro pode se tornar uma insatisfação para o cliente. Para atrair novos clientes e manter os antigos fiéis é preciso proporcionar vantagens exclusivas, pois esses benefícios fazem com que se tornem clientes assíduos. Os clubes de vantagens de postos de gasolina, supermercados e companhias aéreas é um bom exemplo desse marketing direto que traz bons resultados.

11- Sistema de gestão

Percebe-se então a necessidade de controlar e unir todos esses processos operacionais em um sistema de gestão empresarial, dessa forma é possível controlar a qualidade do serviço ou produto que está sendo ofertado e o atendimento que está sendo oferecido aos clientes, pois ele estará integrando todos os departamentos de comunicação e canais de venda, fazendo com que as limitações sejam percebidas e controladas antes que qualquer falha prejudique o andamento do negócio.

As empresas estão sempre em busca de estratégias para conseguir novos clientes e conquistá-los de forma que fiquem fiéis, porém, é preciso lembrar que antes de só pensar em conquistar os novos clientes é preciso se preocupar em manter os clientes já conquistados reservando tempo e qualidade a eles. Para atrair novos clientes, é preciso garantir que os clientes que a empresa já possui sejam bem-sucedidos. De que o serviço prestado ou o produto oferecido lhe traga o objetivo esperado, dessa forma, possíveis clientes ficarão mais seguros em fechar novos negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.