BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

10 dicas para profissionais iniciantes em virtualização

Aprimore suas habilidades sobre essa tecnologia e coloque em prática o projeto de sua empresa com sucesso.

 

10 dicas para profissionais iniciantes em virtualização

 

Muitos profissionais de TI têm se aventurado a utilizar a virtualização de forma amadora, porém, em diversas situações, acabam não tendo sucesso em seus projetos. Por isso, é necessário conhecer a fundo sobre essa tecnologia para conseguir atender a todas as necessidades corporativas.

Se sua empresa está iniciando uma virtualização, há algumas habilidades que você precisa compreender para lidar com a infraestrutura virtualizada. Além disso, é importante criar estratégias para realizar a transição para o ambiente virtual sem complicações.

Pensando nisso, separamos 10 pontos a serem considerados por você antes de começar o processo em sua organização:

1 - Planejamento

Antes de colocar em prática a virtualização, crie um planejamento completo. Fatores importantes como requisitos de hardware, quais cargas de trabalho serão priorizadas, o gerenciamento da migração, entre outros devem ser considerados.

2 - Compatibilidade

Para não ter problemas de compatibilidade, é necessário que o profissional de TI verifique hardwares e softwares. Tudo deve estar devidamente organizado para continuar funcionando em conjunto.

 

3 - Armazenamento

A TI deve decidir qual o tipo de armazenamento compartilhado irá ser usado. Uma matriz SAN (Storage Area Network) tradicional, por exemplo, exigirá hardware e uma equipe especializada para gerenciá-lo, enquanto o armazenamento virtual oferece custos menores de capital e gerenciamento facilitado. Portanto, cabe ao profissional de virtualização determinar o ideal para os negócios da empresa.

4 - Gerenciamento

Certifique-se de que a administração do armazenamento e de todos os outros recursos esteja sendo realizada de forma eficiente.

5 - Políticas de segurança

Defina a melhor estratégia para desenvolver as normas de segurança e conformidade para que haja o mínimo de impacto possível no desempenho.

6 - Memória e Recursos

Identifique os lugares que a empresa necessita que mais recursos e memória sejam alocados, assim, sua gestão pode reduzir significativamente os gastos.

7 - Balanceamento de máquinas virtuais (VMs)

É necessário definir como as máquinas virtuais serão equilibradas. Cada aplicativo tem requisitos específicos, portanto as VMs podem ser personalizadas para cada tipo de aplicação.

8 - Desempenho

O desempenho e a disponibilidade das VMs devem ser monitorados para otimizar a performance de I/O (entrada/saída), identificar possíveis problemas e realizar as recuperações necessárias.

9 - Flexibilidade

Use o gerenciamento de operações para obter o máximo de disponibilidade da plataforma de virtualização. É possível recuperar a capacidade não utilizada e aumentar as taxas de consolidação.

10 - Planejamento para o futuro

Não é apenas a programação inicial que se deve projetar. Considere os planos futuros de crescimento de sua empresa ao realizar a mudança para a virtualização. Busque por oportunidades de expansão dos negócios e crie novos projetos para explorar e ampliar a virtualização de suas aplicações.

 


A migração para o ambiente virtual requer que o profissional siga práticas e procedimentos recomendados para criar resultados excelentes. Portanto, seguir essas táticas irá proporcionar as habilidades que você necessita para se tornar um expert em virtualização.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Drex: tudo sobre a moeda digital brasileira

Entenda o que é o Drex, a moeda digital criada pelo Banco Central do Brasil 

5G: vantagens e oportunidades para os negócios

Os clientes da sua revenda precisam compreender as oportunidades que podem surgir com o uso do 5G! 

O que são gêmeos digitais? Conheça essa tendência

Os gêmeos digitais podem transformar qualquer negócio. Descubra como isso é possível!