BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

10 dicas para deixar Data Centers mais seguros

Problemas na segurança costumam ser os principais obstáculos no ambiente virtual, por isso, é preciso melhorar os mecanismos de proteção para aproveitar a infraestrutura em conformidade.

 

10 dicas para deixar Data Centers mais seguros

 

Um Data Center corporativo contém recursos importantes e dados sigilosos, que são essenciais para o bom funcionamento do negócio de uma empresa, por isso não pode ser colocado em risco. Para sua segurança ser eficiente, deve ser integrada e holística, ou seja, integrada à soluções de rede, virtualização, mobilidade e nuvem.


As empresas devem pensar em segurança de TI de uma forma mais ampla e acompanhar as novas tecnologias para aderir à evolução das melhores práticas. Por isso, listamos dez dicas que podem ser essenciais na hora de garantir a proteção do Data Center de seu cliente:


1 - Identificar falhas de endereços do sistema rapidamente
É importante que falhas sejam identificadas e corrigidas o mais rápido possível, pois podem criar vulnerabilidade no sistema. Sistemas de gerenciamento podem monitorar os servidores e serviços para alertar sobre possíveis ameaças, além de ajudar na prevenção.


2 - Segurança embutida em todo o centro de dados
Sempre que compras ou implantações de serviços forem realizadas, deve-se considerar a segurança. Todas as camadas do Data Center devem possuir recursos de segurança embutidos.


3 - Saber a localização de todas as portas de acesso
Para evitar violações de dados importantes, cada ponto de acesso do Data Center deve ser controlado. Eles devem ser agrupados e o acesso limitado em casos de invasões para minimizar os problemas.


4 - Comunicação entre dispositivos
É necessário controlar a comunicação e todos os processos entre os dispositivos. Equipamentos e servidores mais seguros devem ser instalados para evitar possíveis ameaças.

5 - Infraestrutura de gerenciamento
O uso de softwares de gerenciamento ajuda a rastrear ativos de forma automática, reduzindo a necessidade de tarefas manuais que podem ser demoradas e propensas a erros. O Data Center Infrastructure Management (DCIM) é uma solução que pode otimizar o desempenho e eficiência da infraestrutura do Data Center, mantendo-o alinhado. Além de gerenciar todos os ativos a partir de um painel unificado.


6 - Controle das portas de acesso
Conhecer a localização de todas as portas de acesso é essencial para não colocar a segurança em risco. Esse processo pode ser feito manualmente, mas usar ferramentas de gerenciamento para controlar e executar relatórios é mais eficiente para encontrar acessos indevidos e fechar portas desnecessárias.


7 - Pontos de acesso
O controle de autenticação dos usuários que possuem autorização para acessar o Data Center deve ser gerenciado por protocolos de segurança para evitar que pessoas mal-intencionadas consigam invadir os dados da empresa.


8 - Isolamento de redes
A separação de redes pode alertar ou até impedir ataques, pois todo o acesso estará bloqueado. Deve-se isolar a rede e limitar as ameaças sem comprometer o acesso e o desempenho, por isso, é preciso usar redes de Out-of-band Management, que são ferramentas que utilizam um canal dedicado para gerenciar os dispositivos de rede, permitindo que o operador da rede estabeleça limites de confiança no acesso para aplicar nos recursos da rede.


9 - Controle de acesso de fornecedores
É muito importante pesquisar fornecedores antes de comprar serviços para o Data Center, pois, muitas vezes, esses fornecedores precisam de permissão de acesso para implantar e manter seus equipamentos. Assim, entender as políticas e protocolos de segurança seguidos por eles pode evitar que alguma informação importante acabe sendo roubada.


10 - Controle de Switches KVM (Keyboard, Video and Mouse)
Um Switch KVM, no português Teclado, Monitor e Mouse, é um dispositivo que permite a centralização de acesso a múltiplos pontos de acesso no Data Center. A segurança no uso de KVMs deve ser reforçada para se ter o controle da conexão do dispositivo remoto aos dados.

Há diversas medidas importantes que ajudam a manter o Data Center longe de perigos. É importante ainda, sempre revisar falhas de acesso, fazer correções e checar, periodicamente, as políticas de segurança, assim pode-se evitar que ameaças atinjam seu objetivo. Possuir uma política de segurança adequada também é essencial. Além de evitar violações na segurança, também reforça ou corrige processos que falharam na proteção do Data Center.

 

CTA Juniper - Torne-se uma revenda

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados