BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Tudo o que você precisa saber sobre gestão de mobilidade corporativa e seus principais desafios

Entenda como funciona a gama de soluções de gerenciamento de dispositivos móveis e como implantá-lo de forma segura e eficiente.

 

Tudo o que você precisa saber sobre gestão de mobilidade corporativa e seus principais desafios

 

Gerenciamento de dispositivos móveis, do inglês Mobile Device Management (MDM) é o termo usado para descrever o sistema que gerencia dispositivos móveis (tablets, smartphones, desktops, entre outros) de forma remota. Ele gerencia e suporta dispositivos móveis implantados por provedores de serviços e empresas, além de permitir a distribuição de aplicações, dados e definições de configuração e patches para os dispositivos.

O software MDM permite que os administradores supervisionem os dispositivos móveis com a mesma facilidade com que usam os computadores de mesa e ainda fornecem um melhor desempenho aos usuários. As ferramentas MDM devem incluir gerenciamento de aplicativos, sincronização e compartilhamento de arquivos, ferramentas de segurança de dados e suporte para dispositivos pertencentes a empresas ou de propriedade pessoal.

O aumento do volume e diversidade de dispositivos corporativos e da prática de BYOD utilizados no ambiente de trabalho tem feito as empresas se preocuparem cada vez mais com a segurança de seus dados. Assim, as equipes de TI precisam contar com ferramentas eficientes para conseguir lidar com o desafio de manter todas as informações protegidas.

A ferramenta de gerenciamento de dispositivos móveis ideal deve:


- Ser compatível com todas as plataformas e aplicações operacionais de dispositivos portáteis comuns.
- Funcionar através de vários provedores de serviços.
- Ser implementada diretamente sobre o ar, direcionando dispositivos específicos conforme necessário.
- Permitir a implantação da próxima geração de hardware, plataformas operacionais e aplicativos rapidamente.
- Ser capaz de adicionar ou remover dispositivos do sistema conforme necessário para garantir a eficiência e segurança da rede otimizada.

Ao utilizar o MDM, o administrador pode aplicar normas personalizadas para smartphones e tablets, regulando esses dispositivos para serem usados somente da forma que a corporação considera correta de acordo com suas políticas de segurança. Assim, pode limitar o risco de perda de dados, interromper as instalações de softwares não autorizados, limitar o acesso a dados e até impedir a utilização da rede corporativa.

Atualmente, é necessário interagir diretamente com clientes e funcionários a todo momento e lugar, por isso, para operar de forma eficiente e estando em qualquer ambiente, a mobilidade se tornou essencial para os negócios. A segurança móvel deve ser considerada não apenas por grandes empresas, mas por corporações de todos os tamanhos e segmentos.

Características do MDM

Alguns recursos devem ser considerados na hora de avaliar o produto e escolher um fornecedor de gerenciamento de dispositivos móveis para conseguir proteger e otimizar as operações empresariais.

O MDM deve possuir senhas para o sistema que permitam à equipe de TI gerenciar dispositivos individuais por meio de PINs, criptografia de dados e discos para que seja possível impor a todos os aparelhos gerenciados, limpeza remota em casos de roubos ou perda do aparelho. Além de ter capacidade de impedir que determinados dados sejam copiados ou enviados dos dispositivos.

Há recursos adicionais ainda oferecidos pelo MDM que podem ser úteis para as empresas, como rastreamento por GPS, integração VPN, gerenciamento de certificados, políticas Wi-Fi, entre outros.

Para que a empresa decida como implantar o gerenciamento móvel, há dois métodos a serem levados em conta, o licenciamento por dispositivo ou de vários dispositivos por licença. A primeira opção é ideal para pequenas empresas que não contam com muitos usuários ou para companhias capazes de vincular um sistema de dispositivo móvel a cada usuário. A segunda é usada quando os usuários tendem a ter vários dispositivos e a organização não quer ter despesas com licenças separadas para cada aparelho.

Como a necessidade de flexibilidade e o uso de diversos aparelhos (principalmente com a popularização da prática BYOD) aumentam cada vez mais, a segunda opção pode ser considerada mais relevante, pois, embora demande maiores despesas, até pequenas empresas terão, ao longo do tempo, a necessidade de adotar mais dispositivos como ferramentas de trabalho.

A forma mais comum de implementar produtos MDM é por meio de uma imagem virtual, porém a maioria dos fornecedores oferece produtos baseados em hardware ou na nuvem. As imagens virtuais, normalmente, são geradas em formato de arquivo OVA (Open Virtual Appliance) ou OVF (Open Virtualization Format) e são sistemas operacionais totalmente integrados que permitem importar o software para ambientes virtuais existentes. Elas permitem a instalação rápida do software do fornecedor MDM, com gerenciamento de recursos de propriedade do cliente.

Caso a empresa prefira trabalhar com sistemas de gerenciamento em execução em hardware isolado para evitar possíveis problemas de desempenho ou por preocupações com a segurança, é possível utilizar sistemas de MDM dedicados com instruções detalhadas sobre como configurar o hardware. Porém, sistemas MDM executados no local também contam com diversos desafios. Utilizar produtos como software como serviço (SaaS) na nuvem também é uma opção de implementação

Principais desafios da mobilidade corporativa

A mobilidade se tornou essencial para os negócios. Ela proporciona maior eficiência e produtividade, assim, os negócios ganham vantagem competitiva por ter acesso a informações e aplicativos necessários para agir rapidamente. A gestão dos dispositivos móveis relacionados permite-lhe proteger e otimizar a sua operação. Porém, ela deve ser adotada de forma planejada e com diversos cuidados. Dentre os principais desafios de um projeto de mobilidade podemos destacar:

Segurança

A principal preocupação na hora de escolher uma solução móvel corporativa é a segurança dos dados. A prática BYOD, ainda que proporcione diversas vantagens à empresa, continua sendo um obstáculo para o departamento de TI, devido aos riscos de perda ou roubo, de downloads infectados serem instalados nos aparelhos, entre outros problemas. Por isso, um dos principais pontos a ser considerado no modelo de gerenciamento e a flexibilidade que ele pode proporcionar aos administradores, para que seja possível aplicar políticas específicas em diferentes aplicativos e tipos de usuários.

Performance e disponibilidade das aplicações

Utilizar procedimentos eficazes para proteger as aplicações é uma tarefa complexa, O número de plataformas de desenvolvimento de aplicativos móveis é alto causando diversos obstáculos à mobilidade, como atrasos no desenvolvimento, problemas de performance em diferentes dispositivos e indisponibilidade de aplicações.

Possuir uma baixa performance pode afetar a produtividade dos funcionários, o atendimento a clientes e até a competitividade da organização. Portanto, a complexidade no desenvolvimento de multiplataformas deve ser levado em conta na escolha da plataforma, além de realizar testes para identificar possíveis restrições aos tipos de dispositivos suportados.

Gerenciar a expectativa dos usuários

A equipe de TI deve indicar as condições de uso dos dispositivos, quais aplicações podem ser instaladas, quais as regras devem ser seguidas e fazer alertas sobre armazenamento de dados pessoais e downloads externos e os possíveis riscos. Portanto, para ter bons resultados e uma política de mobilidade eficiente, a empresa precisa deixar claro o que ela oferece e o que espera dos funcionários que vão utilizar dispositivos móveis.

Dependendo do tamanho da empresa, diversos departamentos podem auxiliar no gerenciamento da segurança móvel. A equipe de segurança da informação pode ser responsável por criar as políticas de segurança móvel, o suporte técnico auxiliar com problemas operacionais e equipes de telecomunicações auxiliarem na integração e remoção das políticas criadas. Assim, é possível que a corporação aproveite todos os benefícios dessa tecnologia, sem preocupações.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados