BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Top 6 problemas que atrapalham a rede wireless corporativa

Alguns obstáculos podem prejudicar a qualidade da conexão e atrapalhar a produtividade da empresa.

 Top 6 problemas que atrapalham a rede wireless corporativa

 

A tecnologia Wireless é a conexão de uma rede feita a partir da transmissão de informações entre dispositivos, sem o uso de fios ou cabos. Atualmente, o wireless é essencial para o mundo corporativo e, devido a sua mobilidade, o número de funcionários que realizam a prática BYOD (Bring Your Own Device - Traga seu próprio dispositivo, em português) utilizando a rede sem fio aumenta cada vez mais. Por isso, quando é implantado, o serviço deve ser feito de forma adequada, para que não ocorram problemas e possíveis falhas na conexão, o que pode prejudicar a rotina de trabalho dos colaboradores.

Os múltiplos dispositivos conectados a mesma rede podem sobrecarregá-la, causando problemas com a capacidade. Alguns desses contratempos só podem ser resolvidos através de investimentos em upgrade de hardware e software, porém, outros podem ser solucionados a partir de mudanças na política e regras da empresa ou com a manutenção adequada.

Para garantir que a rede Wireless sem fio (WLAN) funcione sem nenhum erro, é importante conhecer alguns problemas que podem afetar a rede da empresa de seu cliente e como evitá-los:

 

1 - O uso não comercial

Caso alguns funcionários utilizem a conexão para acessar sites que consumam grande quantidade da capacidade da rede, como redes sociais, a WLAN será prejudicada, deixando a conexão lenta. Por isso, deve haver políticas que limitem ou até bloqueiem o acesso a aplicações que não sejam comerciais. A equipe de TI precisará monitorar se essas regras estão sendo seguidas de forma correta por todos os colaboradores.

2 - Interferências de outros aparelhos

O uso de aparelhos que utilizam a mesma frequência de 2.4GHz, como teclados bluetooth, micro-ondas ou cabos elétricos que não estejam blindados de forma corretas, podem interferir na rede. Assim, o ideal é que, antes de comprar outros aparelhos que estarão próximos à rede, preferir aqueles que operem em outra frequência.

3 - Backups e armazenamento online

No meio corporativo, o backup de dados é uma tarefa muito importante. Cada vez mais, funcionários utilizam o armazenamento em nuvem para realizar esse processo. Porém, a cópia de segurança de dispositivos conectados à rede sem fio consomem um alto nível da banda larga. Para evitar que isso ocorra, os funcionários podem passar a realizar backups em horários que o uso da rede seja menor ou usarem a conexão com fio.

4 - Obstáculos físicos

Móveis, portas e paredes muito grossas podem prejudicar o bom funcionamento da rede sem fio. Dessa forma, o local que a rede será implantada deve ser decidido com cautela e ficar longe de barreiras que não bloqueiem o sinal.

5 - Capacidade do dispositivo

Como o número de dispositivos conectados à rede são cada vez mais altos, é necessário equipamentos mais potentes. Por isso, é preciso optar por uma arquitetura Wireless de alta densidade que permita diversos dispositivos em um único AP (ponto de acesso) funcionando normalmente.

 

6 - Internet das coisas

Além do BYOD, a internet das coisas (IoT) aumentou o impacto de dispositivos conectados à WLAN das organizações, o que também sobrecarrega a rede. Para que isso não prejudique seu desempenho, é preciso que as regras que limitem a disponibilidade dos serviços virtuais sejam reforçadas, além da criação de normas de privacidade, confidencialidade de dados, integridade, entre outros.

O bom funcionamento da WLAN em uma empresa é muito importante para a produtividade dos funcionários, por isso o departamento de TI deve sempre monitorar a ocorrência desses problemas que podem afetar a qualidade da conexão para garantir um bom desempenho de sinal da rede.

 

Conheça a ForeScout

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.