BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Tecnologia no varejo: como utilizá-la para se destacar no mercado?

Confira a seguir quais iniciativas podem auxiliar esse setor e como a experiência de seus clientes são essenciais para aumentar as vendas.

 

 

A tecnologia está cada dia mais presente no setor do Varejo e essa nova realidade tem possibilitado que as empresas se aproximem de seus clientes, sendo capazes de oferecer produtos personalizados para atender a todas às suas necessidades.

Para que as organizações desse setor consigam acompanhar todas as inovações tecnológicas e as novas demandas digitais no Varejo, elas precisam contar com parcerias especializadas que ofereçam as melhores soluções para os negócios e auxiliem na implementação de projetos de TI bem-sucedidos. Dessa forma, é possível proporcionar uma melhor experiência para os clientes e fidelizá-los.

O uso da tecnologia pela sociedade tem impactado todo o dia a dia das pessoas e modificado suas formas de consumir. Hoje, antes de fazer uma compra, o usuário pesquisa por diferentes ofertas e busca avaliações na internet, além de comparar preços, criando grandes desafios para as empresas. Agora, elas precisam se preocupar em oferecer as melhores experiências de compra, caso contrário podem perder o cliente com facilidade para a concorrência.

O Varejo, para lidar com esse universo multicanal e o mercado cada dia mais exigente, precisa compreender o comportamento de seus clientes, acompanhar tendências e interpretar as possíveis influências consideradas na decisão de compra dos consumidores.

Para isso, a tecnologia se torna a principal aliada, ajudando as empresas a se tornarem mais atraentes por meio da utilização de soluções interativas, proporcionando uma grande melhora na experiência da compra.

No entanto, o grande desafio enfrentado pelo Varejo nesse momento é a iniciativa de colocar em prática os projetos e tendências tecnológicas capazes de aprimorar os negócios, melhorando os resultados.

Mais da metade das empresas do país já estão investindo em tecnologia para crescer, entretanto muitas organizações ainda têm dificuldades para acompanhar as transformações digitais.

Para que esse movimento seja realmente eficiente, transformando as ações das empresas em resultados, é necessário modificar toda a cultura empresarial. Apenas após modificar a mentalidade de toda a equipe será possível que a organização se desprenda de métodos tradicionais para adotar projetos digitais, baseados na agilidade e na otimização.

Ao implementar metodologias ágeis, a empresa poderá reagir às mudanças de mercado e adaptar-se às novas funcionalidades, a fim de levar a inovação com mais rapidez a todos os seus processos.

Quais os melhores projetos tecnológicos para se investir?


A transformação digital tem trazido grandes benefícios para o setor do Varejo, entretanto é necessário que as empresas sigam planejamentos bem-definidos para aproveitar todas as inovações.

A grande maioria das organizações tem dificuldade em iniciar seus processos. justamente por dúvidas sobre quais iniciativas adotar Para auxiliar os clientes de sua revenda nessa missão, confira a seguir algumas iniciativas que merecem atenção das empresas do Varejo:


- Experiência mobile

A maioria dos usuários realizam suas compras por meio de smartphones e outros dispositivos móveis. Por isso, as empresas precisam investir cada vez mais em aplicativos interativos e fáceis de utilizar para atrair a atenção dos consumidores e converter seus acessos em vendas.

Assim, é necessário buscar por ferramentas capazes de consultar históricos e destacar ofertas relevantes, além de oferecer informações complementares que permitam à empresa conhecer melhor os hábitos de seus clientes.


- Sinergia: convergência entre plataformas

A convergência entre ambientes online e offline tem gerado grandes desafios para o Varejo, o que tem aumentado a necessidade das empresas de adotarem a estratégia Omni-channel em seus negócios.

A empresa precisa buscar meios para facilitar a jornada de seu cliente até sua loja, simplificando os processos de decisão de compra. Ao integrar suas plataformas, a empresa oferece maior quantidade de informações sobre seus produtos, além de maior disponibilidade e suporte.

- Receita adicional sem custos

A receita adicional é uma iniciativa do Varejo digital para conseguir aproveitar o conceito de marketplace, que nada mais é que um espaço virtual onde se faz comércio eletrônico em seu sentido mais amplo, ou seja, abrangendo tanto os espaços físicos (reais), quanto os virtuais.

Com essa modalidade, as empresas conseguem oferecer mais produtos e serviços aos seus consumidores e ganhar comissões em cima das vendas faturadas, eliminando processos complexos, como a administração de estoques, entregas e atendimento ao cliente, entre outras responsabilidades que são assumidas pelas lojas parceiras.

- Agregar valor com IoT

As tecnologias baseadas na Internet das Coisas são capazes de agregar maior valor para os produtos oferecidos aos clientes, aumentando os lucros das empresas. Isso porque as soluções IoT podem oferecer diversas funcionalidades que auxiliam as empresas em suas vendas, como aprimoramento das análises de fluxos de informações, previsões de tendências de mercado, entre outras.

Ao utilizar soluções IoT em seus negócios, as organizações do Varejo ainda podem melhorar seu engajamento com os consumidores, detectando o comportamento dos clientes dentro das lojas e enviando mensagens de ofertas personalizadas para os usuários que estejam próximos ao estabelecimento.

- Fidelizar clientes

Estratégias de fidelização baseadas em inovações tecnológicas podem trazer grandes benefícios para as empresas. Por meio delas, a organização pode coletar informações úteis sobre seus clientes e hábitos para acelerar os processos de decisão de compra.

A partir de soluções eficientes, a empresa pode explorar todos os conteúdos coletados para alcançar diversos usuários com ofertas de produtos e serviços diferentes. Dessa forma, é possível aprimorar a experiência do usuário.


Muitas são as opções disponíveis para que seus clientes do Varejo apostem na tecnologia para aprimorar seus negócios. Mas, independente das iniciativas adotadas por eles, é necessário entender a importância de oferecer uma melhor experiência aos clientes e ser capaz de fidelizá-los. O foco principal das empresas deve ser, portanto, colocar seus consumidores no centro de suas estratégias. Apenas assim é possível se destacar no mercado.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!