BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual o melhor caminho a seguir na área de TI?

Saiba como tomar as decisões corretas para se preparar melhor e alcançar novos e promissores rumos no mercado de TI.

 

Qual o melhor caminho a seguir na área de TI?

 

Não é raro ver as atividades de uma revenda TI ficar restrita, fundamentalmente, a serviços de compra, venda e reparos de equipamento.

Ainda que esses sejam considerados como serviços essenciais a usuários e empresas no ramo de TI, este tipo de serviços acabam por prejudicar a própria prestadora de serviços, desmotivando funcionários.

Por isso, é necessário que haja um constante aprimoramento e desenvolvimento não apenas de novos serviços, mas dos próprios colaboradores, permitindo a identificação de novas áreas de atuação, crescimento profissional e empresarial, perspectivas de futuro e possibilidades de inovação. Com esse cerceamento e restrições que muitas empresas impõem a seus funcionários, o principal questionamento que estes fazem é: qual caminho seguir?

Crescer no mercado de TI e investir no aperfeiçoamento profissional, assim como na maioria das áreas, é caro e difícil, dependendo de alguns elementos centrais que podem servir como base para a tomada de decisões sobre o futuro de uma carreira e que acabam por contribuir com o crescimento da empresa em que o colaborador está inserido.

O primeiro ponto que se deve observar é a questão do feeling, a vontade e desejo pessoal do colaborador, sendo este o mais importante elemento para o crescimento profissional.

A vontade em crescer em uma área é essencial para que as habilidades pessoais sejam desenvolvidas de forma a atender as demandas de um mercado em constante expansão como é o da TI. Pessoas interessadas têm maior facilidade em absorver conhecimentos e aplicá-los em atividades práticas, tornando a execução de suas responsabilidades mais eficiente e produtiva.

O segundo elemento a ser observado é a questão da aprimoramento profissional constante. A área de TI, por ser intimamente ligada aos avanços tecnológicos, está em constante mudança e crescimento, trazendo novidades a cada dia em uma velocidade maior que a maioria das áreas. Um profissional realmente capacitado deve ser aquele que consegue aperfeiçoar suas habilidades com frequência, acompanhando as mudanças e se tornando um elemento-chave para a empresa, saindo de sua zona de conforto em busca de necessidades que, em um primeiro momento, parecem inalcançáveis.

Para isso é preciso além de vontade, ter visão de mercado, identificando as tendências que apontam para a continuidade ou não da aplicação de uma inovação tecnológica, estando sempre preparado para as próximas mudanças no mercado e nos negócios de sua empresa. A visão de mercado é essencial para a trajetória dos profissionais de TI, permitindo acompanhar as mudanças e oferecendo bases para as decisões sobre em qual área de aprimoramento profissional investir.

O último ponto a ser observado é a questão da viabilidade financeira. Investir em uma carreira é importante, mas é necessário fazê-lo com base nas possibilidades de retorno financeiro que o investimento em uma área específica pode oferecer ao profissional, conferindo o quanto ela é promissora e evitando os exageros tanto nos gastos quanto na segurança com relação à riscos.

As escolhas pautadas na viabilidade financeira devem levar em consideração o futuro, considerando não apenas o crescimento profissional, mas os custos da vida pessoal do profissional, de forma que nenhum gasto seja prejudicial ao indivíduo em nenhuma das suas relações.

É essencial que esses elementos sejam observados e considerados como um conjunto. O desejo pessoal é essencial para a absorção de conhecimentos por meio da aprimoração constante, uma vez que um profissional que não deseja aquilo que está buscando aprender jamais conseguirá se aprimorar.

É por meio desses fundamentos que a decisão sobre possíveis áreas de atuação pode se tornar mais objetiva, assertiva e eficiente, permitindo o crescimento do profissional de TI.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: