BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais os benefícios do DevOps na nuvem?

DevOps as a service é uma evolução da metodologia de alinhamento de equipes e tem ajudado empresas a alcançarem maior agilidade e eficiência em suas entregas.

 

11_01_Blog_West-[700x165].png

 

 

DevOps é uma estratégia de alinhamento de toda a equipe de desenvolvimento e operação para criar uma cultura de colaboração. Seu objetivo é acelerar as entregas dos projetos com uma maior qualidade por meio de ferramentas e responsabilidades previamente definidas.

Colocar essa metodologia em prática tem ajudado diversas corporações a alcançarem uma maior agilidade e eficiência em suas entregas. Para otimizar ainda mais esse cenário, uma grande aliada é a Computação em Nuvem. Devido a automação e virtualização de recursos que ela oferece, tem se tornado possível implementar um novo tipo de metodologia, o DevOps as a Service.

Este novo conceito em governança de TI conta com maior agilidade e continuidade de serviços, permite a automatização de testes e minimiza falhas nas entregas. A arquitetura baseada em Nuvem conta com infraestruturas elásticas que permitem que os desenvolvedores usem ambientes de teste baratos e fáceis de construir conforme a necessidade dos negócios.

O ambiente virtual oferece diversas possibilidades para as empresas trabalharam com a metodologia DevOps sem precisar contar com altos investimentos. Na Cloud, é possível contratar diversos serviços, infraestrutura, plataformas e softwares de acordo com a demanda da empresa. Além disso, esse cenário é ideal para corporações iniciantes, pois elas poderão contar com o suporte das equipes dos fornecedores, que são experientes e especializadas na área.

O fornecedor do DevOps as a Service oferece uma plataforma inteligente online com infraestrutura, processos, serviços e equipe à disposição da empresa para que ela realize o alinhamento entre suas equipes de desenvolvimento e operação.

Dessa forma, o gerenciamento e suporte é uma responsabilidade do provedor do serviço, o que facilita o trabalho da empresa. Caso a TI interna não possua conhecimento suficiente para colocar em prática esse modelo, as equipes dos fornecedores ajudarão no processo.

 

 

Entenda melhor os benefícios que essa tendência pode trazer para seus clientes:


1 - Automação: uma das grandes vantagens dessa metodologia é a automatização da infraestrutura. Isso aumenta a assertividade dos processos, tornando-os mais confiáveis e evitando falhas humanas. A automação de alertas também ajudam no monitoramento, pois disparam mensagens automaticamente para corrigir problemas.

2 - Integração contínua: o DevOps permite a integração constante dos códigos produzidos pela TI. Por meio da automatização, as ferramentas de validação de códigos permitem, ainda, a detecção de possíveis erros.

3 - Backup na nuvem: o backup de dados corporativos é uma tarefa essencial para todas as corporações. Com o DevOps, a empresa pode contar com o processo automatizado de backup, garantindo uma maior disponibilidade dos serviços e continuidade dos negócios caso algum problema aconteça.

4 - Suporte completo: a entrega da infraestrutura e serviços é constante, assim, a empresa não precisa se preocupar com indisponibilidade. Além disso, pode contar com o suporte da equipe do fornecedor 24 horas por dia.

5 - Orquestração da TI: a orquestração realiza uma forma de automação apurada de etapas dos procedimentos e rotinas, em que é possível ter um maior controle sobre a infraestrutura e predefinir ferramentas especializadas e padrões.

6 - Desenvolvimento de software aprimorado: na nuvem, o desenvolvimento de aplicações é mais robusto e pode contar com diversas funcionalidades do ambiente digital.


Já é certo que a modernização da TI corporativa passa pela nuvem e o DevOps é mais um conceito que pode ser aprimorado com os benefícios da Cloud Computing. Ele é uma evolução da metodologia DevOps que conta com mais elementos e funcionalidades combinados com os benefícios dos serviços em nuvem. Ao buscar por um bom fornecedor, as empresas ganharão em capacidade de infraestrutura e em expertise por meio de um time especializado que as guiarão pelo melhor caminho na produção de novas aplicações com qualidade superior.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.