BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais os benefícios do Big Data Analytics para os negócios?

Descubra como o Big Data Analytics pode ajudar seus clientes na gestão de dados para melhorar processos e aumentar as vendas.

*Atualizado em agosto de 2023.

O Big Data Analytics é uma tendência que reúne um conjunto de tecnologias e softwares que possibilita armazenar, processar e extrair informações de grandes volumes de dados coletados a partir de diversas origens. Seus principais benefícios são: 

  • Otimiza tomadas de decisões corporativas; 
  • Identifica tendências de mercado; 
  • Aprimora o benchmarking de concorrentes; 
  • Melhora relacionamento com clientes; 
  • Otimiza processos internos; 
  • Ajuda no gerenciamento de riscos; 
  • Reforça a cibersegurança.  

A crescente disponibilidade dessas ferramentas de análise está ajudando as organizações a gerenciarem seus dados em busca de insights poderosos sobre tendências de mercado, comportamento de clientes e suas necessidades para, assim, melhorar seus processos e otimizar seus produtos e serviços.  

No artigo de hoje, você acompanhará os seguintes tópicos:

  • O que é Big Data Analytics?
  • Quais os benefícios do Big Data Analytics?

Quer entender como as empresas podem utilizar o Big Data Analytics em seus negócios? Acompanhe o conteúdo a seguir!

O que é Big Data Analytics?

Afinal, Big Data Analytics: o que é e como funciona? Big Data Analytics é uma análise aprimorada de grandes volumes de dados brutos. Ela permite que as empresas realizem análises criteriosas e consigam cruzar dados para otimizar a compreensão sobre seu público-alvo.

As ferramentas são capazes de escalar facilmente e empregar os recursos disponíveis nos negócios, identificando padrões e relações entre os dados por meio da utilização de sofisticados algoritmos e modelos matemáticos estatísticos. Incorporar esses softwares de análise na rotina dos processos corporativos permitem, assim, uma melhora na produtividade e um maior valor aos negócios.

Então, a partir disso, é possível se chegar a informações úteis, que sugerem as alterações necessárias em processos internos e diversas ações otimizadoras para que a empresa consiga se adequar às novas demandas do mercado.

Atualmente, com plataformas cada vez mais modernas, que possuem grandes capacidade escaláveis de armazenamento, há pouca limitação nos volumes de dados que podem ser analisados. Isso permite cenários em que a análise é feita em tempo real, levando a um melhor desempenho do negócio.

Leia outros artigos relacionados à Big Data:

Quero me preparar

Abaixo, confira as diferentes situações em que o Big Data Analytics pode ser aplicado para otimizar os negócios de seus clientes.

Quais os benefícios do Big Data Analytics?

Uma estratégia de Big Data Analytics consegue proporcionar os seguintes benefícios:

Otimiza tomadas de decisões corporativas

As empresas estão focadas em encontrar meios que permitam a otimização da tomada de decisões para que elas se tornem mais assertivas. Por meio da análise de dados corporativos é possível se chegar a insights valiosos sobre tendências e necessidades dos clientes, o que permite que as empresas tomem decisões melhores e mais rápidas.

Identifica tendências de mercado

O uso do Big Data Analytics permite ainda que as organizações identifiquem os perfis de seus públicos. Assim, é possível entregar ofertas de produtos e serviços personalizados e direcionados para os vários tipos de consumidores. Essa segmentação ajuda as empresas a diminuírem as falhas na comunicação com seus clientes, que estão cada dia mais exigentes, oferecendo ofertas genéricas.

Aprimora o benchmarking de concorrentes

Ao conseguir prever e entender as novas demandas do mercado e necessidades dos consumidores, a análise de Big Data ajuda as empresas a saberem quais são os próximos passos da concorrência e, assim, criar caminhos diferentes e mais eficientes. Dessa forma, é possível preparar promoções com os serviços e produtos mais procurados e estar sempre à frente das empresas concorrentes.

Ajuda a criar estratégias de marketing mais efetivas

Os insights fornecidos pelas análises permitem ainda encontrar os clientes potenciais e detectar as alterações em suas preferências. Assim, a empresa consegue criar melhores e mais lucrativas estratégias de marketing, direcionando seus investimentos para os segmentos corretos.

Melhora o relacionamento com clientes

Outro ponto importante que pode ser otimizado com as informações coletadas é a relação com os clientes. A corporação passa a compreender quais as insatisfações, desejos e necessidades de seus consumidores. Assim, é possível criar ofertas específicas a partir dos padrões de consumo, localização e preferências.

Otimiza processos internos

As empresas passam a entender melhor o que estão fazendo de forma eficiente e quais as falhas e gargalos em seus processos. Elas conseguirão visualizar quais as causas de problemas recorrentes para tomar as medidas necessárias para mudar as rotinas e procedimentos capazes de mitigar os possíveis problemas.

Ajuda o gerenciamento de riscos

O Big Data Analytics oferece informações sobre o tempo de produção e entrega de produtos, o que ajuda a visualizar os problemas na rotina produtiva. Isso permite que as empresas otimizem esse tempo, evitando atrasos e problemas internos.

Reforça a cibersegurança

Os ataques à rede corporativa aumentam constantemente, exigindo que as empresas busquem por medidas mais eficientes de proteção. A análise de dados consegue ajudar na identificação das possíveis ameaças ao monitorar os grandes fluxos de informação, detectando atividades suspeitas e comportamentos estranhos de acessos dos usuários à rede corporativa.

As empresas que investem na adoção do Big Data Analytics passam a ter condições de operar de forma mais eficiente e otimizada, melhorando seus processos e aumentando sua receita com novos produtos e serviços personalizados. Essa ferramenta permite que as empresas atraiam mais clientes por meio do aprofundamento do conhecimento que possuem sobre os padrões de consumo de seu público. É uma verdadeira estratégia, capaz de colocar as organizações um passo à frente de seus concorrentes.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados