BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais os benefícios da integração de sistemas para a gestão corporativa?

Confira as funcionalidades de um software de integração de sistemas e entenda como eles podem otimizar os processos corporativos e melhorar os resultados dos negócios.

 

Todos os dias as empresas precisam lidar com um grande fluxo de dados, seja em suas vendas, controle de estoques, cálculos de pagamento e informações de cliente, funcionários, a diversidade não para. Monitorar e controlar todo esse enorme volume de dados consome um grande tempo da equipe de gestão e diversos recursos, tornando a tarefa burocrática e repetitiva.

Isso tem feito com que o gerenciamento dos diversos sistemas utilizados dentro de uma corporação se tornem ainda mais complexo, demandando muito tempo e conhecimento especializado dos gestores.

Para resolver esse problema de forma otimizada, as empresas devem investir na integração de seus sistemas. Ela consiste, justamente, na utilização de ferramentas de uma mesma solução, de forma que seja possível realizar a troca de dados entre as diversas plataformas utilizadas nos processos da empresa em uma mesma interface de controle.

Um software de Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) é capaz de fazer a integração de todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Ele conta com uma plataforma desenvolvida para conectar os diversos departamentos, possibilitando a automação e armazenamento de todos os dados do negócio.

Um sistema ERP cria um fluxo de informações único, contínuo e consistente. Ao implementá-lo de forma bem-sucedida, as empresas podem utilizar facilmente as informações geradas pelos seus diversos sistemas para melhorar os resultados e maximizar a produtividade.

A integração dos sistemas corporativos pode trazer uma série de vantagens para os negócios. Confira a seguir os principais benefícios dessa implementação:

- Otimização de processos

A integração permite que os departamentos conversem entre si, o que significa que uma única ação já desencadeia todas as outras automaticamente. Assim, o sistema executa as tarefas sem a necessidade de que o responsável tenha que executar novamente e conferir uma por uma novamente.

A otimização garante um aumento da produtividade e eficiência de todos os setores da empresa. Além disso, é possível identificar falhas em processos e corrigi-los antes que prejudiquem as entregas da empresa.

- Melhoria no controle dos processos

Com a utilização de um sistema de gestão integrada, todos os processos corporativos estarão suportados e controlados facilmente. Assim, a equipe de gestão poderá monitorar todas as operações, fluxo de dados e as atividades desenvolvidas.

Todas as informações geradas serão registradas automaticamente no fluxo dentro do sistema, permitindo que o gestor tenha uma visão ampla de todo o ambiente.

- Redução de retrabalhos

A alta disponibilidade dos dados possível com a integração dos sistemas evita que usuários de setores diferentes, mas que necessitam da mesma informação, tenham que inseri-la em seus sistemas.

Basta que ela seja inserida uma vez para ficar disponível para todos os usuários com acesso, o que reduz as chances de erros e retrabalhos dos funcionários.

- Diminuição de erros

Quando empresas não integram seus sistemas, precisam contar com a utilização de diversos softwares independentes para cada um de seus setores. Isso pode levar a uma série de erros devido à necessidade de se inserir dados de forma manual em cada um dos sistemas.

Dessa forma, ao realizar a integração, o gestor pode contar com a redução de erros na entrada de informações e prejuízos decorrentes deles.

- Controle de métricas e indicadores importantes

As soluções integradas disponibilizam dashboards para que as empresas possam montar painéis de controle para suas métricas e objetivos conforme suas necessidades.

Esses painéis permitem que os gestores visualizem cada um dos departamentos e o andamento das atividades e processos realizados por eles.

Contar com um sistema de gestão integrada traz todas essas vantagens para as empresas e ainda fornecem relatórios gerenciais precisos de forma rápida e ágil, o que permite que os administradores analisem toda a situação da empresa para tomar decisões de negócios mais assertivas. Portanto, a integração tem se tornado essencial não apenas para reduzir custos e otimizar processos, mas também para aprimorar os negócios.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.