BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as vantagens do monitoramento da TI para seus clientes?

Realizar a gestão estratégica do ambiente de tecnologia é essencial para que as empresas possam eliminar ameaças, melhorar a produtividade e ainda otimizar os negócios.

 

Quais as vantagens do monitoramento da TI para seus clientes?

 

 

Devido ao aumento da complexidade das novas tecnologias a forma de realizar o monitoramento da TI se transformou. Já não é suficiente realizar o suporte de equipamentos em caso de falhas e configurar infraestruturas e sistemas.

Na era digital, com a virtualização de servidores, o uso da computação em nuvem, internet das coisas e a alta mobilidade, os métodos tradicionais não funcionam mais. Os profissionais de TI precisam utilizar processos atualizados e dinâmicos, gerenciando constantemente sistemas e aplicações para evitar períodos de indisponibilidade.

Atualmente, o departamento de TI tornou-se peça essencial para o funcionamento de todos os processos de uma corporação, sendo fundamental para as tomadas de decisões dos negócios.

Por isso, casos de falhas de acesso, conexões lentas, perda de dados importantes e outros contratempos podem paralisar as atividades gerais dos colaboradores, gerando grandes impactos negativos na produtividade e, consequentemente, perdas financeiras para a empresa. Portanto, seja qual for o tamanho da empresa, o monitoramento da TI é fundamental.

Saiba como

 

 

A importância do monitoramento da TI


A gestão do ambiente de TI deve envolver desde processos simples, como rotinas automáticas de inspeções de sistemas, até métodos mais complexos, como testes físicos para avaliar a performance de todas as aplicações. Assim, é possível ter um real controle sobre as tecnologias da informação utilizadas pela corporação.

Confira a seguir os principais benefícios da adoção de uma rotina de monitoramento:

- Rápida identificação de falhas

O ambiente de TI está cada dia mais complexo, com múltiplos switches, sistemas integrados e aplicações. Uma falha não identificada pode comprometer toda a operação da organização. Com o monitoramento constante, a identificação é feita com agilidade, permitindo que o erro seja reparado de forma rápida e consistente.

- Mais problemas detectados

Uma gestão eficiente garante que até os problemas mais silenciosos sejam encontrados no sistema. Além disso, é possível detectá-los assim que mostram seus primeiros sinais, impedindo que eles cheguem a causar algum problema grave.

- Agilidade no reparo de equipamentos

Os softwares de gerenciamento são eficientes não apenas em detectar possíveis falhas externas, eles também realizam a varredura constante de todo o ambiente, para garantir o bom funcionamento dos equipamentos. Assim, caso alguma aplicação apresente algum comportamento estranho que possa afetar todo o sistema, a equipe de TI é alertada para realizar os reparos necessários.

- Investimentos em tecnologia mais assertivos

Ao realizar a gestão da TI, a equipe terá fácil acesso aos dados de todo o sistema, o que pode ajudar no planejamento estratégico da empresa. Esse processo disponibiliza dados suficientes para projetar demandas e destacar as necessidades da empresa para melhorar os resultados de entregas, entre outras informações importantes para que o gestor consiga direcionar o orçamento para às tecnologias que realmente são necessárias.

Utilizar ferramentas de monitoramento de forma planejada é essencial para as empresas. Os relatórios e dados gerados são capazes de indicar quando e em que investir para melhorar os resultados dos negócios. Com a melhoria de seus sistemas, as corporações ainda conseguem reduzir custos, aumentar a produtividade, otimizar o atendimento a clientes e melhorar a governança e o desempenho geral de toda a companhia.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.