BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as vantagens da TI bimodal para os negócios?

Entenda quais são os motivos para investir nessa tendência e descubra como ela pode melhorar o desempenho de toda equipe.

 

 

 

A pandemia acelerou a necessidade de digitalização das empresas. De acordo com pesquisa do IDC Brasil, 50% das empresas devem ampliar neste ano os investimentos em tecnologia. Neste novo cenário, a TI bimodal torna-se peça-chave para o sucesso dessa modernização. 

A TI bimodal é um conceito criado para atender às exigências dos novos modelos de negócios após a transformação digital. Ela representa uma forma moderna de gerenciar a TI, que passou a fazer parte da tomada de decisões estratégicas, permitindo que as empresas conquistem novos resultados e maior vantagem competitiva sem prejudicar a qualidade e produtividade de seus serviços.

A implementação da TI bimodal pode proporcionar muitos benefícios para as empresas. Confira os principais: 

  • Aumento da competitividade; 
  • Maior capacidade de adaptação; 
  • Maior ritmo de inovação; 
  • Automatização e melhoria dos processos internos; 
  • Redução de falhas. 

Esse modelo híbrido alinha dois modelos de gestão, permitindo que a equipe trabalhe com recursos tradicionais de tecnologia, sem abrir mão das ferramentas modernas e flexíveis que são capazes de criar novas oportunidades e otimizar tarefas com agilidade. Acompanhe o conteúdo a seguir e conheça todos os benefícios da TI bimodal.

O que é TI bimodal?

TI bimodal é um conceito que pretende equilibrar o departamento de TI, tornando estratégico na organização. Ele propõe a modernização e inovação do setor, sem deixar de lado a parte mais tradicional da infraestrutura corporativa. Desse modo, é possível investir em Transformação Digital, ao mesmo tempo em que a TI tradicional ainda receba suporte. 

A partir dessa nova forma de gestão, as empresas conseguem atender às novas demandas do mercado e, ainda, manter seus recursos internos disponíveis e sem erros. Cada frente de TI ficará responsável por uma estratégia. Enquanto uma equipe se foca nos processos tradicionais para agregar valor, reduzir riscos e otimizar o desempenho, o segundo time visa a geração de inovação e o aumento da capacidade de resposta a novas demandas de mercado.

Os colaboradores responsáveis pelas tarefas tradicionais devem realizar as rotinas diárias da TI, como cuidar das questões de segurança, escalabilidade e eficiência do sistema. Eles devem se preocupar com as situações previsíveis da empresa e estimular a performance a médio e longo prazo, preparando o ambiente para as transformações digitais.

Já o segundo grupo precisa explorar as novas tecnologias do mercado para resolver problemas, reestruturar processos e transformar os negócios. Os funcionários dessa equipe buscam utilizar ferramentas mais ágeis e flexíveis para conseguir melhores resultados e melhorar a experiência dos usuários.

Inscreva-se grátis!

A implementação do modelo bimodal de TI representa grandes vantagens para as empresas ao permitir a redução de gastos, o aumento da performance das equipes e gerando maior valor agregado para seus serviços.

Ele está impactando diretamente os negócios, exigindo um melhor planejamento e reestruturação de todas as equipes, além de uma mudança na cultura corporativa para que seja possível definir as novas metodologias e ferramentas para colocá-lo em prática.

Realizar todas essas transformações e adequar toda a equipe de TI para que melhores resultados sejam atingidos é essencial para que seja possível alinhar a TI e os negócios.

Quais os benefícios da TI bimodal? 

1 - Geração de vantagem competitiva

As vantagens da TI bimodal acarretam uma rápida evolução das empresas. Elas garantem a redução do tempo de respostas, contam com métodos inovadores para realizar processos demorados e outros recursos capazes de otimizar a rotina da equipe para proporcionar resultados de forma mais rápida. Assim, as corporações conseguem se manter à frente no mercado.

Além disso, ao se flexibilizar as rotinas de trabalho, é possível atender um número maior de clientes com maior qualidade, agilidade e precisão. Dessa forma, a empresa conseguirá lidar melhor com as mudanças constantes do mercado sem prejudicar suas atividades.

2 - Aumento na eficiência

Esse modelo influencia todos os setores da organização, não apenas a área de TI. A partir do momento em que novas tecnologia, mais flexíveis e ágeis são implementadas na rotina de trabalho, é possível ter um melhor aproveitamento dos recursos da empresa, chegando-se a melhores e mais eficientes insights e decisões.

3 - Otimização das rotinas internas

A flexibilização de processos e transformações na cultura corporativa transformam a rotina de trabalho, conduzindo cada procedimento de acordo com as demandas dos clientes. Dessa forma, é possível reduzir erros e desperdícios de recursos, além de aumentar a produtividade e, consequentemente os lucros do negócio.

4 - Modernização dos negócios

Ao adotar a TI bimodal, a empresa passa a contar com um ambiente mais dinâmico e propício à novas ferramentas tecnológicas. Assim, é possível apostar em tendências e modos novos e modernos de desenvolver trabalhos, permitindo que a organização alcance melhores oportunidades no mercado.

5 - Automatização de processos

As inovações do modelo híbrido proporcionam uma melhor gestão da empresa, tornando-a mais dinâmica e ágil. Ao integrar os recursos de TI aos negócios, é possível automatizar tarefas, transformando processos burocráticos em mais fluidos e simplificando o relacionamento entre as equipes

Todos os processos possíveis com a TI bimodal tornam o ambiente corporativo mais inovador. As empresas que apostam nessa flexibilidade permitem que seus profissionais atuem com melhor capacitação, além de ter mais oportunidades para desenvolver soluções mais inteligentes e, assim atingir melhores resultados.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.