BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as novidades para o mercado de TI em 2018?

Confira as previsões feitas pelo Diretor de Produtos da Westcon Americas Brasil, Marcelo Murad e fique por dentro das tendências que irão dominar o mercado neste ano.  

 

Quais as novidades para o mercado de tecnologia em 2018?

 

 

Mais um ano se vai e com ele algumas tendências se solidificam e tornam-se realidade para o próximo ano. Afinal, o que podemos esperar de 2018? Vamos totalmente para a nuvem ou ainda vamos manter a infraestrutura tradicional? Quais as tendências tecnológicas que podemos ter certeza de que não são mais incógnitas e sim realidade? Como fica a questão da segurança neste contexto? Vamos tentar achar um raciocínio ponderado para todas estas questões.

Primeiramente no setor financeiro/econômico, não tenho dúvidas de que ventos têm soprado a nosso favor, os projetos estão sendo retomados, os investimentos estão reaquecendo o mercado e com isso os clientes estão retomando, mesmo que ainda timidamente, o ímpeto pela atualização tecnológica.

Os consumidores voltam a apostar no investimento em novas frentes, arquiteturas e soluções para, assim se tornarem diferenciados em seus negócios e conquistarem um crescimento de suas frentes no mercado. Dessa forma, a tecnologia passa a ser parte essencial das tomadas de decisões.

Apesar de não podermos afirmar categoricamente que a situação econômica esteja voando, ela ao menos não está mais tão tímida quanto no início de 2017 - Terminamos o ano com uma expectativa muito mais positiva do que a incerteza de um ano promissor.

 

No setor tecnológico, no que diz respeito a tendências e oportunidades, vimos, uma solidificação do conceito de Cloud e do que esperar de seus serviços. As empresas estão enxergando essa tecnologia de uma forma mais realista e palpável do que aquela onda de achismos anterior no início do ano de 2017, em que tudo deveria ir para o ambiente virtual.

 

Serviços de suporte Westcon Americas


Cloud Computing é sem dúvida um caminho sem volta e muito da infraestrutura será migrada. Entretanto as empresas precisam entender de que isso deve acontecer dentro de um plano estratégico, além de que não será uma migração de 100% em um curto espaço de tempo.

É importante lembrar que a migração para a Cloud traz diversas oportunidades de performance de aplicações e segurança dos dados, além de outros pontos críticos para uma migração de sucesso.

Portanto, olhar para a Nuvem é sim uma necessidade de sobrevivência, afinal, muita coisa será migrada, e os clientes estão em busca de modelos de pagamento que se encaixem em suas necessidades, ou seja, controlado conforme o consumo e a Cloud é a opção ideal, devido a isso, não descarte essa ideia na sua revenda.

Outra forte tendência é a Internet das Coisas (IoT): tudo está sendo conectado, casas, cidades e veículos. Isso irá demandar aplicações, processamento, armazenamento, segurança e outros recursos aprimorados.

A IoT trará um mundo de possibilidades e novos serviços que irão além da conectividade de dispositivos e que precisarão ter sua utilização maximizada, por meio de aplicações e poder de processamento. Além disso, alinhada à Inteligência Artificial, permitirá que as empresas tirem o melhor proveito das máquinas para um orquestração mais eficiente dos recursos físicos e humanos.

Em resumo, temos um contexto econômico não tão desastroso quanto o de 2017, com perspectivas mais animadoras e um cenário de tecnologia mais definido e com oportunidades mais claras de como podemos nos posicionar e ter melhores resultados.

Um bom ano para todos!

* Marcelo Murad é Diretor de Produtos da Westcon Americas Brasil.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.