BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as diferenças entre Small Data e Big Data?

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 5 min

Entenda as especificidades de cada conceito e monte uma estratégia eficiente para otimizar resultados a partir de diferentes análises de dados. Conheça as diferenças entre Small Data e Big Data!

O Big Data é uma tendência já muito utilizada pelas empresas e tem um grande poder de transformação, devido a sua capacidade de coletar, armazenar e processar enormes quantidades de dados, estruturados ou não, para gerar insights poderosos para os negócios.

Veja quais tópicos você acompanhará neste artigo:

  • Quais são as diferenças entre Big Data e Small Data?
  • Confira as características de cada uma.

Em meio ao grande fluxo de informações produzidas pela população, outro conceito tem surgido para lidar com a situação e otimizar a visão dos negócios de forma rápida e lógica é o Small Data. Ele se foca nas informações qualitativas, ou seja, nos detalhes relacionados a opinião, experiência e outras percepções relacionadas aos clientes e usuários.

O Small Data se refere a uma pequena quantidade de dados apreendida por ferramentas de análises. Esse pequeno conjunto de informações é capaz de ajudar pessoas na tomada de decisões.

Confira outros artigos que possam te interessar:

Continue acompanhando o conteúdo. 

Ambos os conceitos são importante para as empresas que possuem uma cultura de gestão de dados. A mineração feita pela análise de dados permite que elas conheçam melhor seus clientes e o mercado e, assim, otimizem suas oportunidades de negócios.

Quais são as diferenças entre Big Data e Small Data?

Big Data e Small Data são complementares e possuem a mesma finalidade de reforçar a assertividade na tomada de decisões e geração de insights. Quando bem utilizadas e processadas ambas são capazes de trazer bons resultados.

Entretanto, cada uma pode se encaixar melhor em diferentes cenários, por isso, é importante que a empresa escolha aquela que atenda suas especificidades. Com Big Data, os dados podem ser estruturados ou não, enquanto com Small Data, as informações já estão prontas para a análise.

Confira as características de cada uma:

1. A origem

A localização das informações captadas por cada conceito são diferentes. O Big Data é capaz de coletar dados a partir de um universo muito abrangente, como a Nuvem, bancos de dados, dispositivos da empresa, ferramentas CRM, ERP e até de locais externos, como informações da concorrência, se enquadrando melhor para grandes corporações. Enquanto isso, a origem buscada pelo Small Data são apenas os bancos de dados corporativos, sendo uma melhor opção para ser aplicada em pequenas empresas.

2. O volume

Como os nomes já dizem, cada tendência refere-se a quantidade de dados diferentes. Small Data lida com pequenas quantidades que são pontuais para gerar oportunidades, por exemplo, é capaz de extrair informações relevantes do histórico das últimas vendas de uma empresa para otimizar as estratégias de seu time de vendedores. Já o Big Data leva em consideração um volume mais amplo de conteúdos.

Dessa forma, é possível escolher entre as duas opções de acordo com as necessidades, caso a empresa queira descobrir novas oportunidades de mercado, mudanças de tendências, o Big Data é o mais adequado. Agora, se a organização quer identificar uma situação pontual, que esteja acontecendo internamente por exemplo, o Small Data se encaixa melhor.

Acesse nosso treinamento

3. O Formato

Os dois conceitos realizam a mineração de dados, mas de formas diferentes. No Small Data os dados são estruturados e já estão prontos para a análise. O Big Data manipula dados estruturados ou não, originados de múltiplas fontes. Nesta opção é necessário realizar a agregação e interpretação minuciosa das informações.

4. A interpretação

Ao analisar Small Data a empresa lidará com algumas informações limitadas e, portanto, a análise será facilitada. Já o Big Data é gerado de múltiplas fontes que irão necessitar de ferramentas eficientes de análises para se chegar aos resultados esperados.

As duas opções são importantes para as corporações e devem ser utilizadas conforme as necessidades do negócio. Para que o resultado seja sempre positivo, a empresa precisa contar em sua equipe com um especialista na mineração de dados. Ao unir as duas estratégias é possível otimizar o potencial das análises.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados