BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Principais dúvidas sobre a  profissão de Segurança da Informação

Confira tudo o que você precisa saber sobre essa área e dê início à sua carreira.

 

Principais dúvidas sobre a  profissão de Segurança da Informação

 

Muito além de criar senhas e instalar antivírus, garantir a proteção de redes corporativas e informações sigilosas é uma tarefa complexa que necessita de manutenção e monitoramento constantes. O especialista responsável por essa função deve investir em cursos, certificações e outras formas de adquirir as habilidades necessárias para que todo o sistema da empresa fique protegido.

Os profissionais iniciantes da carreira de segurança, muitas vezes, acabam não sabendo por onde começar devido a tantas ramificações dessa área. Pensando nisso, trouxemos as respostas para as maiores dúvidas sobre essa profissão para auxiliar quem busca atuar com Segurança da Informação (SI).

Quais as atividades realizadas por um especialista em SI?

Há uma variedade de funções que esse profissional pode desenvolver. As atividades mais comuns podem ser divididas em:
- Segurança corporativa: você focará na segurança geral da empresa e trabalhará com elaboração de planos estratégicos, auditorias e controle de políticas de segurança;
- Desenvolvimento de softwares de segurança: será responsável pela análise de códigos maliciosos e desenvolvimento de produtos e serviços que monitoram os dispositivos dos usuários e redes;
- Segurança forense: realizará pesquisas, coleta e laudos das provas encontradas de ciberataques.

Qual área atuar dentro da SI?

O especialista precisa analisar qual área (técnica, processos, conscientização, física) irá se encaixar ao seu perfil, pois cada uma delas exige estudos e atuações diferentes. Por exemplo, se você prefere trabalhar com desenvolvimento, firewalls e análises será interessante se focar na área técnica. Para quem se encaixa mais com processos, estruturação de documentos, estudo de práticas e possui boa comunicação, a área de processos e conscientização é a mais adequada.

Que tipo de cursos fazer?

Após definir em qual área você quer se especializar, torna-se mais fácil decidir quais cursos realizar. Se for atuar com configuração de firewalls, os cursos direcionados serão os de fabricantes de firewall. Agora, caso o foco for em processos, o adequado é buscar práticas e normas do mercado, como a ISO/IEC 27002 que é a norma internacional que estabelece o código de melhores práticas de gestão da Segurança da Informação nas organizações.

É necessário fazer faculdade para trabalhar na área?

Possuir um diploma de nível superior é importante para os profissionais que queiram atuar com SI. Entretanto, os cursos oferecidos atualmente, como Sistema da Informação, Engenharia e Ciências da Computação não exploram conteúdos envolvidos diretamente com segurança. Após cursar uma universidade é ideal que o profissional procure uma especialização que aborde o assunto.

E as certificações são importantes?

As certificações são uma ótima forma de o especialista demonstrar que possui conhecimento em determinado assunto. Invista em certificações em firewall, antivírus corporativos, soluções de backup e outras focadas na área em que deseja atuar. Procure por aquelas que são reconhecidas no mercado.

Como conseguir o primeiro trabalho na área?

Para dar início à carreira em segurança, costuma ser mais fácil quando o profissional já trabalha em outras áreas da TI. Portanto, é recomendável começar em outros campos, como no suporte, desenvolvimento e infraestrutura. Assim, você estará preparado para as oportunidades que surgirem, seja na organização que já trabalha ou em outro lugar, pois as experiências e conhecimentos técnicos adquiridos irão lhe favorecer para conseguir o cargo em SI.

Por se tratar de uma área ampla e em constante transformação, o profissional que pretende trabalhar com SI deve sempre estar atento às tendências que vão surgindo a todo momento e buscar novos estudos para se atualizar.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!