BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que o CIO é essencial para a transformação digital?

Entenda como profissionais dessa área auxiliam e se colocam como peça fundamental na digitalização de negócios e empresas.

 

Por que o CIO é essencial para a transformação digital?

 

A transformação digital é pauta essencial para todas as empresas e empresários. O foco deve estar sempre em compreender que seu conceito ultrapassa a simples automação de processos ou adoção de tecnologias como a nuvem e o smartphone dentro das organizações. Esta transformação, na verdade, tem impactos significativos e promove mudanças profundas na mentalidade das companhias e nos modelos de negócios.

A essência do conceito de transformação digital se pauta, assim, na reinvenção dos modelos organizacionais, buscando processos digitais e mais ágeis. Ele aplica, ainda, os conceitos de digitalização, levando a um processo de desmaterialização e desmonetização de processos e produtos, provocando uma potencialização da queda dos custos e da democratização de seu uso e acesso.

O resultado que se obtém dessa democratização é a disrupção, que tem como principal e mais marcante característica uma quebra com as regulações existentes e do respeito pelas autoridades.

O grande impasse que a transformação digital acaba por representar é o de que grande parte dos empresários acredita que a inserção da tecnologia e as mudanças serão lentas e a longo prazo e observam seu concorrentes irem pelo mesmo caminho. No entanto, uma das principais características dessas transformações é o fato de que são muito rápidas, de forma que a concorrência pode evoluir em um piscar de olhos, deixando o negócio para trás.

O correto, na verdade, é motivar os empresários a não observar a situação de seus concorrentes, não se contentando com uma falsa sensação de segurança, mas buscar formas de fazer com que seu próprio negócio acompanhe as tendências tecnológicas e se antecipe a elas.

É neste ponto que o CIO ganha maior destaque, uma vez que este profissional tem maior capacitação e conhecimento para se apropriar dos esforços em acompanhar as transformações digitais.

De acordo com Gianni Giacomelli, diretor de inovação e chefe da Genpact Research Institute, muitos líderes de empresas acabam não conseguindo cumprir com as demandas com o recente surgimento de tecnologias digitais, o que acaba fazendo com que coloquem a TI de lado. Ele ainda destaca que muitos CIOs acabam presos em uma rotina em decorrência dessa incapacidade em cumprir com as demandas.

É por este motivo que, segundo Marc Cecere, vice-presidente e principal analista da equipe de atuação em CIO da Forrester, os CIOs têm, cada vez mais, assumido transformação digital nas empresas. Esses profissionais, por sua capacidade em liderar equipes e familiaridade com tecnologia, acabaram por se apropriar das iniciativas digitais, delegando atividades operacionais entre os colaboradores de seu departamento e reestruturando de maneira eficiente os processos.

Assim, o papel do CIO acaba se tornando muito próximo ao de um capitalista de riscos, de forma que cabe a ele identificar todas as tecnologias que podem oferecer suporte à empresa e selecionar os que melhor atendem suas necessidades, garantindo um estabelecimento de negócios prontos para uso digital capazes de atender às demandas dos clientes.

Entender e promover a transformação digital é um processo que requer tempo e conhecimento de tecnologias como Cloud, IoT, Big Data, Segurança, Hiperconvergência, entre outras. Assim, se coloca, então, como principal desafio para o CIO e para sua equipe se afastar das demandas operacionais de tecnologia para, cada vez mais, se aproximar do cotidiano dos CEO e do negócio, compreendendo as necessidades do negócio e buscando por soluções inovadoras que agreguem valor, oferecendo bases para que essas tecnologias sejam inseridas na empresa.

Desta forma, o CIO se coloca como essencial por seus conhecimentos tecnológico, sempre lembrando que é necessário, para a transformação digital ser bem-sucedida, apoiar o CIO na busca e montagem de soluções ideais que conduzam a organização à transformação digital. Não é suficiente oferecer um hardware ou um software, é preciso visualizar as necessidades do negócio e qual conjunto de tecnologia e serviços será melhor para cada segmento de mercado.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!