BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que alinhar os serviços de TI às estratégias de negócio?

O papel da tecnologia se transformou no ambiente de trabalho. Entenda qual a sua importância para o sucesso dos negócios e ajude seus clientes à considerarem em suas decisões.

Durante muito tempo a tecnologia foi vista apenas como uma área operacional, responsável por realizar o suporte técnico e solucionar problemas. Entretanto, o papel da TI nos negócios se transformou e ela passou a assumir uma posição importante dentro das organizações.

Após o avanço do uso da tecnologia pelas empresas para aprimorar seus recursos e entregas de serviços, o mercado se tornou ainda mais competitivo e investir na TI como uma posição central na tomada de decisões estratégicas tornou-se essencial.

A tecnologia da informação é, cada vez mais, uma peça-chave para a geração de valor para organizações de todos os setores. Por meio dela, é possível reduzir custos operacionais e aumentar os lucros, além de otimizar processos, reduzindo o tempo de produção e eliminando barreiras operacionais.

A TI ainda trabalha com softwares, como ERPs (Planejamento dos recursos da empresa) e CRMs (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) que são capazes de ajudar as empresas a realizarem o gerenciamento de todos os seus dados e processos em um único sistema e otimizar o relacionamento com clientes.

Leia mais sobre o assunto:

Além disso, o setor também passou a enfrentar diversos desafios, como lidar com problemas nos níveis de disponibilidade e continuidade, o aumento da complexidade de recursos e ferramentas e a realização do gerenciamento constante de todo o sistema, além de precisar garantir a conformidade e a segurança e, ainda, manter um alinhamento com o negócio.

Para garantir o sucesso de todos esses processos e o bom funcionamento de toda a infraestrutura, é necessário que a TI tenha um bom relacionamento com os gestores e diretores da empresa. Entretanto, dentre todos os novos papéis assumidos pela tecnologia no mundo empresarial, o que tem apresentado maiores dificuldades é justamente realizar o alinhamento da TI às estratégias de negócios.

Inscreva-se grátis!

Muitas vezes, nem os CIOs compreendem totalmente as estratégias dos negócios, da mesma forma como os administradores também não entendem o papel da tecnologia e seu potencial para otimizar a tomada de decisões.

Há diversos motivos que podem prejudicar essa integração e entendê-los é essencial para mudar a situação e auxiliar seus clientes a melhorarem suas estratégias de negócios. Confira os principais:

  • As estratégias de negócios não estão bem definidas.
  • O CIO não participa de reuniões e discussões sobre os planos corporativos.
  • Não há nenhum processo formal para aprovar as demandas e processos que estão vinculados às tomadas de decisões da empresa.

De um modo geral, a maioria das empresas ainda não aproveitam por completo o potencial dos recursos de TI no planejamento estratégico de suas decisões. Portanto, é essencial apontar para seus clientes qual a real importância do alinhamento estratégico entre a área de TI e a tomada de decisões.

Razões para alinhar a TI à tomada de decisões estratégicas

     1º Razão:

Primeiramente, é necessário entender os benefícios que a TI pode proporcionar para a rotina de trabalho, além de facilitar para que as empresas se tornem mais competitivas no mercado.

Ela otimiza tarefas e as executa com maior rapidez, sendo capaz de agrupar informações essenciais sobre os negócios para tornar a tomada de decisões ainda mais assertiva.

     2º Razão:

Realizar o alinhamento dos planejamentos da TI e das estratégias permite criar objetivos organizacionais concisos e realmente úteis para a empresa.

Assim, fica mais fácil analisar os resultados obtidos e identificar qual o peso da tecnologia no crescimento e desenvolvimento da organização, além de detectar os pontos em que houveram falhas e necessidades para deslocar mais recursos para essas áreas.

     3º Razão:

Com a ajuda da TI e de seus recursos modernos é possível inovar e alavancar os negócios. A empresa pode contar com esse departamento para gerenciar e estruturar todas as informações de vendas, serviços e outros dados importantes para determinar quais suas necessidades e quais são as melhores decisões para resolver as possíveis falhas encontradas.

Há diversas formas para se iniciar o alinhamento estratégico, a empresa precisa, primeiramente, definir quais são suas metas e objetivos e quais profissionais estarão envolvidos no processo. Além disso, é importante contar com a ajuda de um especialista para que as mudanças sejam bem-sucedidas.

A empresa deve fazer com que suas metas comerciais e objetivos de TI sejam trabalhados juntos, além de desenvolver um conjunto de boas práticas de governança de TI, que podem ajudar na administração e monitoramento dos processos e ainda reforçar a cultura corporativa para garantir o envolvimento de todos os funcionários.

Ao conseguir realizar o alinhamento estratégico, as empresas poderão direcionar as tecnologias às áreas mais importantes para os negócios, otimizar o desempenho de seus funcionários e, assim, alcançar resultados efetivos.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.