BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Os segredos para o sucesso de projetos Big Data em pequenas empresas

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 4 min

Descubra como a nuvem pode aprimorar essa prática e confira dicas de como selecionar as melhores ferramentas de análise a serem usadas.

 

Os segredos para o sucesso do projeto Big Data em pequenas empresas

 

Inicialmente, as práticas de Big Data eram utilizadas pelas grandes corporações que descobriram a importância de fazer um melhor uso com os dados que armazenavam sobre seus negócios, vendas e clientes. Porém, essa prática também pode ajudar médias e pequenas empresas e, cada dia mais, estão se tornando indispensáveis para se manter no mercado.

Mesmo que muitas dessas organizações já consigam entender a importância do Big Data, a grande maioria ainda não sabe como fazer o melhor uso desses recursos e como aplicá-los em seus negócios. Até pouco tempo atrás, outro fator que impedia as pequenas empresas de apostar no Big Data era os altos custos com implementação de soluções.

Porém, atualmente, com o avanços da computação em nuvem e a disseminação de novas formas de utilizar essas soluções, as práticas de Big Data não são mais exclusividade das corporações de grande porte. Por meio do mercado de Cloud Computing, há provedores que trabalham com pagamentos por uso do serviço ou por assinaturas mensais, assim, não é necessário investir capital na compra de hardwares e softwares.

O SaaS (Software as a Service), por exemplo, é uma forma inovadora que permite a utilização de softwares sem que os clientes necessitem gastar altos valores com licenças, nem se preocupar com atualizações, armazenamento ou segurança, todas essas tarefas ficam de responsabilidade dos fornecedores do SaaS. Dessa forma, a empresa poderá utilizar as aplicações necessárias através de servidores remotos, pagando apenas pelo que utilizar.

Além disso, algumas tecnologias para fazer rastreamento e análise de dados estão disponíveis para qualquer pessoa utilizar e de forma gratuita, permitindo que qualquer empresa consiga realizar a análise de suas informações. Porém, para se chegar aos resultados desejados é necessário elaborar as questões de forma correta, fazendo perguntas relevantes ao negócio para se chegar às melhores respostas. Por isso, a corporação deve ter conhecimento específico sobre o que pretende analisar ou recorrer a um profissional especialista para realizar as pesquisas.

No mercado da nuvem, ainda há provedores que coletam os dados e combinam com informações públicas disponíveis para ajudar o pequeno empresário a entender melhor o mercado e seus clientes. Outros fornecedores disponibilizam ferramentas gratuitas para monitoramento de tráfego online, métricas, informações sobre usuários que visitam o site do negócio, entre outros recursos.

Dessa forma, as pequenas empresas podem usar as análises de dados para entender melhor como aprimorar seus produtos, criar estratégias de marketing mais inteligentes, realizar o mapeamento de hábitos de consumo para traçar novas estratégias de vendas, diminuir despesas, aumentar a produtividade, evitar desperdícios de recursos, ultrapassar concorrentes, entre outras coisas que trarão diversos benefícios para os negócios.

A pesquisa deve começar com uma pergunta inicial para que as técnicas de análise sejam definidas para se chegar às primeiras respostas. Estas irão gerar novas perguntas e assim sucessivamente até que seja possível obter informações estratégicas para os negócios.

Para obter sucesso, as empresas devem identificar um caso de negócio bem definido e calculá-lo para trazer resultados específicos e não partir de um projeto inicial muito amplo para não perder o foco. Além disso, as microempresas precisam também, aumentar seus conhecimentos corporativos a partir de seus sistemas internos e documentação offline. Deve ser levado em conta na análise o fornecimento de estratégias para serem usadas em diversas situações e por qualquer negócio. Elas abrem inúmeras possibilidades para pequenas empresas que não podem investir grandes orçamentos nesta área.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados