BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Os cuidados com a implementação de um sistema ERP

Adequação à estratégia empresarial e às novas metodologias de trabalho é essencial para obter melhores resultados e maior competitividade empresarial.

 

Os cuidados com a implementação de um sistema ERP

 

A grande competitividade de mercado e os problemas do comércio têm atingido cada vez mais as empresas que, independente de porte e área de atuação, acabam por necessitar de melhores condições de sobrevivência de mercado e de lucratividade dos negócios, aumentando a busca por diferenciais de mercado a todo momento.

A intensificação da globalização dos negócios e transações comerciais, estruturadas e desenvolvidas com base em um sistema altamente capitalista, cria diversas tendências empresariais, sendo a competitividade de mercado uma das mais acentuadas, ocorrendo apenas uma mudança em seu foco. Enquanto anos atrás a competitividade era direcionada aos produtos produzidos, atualmente ela se volta mais para a conquista e fidelização de clientes.

Como forma de garantir o aumento das condições competitivas para os negócios e para a conquista de clientes, as empresas têm procurado novas ferramentas que permitam estabelecer um suporte mais eficiente para as informações essenciais e para que seus processos internos sejam readequados, reduzindo custos operacionais ao mesmo tempo ampliando a qualidade e eficiência de gestão.

Essa busca por eficiência com menores custos, no entanto, torna essencial para as empresas adotarem ambientes de análise de informação, implementando novas metodologias e ferramentas que permitam produzir informações consistentes com base em sistemas de retaguarda de maneira incorporada ao dia a dia da empresa.

Entre os sistemas de vital importância para que ocorra uma consolidação de mercado estão os sistemas gerenciais de apoio às decisões, conhecidos como ERPs (Enterprise Resource Plannings), que exigem um alinhamento do planejamento estratégico para que possa responder às necessidades do negócio e da empresa de maneira mais eficiente.

Ainda que exista a necessidade de adequar os sistemas de gerenciamento ao plano estratégico, grande parte das empresas implementa o sistema ERP sem o devido alinhamento, não tomando o negócio como foco, mas apenas a possibilidade de informatização de processos, eliminando sua visão estratégica e global e, consequentemente, prejudicando a eficiência dos próprios sistemas.

Há uma série de fatores que auxiliam a empresa no processo de adesão de sistemas ERP de maior eficiência, e que devem ser motivo de atenção para os administradores por influenciarem na eficiência do próprio negócio.

O primeiro ponto ao qual as empresas devem se atentar antes de iniciar o processo de implementação de um sistema ERP é a necessidade de reorganização de todos os processos internos, uma vez que este sistema causa impactos em todos os setores empresariais. Desta forma, implementar um sistema ERP depende de uma listagem dos setores e a avaliação de quais serão os mais impactados pela mudança, de forma que se torne possível estabelecer estratégias capazes de auxiliar na convergência das rotinas de trabalho anteriores para as novas propostas com o mínimo de impacto, riscos e danos, considerando os impactos tanto em relação ao negócio quanto em relação aos colaboradores.

O segundo fator que exige a atenção das empresas no momento de implantar um ERP é o impacto causado pela falta de customização ou adequação deste sistema à realidade empresarial, sendo elemento decisivo no sucesso do processo de inserção de sistemas ERP. Esse fator é importante pois cada empresa possui sua própria metodologia para as atividades de seus negócios, de forma que adequar o sistema às necessidades e metodologias de trabalho é essencial para garantir maior eficiência no papel deste sistema como ferramenta de suporte à decisão.

É necessário ainda destacar que sistemas de Enterprise Resource Planning adquiridos de uma software house possuem um padrão de funcionamento, mas as metodologias de trabalho encontradas nas empresas são diferentes, de forma que um deve se adequar ao outro.

Outro fator de grande influência vivenciado pelas empresas está relacionado aos funcionários, que muitas vezes oferecem resistência às mudanças nas formas de trabalho, de forma que é essencial para uma plantação eficiente que a administração demonstre a importância das novas ferramentas propostas e da colaboração de cada um dos envolvidos para maior eficiência e para alcançar resultados mais concretos. Este elemento merece especial atenção por ser imprescindível para as empresas que buscam maior crescimento, competitividade e sobrevivência de mercado, uma vez que são os colaboradores que compõem os recursos humanos das empresas que serão responsáveis por alimentar as bases de dados e por garantir a correta utilização do sistema.

Assim, percebemos que a obtenção de informações incorretas ou imprecisas, falta de motivação no desempenho das funções e o não direcionamento dos processos para as estratégias empresariais desenvolvidas pelo planejamento são elementos críticos e prejudiciais não só para a implementação do sistema ERP, como também para os resultados da empresa.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.