BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que são sistemas conversacionais e como funcionam?

Entenda como interfaces interativas e intuitivas podem ser a resposta para as empresas se aproximarem de seus clientes e atender às suas necessidades.

 

O que são sistemas conversacionais e como funcionam?

 

A tecnologia tem se tornado essencial para os indivíduos, tanto no ambiente de trabalho, como na vida pessoal, para pagar contas, responder e-mails ou comprar algum produto. Isso exigiu a criação de aplicativos personalizados que fossem capazes de atender às novas necessidades dos usuários rapidamente.


Devido a isso, as empresas de tecnologia começaram a criar aplicativos com interfaces de conversação prontos para realizar tarefas complexas. Graças aos avanços da Inteligência Artificial, tem sido possível o desenvolvimento de uma nova geração de ferramentas interativas que oferecem facilidade de uso para os usuários e permitem às empresas, ainda, um nível avançado de comunicação com seus clientes.


Os sistemas conversacionais são assistentes virtuais que utilizam interfaces de comunicação que interagem com os usuários, utilizando frases escritas e orais, além de ter a capacidade de entender e dar comandos.


Eles auxiliam as pessoas na resolução de problemas e dúvidas e, muitas vezes, chega a substituir o contato humano. Seu objetivo é promover uma maior agilidade no atendimento ao usuário, tornando-o mais rápido, cômodo e intuitivo.


Um sistema conversacional funciona por meio de chatbots (Robôs que interagem com usuários via chat), que consistem em softwares que gerenciam a troca de mensagens e podem ser instalados nos aplicativos usados pelas empresas para atender seus consumidores.

 

Alguns chatbots são mais simples e funcionam a partir de comandos previamente determinados, utilizando apenas algumas respostas padrões. Porém, já há no mercado, chatbots sofisticados e com alto poder de automatização que são baseados em Inteligência Artificial.


Eles conseguem responder diversas perguntas e solicitações dos usuários. Além disso, têm a capacidade de aprender a partir da própria interação com os consumidores e por meio das informações sobre os serviços e produtos da empresa.


As vantagens da utilização desses “robôs” são diversas para as empresas, principalmente para manter um bom relacionamento com seus clientes. Confira quais são os principais benefícios desse recurso inovador:


1. Otimização da comunicação

A comunicação é elemento fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Elas estão sempre em busca de ferramentas capazes de melhorar as formas de contato, tanto internas quanto externas.


Ao utilizar os sistemas conversacionais, as corporações conseguem otimizar as relações interpessoais, as trocas de informações e evitar erros humanos.


2. Agilizar a primeira abordagem com os usuários

Seja para resolver algum problema, responder alguma dúvida ou outras questões, os sistemas conversacionais podem realizar o primeiro contato com o consumidor, oferecendo as opções disponíveis para atender à sua necessidade.


Dessa forma, é possível garantir que o usuário não precise esperar por muito tempo pelo atendimento, além de ser permitir a realização de uma filtragem do problema do usuário. Assim, quando ele for direcionado a um funcionário da empresa, já será atendido pelo setor responsável por uma necessidade específica.

 

 


3. Retenção e fidelização de clientes

O autoatendimento ágil e simples é uma das principais formas de atrair os clientes e aproximá-los da marca da empresa. A interação realizada pelos chatbots é capaz de identificar as necessidades de compra do consumidor e fornecer as melhores opções para que ele finalize suas compras ou solucione alguma questão sem dificuldades. Isso causa uma boa impressão e possibilita que a pessoa fique satisfeita, realizando outras compras no futuro.

 

4. Maior produtividade e redução de gastos

Os sistemas conversacionais são grandes aliados das empresas para melhorar a produtividade da equipe, pois eles aumentam o tempo de disponibilidade dos serviços, substituindo o atendimento humano.


Além disso, os chatbots conseguem dar assistência a diversas chamadas simultaneamente. Isso libera os atendentes para realizar outras tarefas mais importantes, aumentando a produtividade e dispensando a necessidade de muitos funcionários focados no atendimento, o que reduz os custos para a empresa.


Contar com uma interface intuitiva para utilizar os serviços de uma organização pode auxiliar significativamente, tanto os funcionários quanto os clientes de uma empresa, tornando as tarefas realizadas mais simples e ágeis. Isso representa um grande diferencial competitivo para as corporações que precisam buscar, cada dia mais, meios eficientes para atender às novas exigências dos consumidores.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados