BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que são ferramentas de colaboração e para que servem?

Por meio da mobilidade e da implementação dessas ferramentas de colaboração, as empresas conseguem integrar suas equipes com dinamismo e produtividade.

Última atualização: 30/01/2024.

Ferramentas de colaboração são soluções tecnológicas implementadas no ambiente de trabalho que ajudam a melhorar a produtividade das empresas.

Possuir capacidade de se comunicar e reforçar a colaboração entre equipes tornou-se um elemento fundamental para que as corporações consigam continuar no mercado nesse novo cenário em que os negócios estão cada vez mais digitais.

A seguir, descubra o que são ferramentas de colaboração, para que servem e porque devem ser implementadas: 

Para que isso seja possível, as empresas precisam adotar estratégias colaborativas que aproveitem dos benefícios da Cloud Computing e da mobilidade, tecnologias já consolidadas na maioria dos negócios e essenciais para implementar a colaboração.

As ferramentas de trabalho colaborativo possuem o objetivo de compartilhar arquivos e aplicações de trabalho entre duas ou mais pessoas que desenvolvem uma tarefa em comum e que precisam de colaboração para otimizar o processo e aumentar a produtividade.

Dessa forma, elas realizam a automação dos fluxos de trabalho e ajudam na integração das várias equipes de uma corporação. Por meio delas, o cenário empresarial se transformou, suas diversas aplicações proporcionam aos funcionários uma maior integração de tarefas em que todos conseguem participar de todas as etapas de um projeto.

Além disso, os gestores passam a ter uma visão panorâmica do desenvolvimento de todas as tarefas, melhorando o gerenciamento do ambiente de trabalho. Sendo assim, qual a importância das ferramentas de trabalho colaborativo? Veja a seguir:

Por que usar ferramentas de colaboração?

Por meio de uma plataforma colaborativa na nuvem eficiente, as empresas podem contar com seus diversos recursos, como os sistemas de videoconferência, VoIP, redes sociais corporativas, aplicativos de mensagens instantâneas e gerenciadores de tarefas, entre outras ferramentas para escritórios virtuais.

Aproveite também para ler: 

Graças à mobilidade e computação em nuvem, as empresas conseguem utilizar essas ferramentas para reduzir custos operacionais de TI e melhorar a comunicação entre funcionários e também com os clientes.

Conheça mais

Elas não possibilitam apenas que os colaboradores utilizem o e-mail corporativo fora do escritório ou realizem videoconferências, mas oferecem a flexibilidade necessária para trabalhar com todos os recursos necessário em qualquer lugar do mundo.

Ao investir na implementação dessa tecnologia, as empresas precisam buscar por softwares e ferramentas eficientes no mercado. É essencial escolher aquela que atenda a todas as suas necessidades e especificidades.

Para considerar um sistema colaborativo ideal, elas precisam buscar por aqueles que oferecem uma série de recursos, como o acompanhamento de todas as tarefas e orçamentos da empresa por meio de fluxogramas, a criação de formulários, comunicados internos, compartilhamento de aprendizado e trabalho simultâneo, entre outras funções. Além disso, outras características essenciais são: migração de dados de forma automatizada, segurança e suporte técnico.

Os negócios com colaboração estão se tornando mais dinâmicos e, graças ao aumento da produtividade, as equipes conseguem se dedicar mais às suas tarefas e ter um espaço maior para inovação.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.