BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é um sistema de gestão MES e qual a sua importância para a Manufatura?

Realizar o gerenciamento de toda a produção tornou-se tarefa essencial para que as empresas consigam otimizar seus processos e aumentar as vendas. 

 

 

O que é um sistema de gestão MES e qual a sua importância para a Manufatura?

 

 

A transformação digital tem modificado a forma como as empresas fazem negócios, permitindo que estas apliquem diversas inovações tecnológicas a seus processos para torná-los mais eficientes, autônomos e personalizados.

Para as corporações que trabalham com a indústria de Manufatura, essa nova realidade tem permitido diversas vantagens, como a melhoria da integração de processos, maior eficiência operacional, captação e análises de dados mais ágeis, entre outras.

A possibilidade de tornar os processos inteligentes tem representado um grande avanço para as empresas de Manufatura, principalmente por causa das grandes exigências de mercado para cumprirem os prazos estipulados e os orçamentos.

Os gestores desse mercado, muitas vezes, têm dificuldades de controlar suas atividades e equipes devido ao crescimento acelerado dos negócios e ao grande fluxo de dados gerados, produzidos tanto internamente pela empresa quanto pelas informações externas vindas de clientes e vendas.

A gestão da produção acaba não sendo precisa devido a complexidade de sua análise - o gestor precisa verificar diferentes áreas e processos da empresa. Por isso, tornou-se necessário o investimento em soluções que contemplem relatórios, cadastros, métricas e todas as ferramentas técnicas utilizadas pela empresa.

Para facilitar esse controle da gestão de manufatura, as empresas precisam encontrar softwares e soluções de TI eficientes que sejam capazes de se adaptar aos negócios e atender a todas as demandas da organização.

Manufacturing Execution Systems (MES) é o termo usado para representar esses sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção. Ele consegue estabelecer uma ligação direta entre o planejamento e as linhas de produção da empresa, gerando informações precisas e instantâneas para a otimização de todas as etapas de produção.

A importância do MES tem aumentado entre as empresas graças à sua capacidade de se integrar com o ERP e outros softwares utilizados para importar dados e disponibilizá-los para a melhoria da rotina de produção, além de gerenciar e sincronizar tarefas com o fluxo de materiais.

 

As funcionalidades dos sistemas MES 

 

As responsabilidades de um sistema de gestão são muitas e, para que sejam capazes de cumpri-las, é necessário que o MES seja capaz de:


  • Importar dados de sistemas ERPs, como informações sobre armazenamento, estoques, qualidade, entre outras;
  • Realizar a importação de parâmetros para a produção, como pedidos e prioridades da Manufatura;
  • Emitir instruções automatizadas sobre a entrega de materiais nas células de trabalho;
  • Armazenar informações das atividades de produção, como o tempo gasto em operações, tempo de funcionamento das máquinas e recursos desperdiçados, entre outros;
  • Analisar métricas e desempenho da produção;
  • Monitorar em tempo real a produção, verificando o tempo de parada, ritmo de produção e retrabalhos.

 

 

 

Os benefícios do sistema de gestão na Manufatura


Todas essas funcionalidades são capazes de trabalhar em conjunto para gerar grandes benefícios para a produção manufatureira, tais como:

- Maior produtividade
Muitos contratempos durante a rotina de trabalho da equipe podem causar ineficiência nos meios de produção, como o uso de sistemas tradicionais e obsoletos, a gestão ineficaz, falhas na cadeia de fornecimento, retrabalhos desnecessários, entre outros fatores.

Dessa forma, ao utilizar um MES, a empresa consegue melhorar a gestão de todo o fluxo de informações, permitindo, assim a criação de processos otimizados, o que permite aumentar a produtividade de toda a equipe sem se preocupar com a qualidade dos serviços e produtos.

- Diminuição de falhas e riscos
Alguns processos de produção da indústria podem oferecer riscos à segurança dos funcionários, sendo de responsabilidade da organização cuidar para minimizá-los. Por isso, os gestores devem estipular quais serão as estratégias utilizadas no ambiente de trabalho para eliminar os possíveis acidentes e reduzir os problemas na rotina de produção.

Ao contar com uma solução de gestão, eles conseguem programar manutenções preventivas periódicas em todo o ambiente, além de melhorar a qualidade dos equipamentos.

- Redução de gastos
Ao controlar todos os processos de produção, é possível eliminar desperdícios de recursos e matéria-prima, reduzir o consumo de energia elétrica e garantir outras economias. Todos os recursos passam a ser otimizados com a tecnologias tornando-se mais eficientes e modernos.

- Reforço da segurança
O uso de soluções MES permite a rápida identificação de problemas e imprevistos na gestão da manufatura, além das melhores soluções para resolvê-los. Elas são capazes, assim, de oferecer uma maior proteção aos bancos de dados da fábrica e facilitam o monitoramento dos usuários com acesso aos dados.

Uma gestão de manufatura eficiente deve ser capaz de melhorar todos os processos de produção da empresa para que ela consiga aprimorar seus negócios. Por isso, auxilie seus clientes dessa vertical para que utilizem os melhores softwares de gestão e consigam crescer diante desse mercado cada dia mais competitivo.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.