BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Serverless Computing?

Esse conceito apresenta uma nova abordagem de plataforma de serviços na Nuvem e pode oferecer diversos benefícios para as corporações.

 

O que é Serverless Computing?

 

Serverless Computing é um termo utilizado para representar um novo conceito de Cloud Computing e significa “Computação sem servidor” em tradução literal. Também conhecido como FaaS (Function as a Service), uma Plataforma de Função como Serviço, essa tendência indica que não será mais necessário ter máquinas virtuais (VM) na Nuvem.

Essa tecnologia tem chamado muito a atenção de profissionais de TI e já está sendo difundida por alguns provedores de Computação em Nuvem. A plataforma visa permitir que a TI crie e execute aplicativos sem se preocupar com as funções realizadas pelas VMs.

O Serverless é orientado a eventos e se diferencia das outras abordagens de servidores físicos, virtuais e contêineres por sua infraestrutura. Em lugar de uma série de unidades compactas de computação, esse modelo de infraestrutura é focado na entrada, execução e saída de uma ação, ao invés de nos meios para sua saída.

Dessa forma, a TI não precisa realizar o trabalho de gerenciamento dos servidores enquanto realiza suas atividades, deixando a responsabilidade para o provedor do serviço em Nuvem.

Analistas do Gartner avaliam essa plataforma como semelhante a proposta de PaaS (Plataforma como Serviço), entretanto há algumas diferenças entre elas. Enquanto o PaaS exige um conjunto de métodos e requisitos de configuração do serviço, o FaaS é considerado um processo mais simples, em que é preciso apenas especificar quais funções serão executadas.

A facilidade de lidar com a plataforma sem servidor e a função de cuidar da infraestrutura nas mãos dos fornecedores permitem que a TI acelere o desenvolvimento de aplicativos na Cloud e se dedique mais a outras funções da empresa. Além disso, também ajuda na construção de contêineres devido ao gerenciamento simplificado, liberando a TI de se preocupar com sistemas de orquestração.

Confira outras vantagens que essa abordagem pode oferecer:

- Construção de aplicações escaláveis

Os ambientes serverless são altamente escaláveis e, por isso, permitem que aplicações sejam acionadas e obtenham recursos por conta própria. Suas funções são executadas em paralelo e escalam automaticamente conforme o aumento de suas chamadas.

- Desenvolvimento e entrega facilitados

Possui agilidade em seu ciclo de desenvolvimento, o que possibilita entregas contínuas. Assim, com o serverless, os serviços em desenvolvimento são constantemente avaliados e arquiteturas de microsserviços são facilmente implementadas.

- Pagamentos sob demanda

A economia é alta com o serverless, pois a cobrança pela utilização de FaaS é feita pelo tempo em que suas funções estão sendo processadas. Assim, a empresa paga apenas pelo que realmente utilizar.

- Várias linguagens de programação

Esse modelo permite a utilização de várias linguagens por meio da criação de times autogerenciáveis, nos quais é possível escolher os códigos a serem utilizados.


A adoção da infraestrutura serverless, ainda que não muito difundida pelas corporações, pode oferecer diversos benefícios. Essa tendência está crescendo no mercado e pode ajudar seus clientes com ações independentes e com sua nova metodologia de trabalhar os serviços no ambiente virtual.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!