BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é necessário saber para gerenciar dados na Nuvem?

Saiba quais são as principais questões a serem consideradas na Cloud Computing para efetivar a gestão das informações corporativas e transformá-las em resultados para os negócios. 

 

O que é necessário saber para gerenciar dados na Nuvem?

 

Hospedar os dados corporativos na Nuvem é uma estratégia já consolidada pelas empresas devido ao aumento constante do fluxo de dados gerados e a dificuldade de se estabelecer controles eficientes de acesso. O ambiente virtual pode proporcionar grandes benefícios para os negócios, como maior segurança, acessibilidade e desempenho, além de custos reduzidos.

Com o crescente uso de dispositivos móveis baseados na Internet das Coisas, nas redes sociais e nas novas tecnologias disponíveis, a geração de dados é constante. Muitas dessas informações podem ser valiosas para empresas, sendo utilizadas para conhecer as necessidades e preferências de seu público-alvo e, assim, tomar decisões mais assertivas. Portanto, exigem que as corporações estejam preparadas para realizar a coleta, gestão e análises corretas de todos os dados.

A migração para a Cloud Computing facilita todos esses processos, permitindo que as empresas captem todas as informações e as transformem em oportunidades de negócios. Realizar esses processos na Nuvem traz diversas vantagens estratégicas, proporcionando ótimos resultados não apenas para a TI, mas também para os outros setores da empresa.

No entanto, depois de migrar os dados para a Cloud, a empresa precisará lidar com uma série de desafios associados ao gerenciamento e a otimização do banco de dados, exigindo que as empresas adotem medidas efetivas para que essa transição seja feita de forma segura e bem-sucedida.

 

Confira a seguir, algumas dicas para conseguir os melhores resultados:

 

1 - Conhecer a localização dos dados

A empresa precisa saber onde seus dados estarão armazenados fisicamente para poder avaliar se a localização e a infraestrutura estão em conformidade com as práticas recomendadas pelo mercado.

2 - Estabelecer uma relação com o fornecedor

Estabelecer uma relação de confiança com o provedor dos serviços em Nuvem é essencial para que haja um alinhamento entre as equipes e, assim, seja possível se atingir os melhores resultados.

Dessa forma, é possível ter uma maior visibilidade para entender como as cargas de trabalho atuam no ambiente virtual. A TI deve estar a par de novos serviços e recursos disponíveis, além de entender seus SLAs e estar ciente das possíveis manutenções e como elas poderão afetar os serviços da empresa.

3 - Controles internos

O acesso aos dados deve ser devidamente monitorado para evitar possíveis acessos não autorizados e outras violações de segurança. Portanto, ao migrar para a Nuvem, é necessário avaliar detalhadamente as políticas de proteção e implementar os requisitos necessários.

4 - Governança dos dados e acesso seguro

É necessário adotar controles e determinar quais membros da equipe serão responsáveis por garantir a gestão eficiente de todos os sistemas da empresa. O ideal é que a TI compreenda todos os serviços contratos na Nuvem para determinar todas as medidas de segurança que devem ser implementadas.

Além disso, a TI deve alertar e treinar os usuários que possuem acesso aos dados a criar senhas fortes e a adotar mecanismos seguros em acessos remotos, como sistemas de gerenciamento de identidade e criptografia e o uso de VPNs.

5 - Otimização do ambiente em Nuvem

Monitorar e otimizar as implementações é ainda mais importante na Cloud devido à sua natureza dinâmica. A equipe de TI deve estar preparada para otimizar o desempenho dos bancos de dados corporativos, utilizando ferramentas de análises complexas. Por meio delas, é possível programar alertas para detectar problemas e acompanhar todo o desempenho do sistema.

Executar as análises de dados na Nuvem pode proporcionar uma maior flexibilidade e agilidade para as empresas realizarem seus negócios, mas exige atenção e uma grande mudança na forma como a equipe realiza o monitoramento e gerenciamento das informações. Ao seguir as práticas recomendadas acima, é possível garantir uma boa gestão dos dados armazenados na Cloud, sem riscos para os negócios.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!