BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Armazenamento Definido por Software?

Descubra como essa solução pode melhorar o uso da capacidade de armazenamento de dados corporativos e otimizar as cargas de trabalho.

 

Software Defined Storage (SDS) ou Armazenamento Definido por Software é uma tecnologia de armazenamento de dados que separa software e serviços de armazenamento da camada de hardware, proporcionando maior flexibilidade, escalabilidade e economia. Além disso, essa solução pode ser utilizada sob demanda, com base em políticas automatizadas.

O SDS combina a capacidade de armazenamento de vários dispositivos e consegue responder aos grandes desafios dos ambientes de TI corporativos reduzindo a complexidade do armazenamento de dados.

Para ser considerado definido por software, a solução de armazenamento deve permitir que os usuários aloquem e compartilhem recursos storage em qualquer carga de trabalho, contando com agilidade e escalonamento rápido.

Muitas empresas já aderiram a essa abordagem, mas, para estar pronta para utilizá-la, a companhia deve possuir softwares capazes de gerenciar o hardware do Data Center de maneira automatizada, de forma que o SDS seja eficaz.

O SDS combinado a camadas de armazenamento possuem a capacidade de automatização que facilita a migração de dados entre os dispositivos de storage, o que anteriormente precisava ser feito pelo servidor de aplicativos. Isso ajuda a reduzir o tempo de prestação de serviços e aumenta o desempenho do aplicativo. Essa combinação possibilita às empresas a liberdade de utilizar a capacidade de armazenamento não explorada de diversos dispositivos e, assim, conseguir usar totalmente cada um deles, o que reduz custos operacionais.

Há duas formas de implantar soluções SDS. A primeira é por meio da aquisição do software e a instalação no próprio servidor da empresa. Como estas soluções são independentes de hardware, podem ser implantadas em qualquer servidor físico ou virtual. As corporações que utilizam estratégia de armazenamento de diversos fornecedores costumam preferir essa opção para poderem aproveitar totalmente as capacidades SDS. O segundo modo é utilizar a solução de software fornecida com um servidor host. Normalmente, essa alternativa é direcionada para ambientes que utilizam um único fornecedor.

Como a demanda por armazenamento da maioria das empresas está aumentando rapidamente - devido a tecnologias como o Big Data e a Internet das Coisas, as soluções de armazenamento definido por software tornam-se cada vez mais necessárias. Cada corporação possui necessidades diferentes, por isso devem procurar as soluções que consigam atender a todos os seus requisitos.

 

CTA Juniper - Torne-se uma revenda

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

5 benefícios da virtualização para empresas

Confira cinco benefícios da virtualização e veja se ainda vale a pena investir nesta ferramenta tecnológica. 

Drex: tudo sobre a moeda digital brasileira

Entenda o que é o Drex, a moeda digital criada pelo Banco Central do Brasil 

5G: vantagens e oportunidades para os negócios

Os clientes da sua revenda precisam compreender as oportunidades que podem surgir com o uso do 5G!