BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O futuro do Big Data está na nuvem

Utilizar os recursos oferecidos pela arquitetura de Cloud Computing pode facilitar a análise de grandes volumes de dados e garantir vantagens competitivas para seus clientes.

 

O futuro do Big Data está na nuvem

 

Big Data é uma técnica que precisa de um potencial elevado de processamento e armazenamento para que seja possível transformar o grande fluxo de dados em informações úteis para a empresa de forma eficiente, por isso, o ambiente na nuvem e seus recursos pode ser um ótimo aliado para desenvolver estratégias e análises.


Soluções de Big Data têm cada vez mais importância para as corporações, pois proporcionam a elas uma forma de trabalhar com o enorme volume de informações que temos hoje na internet e transformá-los de forma útil para o crescimento do negócio, como já detalhamos no Texto “O que é Big Data?” Além disso, o Big Data proporciona a análise e gestão de todos os dados da empresa, o que ajuda a monitorar todas as operações, conseguindo identificar problemas e oportunidades, para que decisões estratégicas sejam tomadas.

 

Os dados analisados devem ser mantidos em segurança e a nuvem possui princípios de autenticidade e políticas de segurança confiáveis que podem colaborar para que nenhuma informação seja violada. Contar com esses recursos de proteção é considerado o maior diferencial de usar a nuvem para fazer análises de Big Data.


Além disso, o processo é realizado com mais agilidade, visto que a Cloud Computing possibilita a centralização dos dados e permite integração e maior disponibilidade das informações da empresa, o que facilita a avaliação dos dados e a criação de relatórios completos.


A seguir, listamos 6 benefícios do ambiente na nuvem para as empresas que querem explorar os recursos de Cloud Computing em suas iniciativas de Big Data:

1- Escalabilidade

A nuvem tem capacidade de escalar grandes volumes de dados de forma dinâmica. Por isso, a grande quantidade de dados analisados podem ser particionados através dos servidores na nuvem, facilitando o processo.

2- Elasticidade

Outra característica de Cloud Computing que pode facilitar projetos Big Data é a habilidade de expandir ou aumentar a demanda de recursos de acordo com as necessidades do momento. Esse mecanismo é útil, pois seu cliente pode precisar expandir a quantidade de recursos computacionais para lidar com o volume e a velocidade dos dados durante o processo.

3- Agrupamento de recursos

Possuir à mão todos os recursos disponíveis pela arquitetura em nuvem torna o Big Data ainda mais vantajoso financeiramente.

4- Investimento inicial baixo

Se o seu cliente já usa um provedor de nuvem, os custos iniciais para desenvolver o projeto com Big Data são reduzidos, pois não é necessário comprar novos equipamentos para lidar com a grande quantidade de dados.

5- “Pay per use”

A cobrança do provedor de nuvem é feita a partir dos recursos utilizados pelo usuário. Assim, ela ajuda a análise de dados, pois pode não ser possível antecipar quais mecanismos serão exigidos para o projeto Big Data e esse recurso permite que novos recursos sejam solicitados conforme a necessidade.

6- Tolerância a falhas

Os provedores de serviços em nuvem possuem tolerâncias a falhas, fornecendo serviços com o mínimo de interrupções possíveis. Assim, o projeto não corre o risco de ser perdido ou sofrer contratempos por problemas em algum componente do sistema.

Utilizar a nuvem ao realizar análises de Big Data tem se mostrado muito vantajoso para as corporações. Graças aos recursos de Cloud Computing é possível acompanhar de perto e atualizar com maior facilidade toda a movimentação de dados estratégicos da companhia, além de selecionar aqueles mais relevantes para se chegar a decisões importantes. A partir dos dados alocados na nuvem, os gestores conseguem detectar possíveis problemas antes de acontecerem e até aproveitar oportunidades identificadas de forma mais rápida, melhorando o crescimento dos negócios.

 

Conheça o BlueSky

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados