BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Convergência de redes corporativas: como melhorar a capacidade no interior de empresas?

Problemas de capacidade e cobertura ainda são dificuldades que a TI precisa enfrentar para proporcionar uma melhor conexão aos usuários da rede.

 

Convergência de redes corporativas: como melhorar a capacidade no interior de sua empresa?

 

O avanço das tecnologias está transformando a forma como as empresas e pessoas vivem. Atualmente, estamos entrando em uma nova realidade, a das Cidades Inteligentes (Smart Cities), em que tudo e todos estão conectados. É possível interligar dispositivos, aplicações e pessoas, agilizar as operações da cidade, melhorar a economia e a qualidade de vida.

Essa realidade requer novas demandas de tecnologia, para atendê-las há três pilares necessários: uma conexão sem fio de alta capacidade, análise de dados e um modo de negócio sustentável.

Uma conexão sem fio de alto desempenho suporta milhares de usuários ativos, assim, eles poderão tirar proveito dos serviços da cidade por meio de seus dispositivos móveis. Já a análise de dados permite identificar as tendências de tráfego e visualizar quais serviços são os mais utilizados. E um modelo de negócio sustentável, por sua vez, é fundamental para ser possível fornecer serviços sem fio por meio de parcerias público-privadas.

As empresas também estão no meio de uma grande mudança conforme as tecnologias móveis e Wi-Fi convergem. Essa convergência está assumindo várias formas: a tecnologia celular está adotando atributos de Wi-Fi (LWA, LAA), enquanto o Wi-Fi funções da tecnologia móvel (Hotspot 2.0). Além disso, há uma indefinição do limite entre modelos de gerenciamento de espectro tradicionais (licenciados ou sem licença) com o novo modelo de 3,5 GHz de espectro compartilhado coordenado, adotado pela FCC nos EUA.

Geralmente, as corporações utilizam a tecnologia Wi-Fi para conexão sem fio dentro de suas instalações, mas também precisam oferecer cobertura móvel para seus funcionários e clientes. Essa abordagem gera diversos desafios dentro das empresas, como, por exemplo, falta de cobertura em andares mais altos e falhas de conectividade.

Por isso, para enfrentá-los, às corporações e prestadores de serviços precisam buscar soluções integradas de redes convergentes. Elas possibilitam a comunicação entre colaboradores internos, além de ampliar a utilização para fornecedores, clientes e demais envolvidos nos processos da empresa.

Essas infraestruturas oferecem suporte aos assinantes de todas as redes móveis, cobertura celular interna mais eficiente, econômica e são capazes de suprir as necessidades de conexão de todos os usuários da rede. São fáceis de implantar e oferecem um atraente custo total de propriedade (TCO), melhorando o desempenho dentro dos edifícios.

 

 

Confira

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.