BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Conheça 7 dicas que melhoram a performance da rede corporativa

É principalmente para garantir cada vez mais produtividade que o setor de tecnologia evolui. Para isso, no entanto, é preciso ficar atento a muitos aspectos, inclusive ao desempenho da rede corporativa.

 

Conheça 7 dicas que melhoram a performance da rede corporativa

 

 

Em redes corporativas, de nada adianta ter máquinas de alta performance se a rede estiver com baixos níveis de desempenho, comprometendo a eficácia de sistemas operacionais e de hardware. Se você, profissional de TI, está tendo problemas frequentemente, ou se deseja evitar que eles apareçam logo, seguem algumas dicas que melhoram a performance da rede corporativa.


1 – ATUALIZE E INVISTA

Para um funcionamento adequado, que melhore processos e se transforme efetivamente em lucro, é necessário investimento. Ter uma rede com boa infraestrutura, arquitetura e dinâmica de dados, não são suficientes. O contrário também é verdadeiro. Por isso, é necessário modernizar o sistema como um todo. Custa caro, mas vale o dinheiro investido.


2 – REALIZE TESTES E DIAGNÓSTICOS

Para corrigir possíveis gargalos na rede e preveni-los, o ideal é que sejam realizados testes e levantados alguns diagnósticos. Assim, será possível identificar excelentes soluções, desde a adequada configuração de memória, até a aplicação de recursos ideais para o servidor. Alguns softwares que emulam o ambiente de rede, simulando diversos equipamentos, como switches e computadores, podem ajudá-lo nessa tarefa.

3 – ACOMPANHE E MONITORE

Se colaboradores notarem baixa velocidade em exercer suas tarefas é o setor de TI quem vai ouvir as diversas reclamações. Nem sempre, sabemos bem disso, o problema está na rede. É mais fácil que a lentidão esteja sendo causada pelo próprio usuário. Contudo, até para conseguir justificar isso, é necessário escolher a melhor solução de monitoramento de rede.


4 – ARMAZENAMENTO E DESEMPENHO

Aumentar a capacidade de armazenamento não significa que sua rede vá ficar mais veloz, depende de quantos IOPS (operações de entrada e saída por segundo) o disco rígido adotado suporta. Por isso, é necessário estabelecer a real necessidade que a empresa apresenta, respondendo a questões como: é necessário apenas concentrar ou processar os dados? Quais são os tipos de dados? Qual o volume destes dados? Quanto tempo eles precisam ficar armazenados? A partir destas informações, você consegue traçar uma boa estratégia e talvez migrar o servidor para a nuvem, por exemplo.

 

 

Baixar agora

 


5 – SEGMENTAÇÃO

Dentro da corporação há atividades que consomem mais ou menos desempenho da rede. Algumas máquinas necessitam de mais recursos de armazenamento, tráfego e processamento. Por isso, é importante avaliar a necessidade de uso de cada um dos setores, levando em consideração o número de máquinas, os sistemas, os dados gerados e os processos executados.

 

Se o caso do seu cliente ou empresa tiver uma rede maior, com vários computadores, é interessante cogitar a possibilidade de segmentar a utilização da rede, definindo uma estratégia adequada de priorização de tráfego. Os benefícios desta abordagem são: evitar o desperdício e a ociosidade de recursos e facilitar a administração, já que restrições, por exemplo, não precisam ser feitas a cada host.

6 – DISPOSITIVOS CONFIGURADOS CORRETAMENTE

Este item é imprescindível para que as empresas consigam alcançar o retorno do investimento feito através do desempenho. Muitas vezes gargalo nas empresas, a devida configuração de todos os dispositivos de rede pode significar a solução para o tráfego lento dos dados. Como profissional de TI, procure conhecer a necessidade de usuários e setores, para posterior configuração adequada de cada ativo e, alcançando assim, a melhor performance possível da rede corporativa.


7 – CONSIDERE DESDUPLICAR

A desduplicação de dados pode ser uma alternativa interessante para melhorar o tráfego de dados da sua rede. Além disso, a utilização desta técnica economiza de 10 a 30 vezes o espaço usado no backup. Indicada para operações redundantes, a desduplicação segmenta o fluxo de dados de entrada, atribui um identificador aos segmentos de dados e compara esses segmentos aos dados armazenados anteriormente.

 

Isso significa que, se for exclusivo, o sistema armazena o segmento, caso contrário, ele identifica como duplicação e o segmento não é armazenado novamente.

A evolução tecnológica no setor de redes é muito grande. Então, é importante que os profissionais da área de TI, esteja sempre acompanhando as novidades, antenado com as novas tecnologias. E lembre-se: pequenos detalhes também melhoraram os resultados das empresas.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.