BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Confira como o Big Data tem afetado diversas áreas profissionais

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 4 min

O uso de informações estratégicas transformou a maneira com que muitos profissionais realizam seu trabalho e tornou-se um diferencial para estar à frente dos concorrentes.

 

Confira como o Big Data tem afetado diversas áreas profissionais

 

A tecnologia transformou totalmente a vida das pessoas e das empresas. A partir de tantas inovações um novo mercado de profissões surgiu. Nos últimos anos, a área de TI, que antes era mais técnica, agora precisa ter um maior contato com os outros departamentos da empresa para conseguir entender e atender suas necessidades, além de abrir caminho para novas funções, como desenvolvedores de aplicativos, engenheiros de software, especialistas em marketing digital, entre outras.


Junto ao avanço dessas novas tecnologias, as pessoas passaram a produzir e receber cada vez mais informações, o que abriu espaço para as empresas utilizarem esses dados para aprimorar seus negócios. Assim, os projetos de Big Data, se aproveitados da forma correta, podem se tornar um diferencial para empreendedores, como já explicamos em"O que é Big Data?”


A utilização de Big Data no mercado tem se tornado tão essencial que também está transformando e criando diversas profissões. Muitas empresas têm investido em contratar profissionais para as funções de analistas, diretores e cientistas de dados, em que especialistas sejam capazes de organizar, decifrar e extrair informações estratégicas a partir dessa enorme quantidade de dados.


Além de se criar novas áreas, alguns trabalhos já existentes também foram afetados. Confira as inovações e mudanças na rotina profissional que foram possíveis a partir do Big Data em alguns setores e profissões:

O trabalho no escritório

As pessoas que trabalham na parte administrativa de uma empresa lidam o tempo todo com uma grande quantidade de dados de clientes. Encontrar a informação exata no sistema e garantir que todas estejam corretas é uma tarefa trabalhosa. Por isso, há diversos fornecedores que oferecem ferramentas que ajudam a automatizar esses processos. Isso evita que funcionários percam tempo ordenando, classificando e conferindo informações, podendo se dedicar a outras tarefas mais importantes.

Motoristas de caminhão

A análise de dados tem possibilitado a modernização dessa carreira, o que tem impactado a indústria de caminhões de diversas formas. Agora, é possível monitorar a forma de condução dos caminhoneiros por meio de sensores, o quanto eles viajam por dia, quais rotas e a eficiência do caminhão. Isso pode trazer benefícios aos profissionais, como evitar jornadas excessivas e prevenir acidentes.

Gerente de GIS

GIS (Sistema de Informação Geográfica) é como um “mapa inteligente” que é uma tecnologia baseada em hardware e software utilizada para analisar e descrever espaços geográficos. Os gestores de GIS utilizam bancos de dados para realizar as análises estatísticas e mapeamento espacial de forma digital.

Agora, com as melhorias na análise de localizações é possível recolher e acrescentar dados ao longo das construções de sistema GIS, fornecendo contextos de informação para enriquecer o mapeamento de dados.

Setor da saúde

O uso de Big Data está transformando o modelo de negócio da indústria farmacêutica e da saúde. Essa tecnologia tem facilitado o atendimento e o acesso aos dados de pacientes, informações sobre medicamentos. Por exemplo, é possível utilizar ferramentas para combinar dados e fatores que podem impactar o tempo de conclusão de um ensaio clínico para o desenvolvimento de um novo medicamento, garantindo a segurança das informações e a eficácia do produto.


Em hospitais, o big data também pode ser usado para diminuir complicações em uma cirurgia, cruzando dados para identificar as principais relações entre funções e composição ideal para a equipe utilizar, garantindo uma recuperação mais rápida do paciente.


O Big Data tem quebrado as fronteiras tradicionais do mercado, rompendo diversas limitações no mundo dos negócios e pode ser um diferencial para as empresas. Hoje, é essencial utilizar as informações corretas para promover uma melhor experiência a cada cliente no momento certo, utilizando a comunicação correta.

 

Conheça a ForeScout

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados