BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Confira as prioridades da TI corporativa em 2017

Em busca da transformação digital, as empresas apostam em novas tecnologias e tendências para aprimorar os negócios.

 

Confira as prioridades da TI corporativa em 2017

 

As empresas estão acompanhando a adoção das novas tecnologias e tendências que surgem a cada dia com a transformação digital. Uma pesquisa realizada pelo Gartner indicou que o foco continuará em tecnologias mais recentes, como IoT (Internet of Things), automação da TI, análises de dados e infraestruturas definidas por software.

De acordo com os profissionais de TI que fizeram parte da pesquisa, as mudanças em relação ao ano passado serão poucas. As atividades mais frequentes desenvolvidas pelo departamento de TI continuarão voltadas para o gerenciamento, segurança e rede.

As iniciativas em 2017 serão divididas entre tecnologias modernas e tarefas mais práticas que envolvem a TI tradicional. As prioridades serão: automação de processos (35%), upgrade de rede (31%) e esforços de conformidade (31%).

Outra questão abordada na pesquisa foi os orçamentos disponíveis para o setor. Independentemente de quais implementações serão feitas e qual seja a infraestrutura da empresa, os gerentes de TI indicaram que seus orçamentos aumentaram em média 5,7%. Isso foi possível graças às reduções de gastos que tecnologias como Cloud Computing e BYOD trouxeram às corporações.

Foi definido que um dos desafios a ser enfrentado em 2017 é o fato de todos os departamentos das empresas não estarem suficientemente envolvidos no desenvolvimento e implementação das estratégias de transformação digital e a maior parte deste trabalho ainda ser realizado pelo departamento de TI.

A TI continua sendo o departamento considerado mais preparado para a transformação digital (53%), ao passo que outras funções estão atrasadas e apenas pouco mais de um terço dos entrevistados se considera pronto. As companhias ainda precisam aprender como associar melhor a tecnologia aos recursos humanos e outros setores.

Adquirir rapidamente as habilidades para trabalhar com ambientes na nuvem é fundamental para que os profissionais de TI possam repensar e remodelar a infraestrutura de suas empresas para possibilitar melhores estratégias de negócios digitais. Entretanto, não é apenas a Cloud. Existem diversas tecnologias e habilidades relacionadas à eficiência que os profissionais de TI devem planejar. Os participantes da pesquisa acreditam que análise de dados, falta de conhecimento tecnológico abrangente e habilidades nos campos de segurança e mobilidade ainda são lacunas que precisam ser trabalhadas nas corporações.

Além disso, as empresas enfrentam outras deficiências, o caso não é apenas uma questão tecnológica. Alguns entrevistados apontaram a falta de habilidades de eficiência profissional, pensamento crítico, raciocínio e solução de problemas, conhecimento e perspicácia de negócios e habilidades de comunicação.

Os profissionais estão cientes de que é preciso pensar e agir de forma diferente, mas ainda têm dificuldades em se adaptar ao novo cenário. Da mesma forma, eles consideram difícil equilibrar demandas atuais, como manter as empresas funcionando ao mesmo tempo em que se adequam aos itens essenciais para o futuro.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: