BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como se recuperar após o fracasso de um projeto de TI?

Não saber quais são as medidas certas para lidar com a falha de um empreendimento pode gerar grande prejuízos financeiros para as empresas.

 

Como se recuperar após o fracasso de um projeto de TI?

 

Gerenciar um projeto de TI não é uma tarefa fácil, ele possui diversos recursos que necessitam ser conduzidos em prazos definidos, orçamentos curtos, além de etapas e especificidades que devem ser seguidas pelas equipes de implementação e desenvolvimento para que tudo saia como o planejado, podendo levar a algum tipo de erro.

Projetos falham por diferentes motivos, alguns logo após serem iniciados e vários outros por não serem capazes de atingir seus objetivos. Além disso, não há projetos que não passem por algum contratempo e sejam executados sem nenhum erro.

Ao passar por algum tipo de problema, muitas empresas não sabem como agir para contornar a situação, o que acaba acarretando ainda mais prejuízos para os negócios.

Por isso, é essencial que o gestor de TI seja capaz de identificar e aprender com as falhas, contando com sua equipe e com um planejamento estratégico para lidar com o fracasso do projeto de forma menos prejudicial, além de pôr em prática as melhores ações para evitar que os erros ocorram novamente.

Muitas empresas, ao se depararem com maus resultados, depois de tantos esforços e recursos utilizados, acabam desistindo de seus projetos. Entretanto é possível enfrentar essa situação e colocar em prática algumas medidas que podem ajudá-las a agirem de forma assertiva no futuro. Confira:

1 - Identifique a real causa do problema

Há diversas razões para um projeto falhar, algumas identificadas rapidamente e outras não. Alguns dos principais fatores que podem ter prejudicado o sucesso do projeto são: a falta de processos eficazes e de recursos adequados, equipe inexperiente, sistemas e ferramentas obsoletas, gestão ineficiente, entre outros.

Portanto, a equipe deve buscar a fundo para descobrir qual é o real fator que desencadeou o problema, investigando os processos realizados, verificando se os recursos disponíveis foram utilizados de forma incorreta e realizando outras análises que possam encontrar as principais causas para a falha.

Além disso, é possível contar com o auxílio de ferramentas de gerenciamento que permitam analisar completamente o sistema para encontrar o erro.

2 - Ouça a equipe envolvida no projeto

Os profissionais que fazem parte da equipe do projeto possuem um papel essencial e devem ser especializados e muito bem treinados para estarem preparados para seu desenvolvimento. Eles estarão presentes em todo seu ciclo de vida e diferentes etapas, desde o planejamento até a finalização do projeto.

Devido a isso, quando um fracasso acontece, é necessário que o gestor ouça toda a equipe envolvida para que cada um dê sua opinião sobre o que considera ter dado errado durante o processo de desenvolvimento. Eles são fundamentais para que o líder consiga entender o que aconteceu.

Portanto, realize reuniões com todos para envolvê-los no processo de reparação e aproveite esse momento para conseguir feedbacks construtivos, que serão essenciais para os próximos projetos. Identifique os pontos fracos que precisam ser corrigidos e eliminados, além das características positivas que devem ser otimizadas para as propostas futuras.

 

 

3 - Avalie os fatos

Ao reunir a equipe para ouvir o ponto de vista de cada um, o gestor deve investigar o que aconteceu, realize uma análise racional sobre as medidas tomadas e revisar cada um dos procedimentos realizados durante a execução do projeto para que seja possível apontar cada um dos erros.

Dessa forma, será possível diagnosticar quais foram as falhas ao longo do desenvolvimento que acarretaram no fracasso geral do projeto. Isso é essencial para os planejamentos futuros. Assim, o gestor poderá realizar melhorias e moldar uma estratégia mais eficaz.

4 - Assuma a responsabilidade e se comprometa

Após o erro já ter acontecido, não adianta perder tempo tentando achar culpados, um verdadeiro líder deve se responsabilizar por sua equipe e buscar as melhores formas para solucionar o problema caso seja possível. Se não houver nenhuma saída, o gestor deve direcionar seu time para outro caminho e se comprometer para realizar um planejamento melhor no futuro.

No entanto, ainda que assuma a responsabilidade da situação, é importante corrigir os pontos falhos de sua equipe por meio dos feedbacks, aqueles funcionários que tiveram um baixo desempenho devem ser alertados para corrigirem suas posturas, ou até redirecionados dentro da empresa.

5 - Busque medidas inovadoras

Para lidar com o fracasso de um projeto, é fundamental buscar por estratégias inovadoras e propostas modernas e criativas que possam lidar com os problemas anteriores de uma nova forma.

Avalie as novas metodologias e como elas poderão lidar com as demandas do projeto. Elas podem apresentar alternativas diferentes e construtivas, trazendo melhores resultados para o empreendimento.


Enfrentar o fracasso de um projeto é um grande desafio para os gestores de TI e, a grande maioria, já passou ou vai passar por esse problema. Não é a falha que indica um mau profissional, mas sim a forma como ele lida com a situação.

É possível aplicar uma série de estratégias corretivas ou medidas que podem ajudar a reformular o projeto inicial. A partir disso, o gestor deve ser capaz de tomar a atitude de avaliar os fatos e investir em ideias inovadoras para reorganizar o trabalho de sua equipe. Dessa forma, é possível chegar a resultados melhores e minimizar os prejuízos gerados.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Ciberataques: quais as diferenças entre Phishing e Spear Phishing?

Descubra as principais diferenças entre essas duas ciberameaças. 

Segurança de dados: como manter os dados protegidos em 2024?

Em 2024, a segurança de dados torna-se mais crucial do que nunca! Veja como manter as informações protegidas contra ameaças cibernéticas. 

6 previsões de cibersegurança para 2024

Acompanhe as previsões de cibersegurança para saber quais soluções de proteção ofertar!