BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como otimizar a tomada de decisões com Big Data?

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 4 min

Descubra qual a importância de utilizar o grande fluxo de informações geradas atualmente e como transformá-lo em aliado dos negócios de seus clientes.

 

Como otimizar a tomada de decisões com Big Data?

 

 

As empresas, que antes precisavam tomar suas decisões baseadas em suposições suscetíveis a erros, atualmente, podem contar com a ajuda da tecnologia para serem mais precisas e assertivas. Ela é capaz de oferecer suporte no processo de tomada de decisões, baseando-as em dados reais.

Com o avanço das tecnologias, o volume de informações geradas e compartilhadas cresce diariamente e, com a popularização da conexão de dispositivos em redes, a tendência é aumentar exponencialmente. Portanto, explorar as análises de Big Data tem se tornado essencial para melhorar a eficiência das empresas ao utilizar as informações certas no momento adequado.

Assim, a tecnologia e seus recursos tornaram-se essenciais aos negócios por serem capazes de aprimorar processos, reunir e analisar informações em instantes para que, assim, as empresas otimizem seus resultados.

Ao realizar análises de Big Data é possível transformar dados, estruturados ou não, em informações úteis para os negócios, encontrar preferências dos clientes, detectar novas tendências e outros dados decisivos para manter a corporação a frente de seus concorrentes.

Portanto, o departamento de TI assumiu um novo papel dentro das organizações, o de criar uma cultura de tomada de decisões baseada em dados, capazes de transformar informação em conteúdo útil e alinhá-las aos objetivos dos negócios.

Para realizar essa tarefa, a TI deve criar um plano de ação para direcionar a tomada de decisão ao encontro dessas metas. A equipe precisa estar focada em organizar e separar as informações que serão úteis para as intenções da empresa e adotar soluções eficientes que sejam capazes de manipular esses dados.

 

 


Confira a seguir algumas soluções tecnológicas que irão ajudar as equipes de TI de seus clientes a realizar esse processo e aprimorar sua tomada de decisões:

 

1 - Business Intelligence e Gestão à vista

O primeiro termo se refere a ferramentas com recursos para coletar, organizar, analisar e monitorar informações capazes de apoiar a gestão de negócios. Já o segundo consiste em softwares focados no monitoramento de atividades do negócio e contam com indicadores em tempo real para assinalar aos gestores informações relevantes e tendências.

Assim, ao aliar as duas soluções, a TI contará com um apoio para analisar dados e entender questões sobre clientes, comportamentos e outros temas importantes que irão impactar os negócios.

2 - Sistema CRM

CRM é a sigla de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e se refere a um conjunto de práticas e estratégias focados no consumidor.

Ele oferece um suporte para que a TI consiga gerenciar as interações com clientes, antecipar suas necessidades e desejos e, assim, manter sua base de fidelizados, além de ajudar na otimização de campanhas para a captação de novos consumidores.

3 - Indicadores Balanceados de Desempenho

Também conhecido como BSC, abreviação de Balanced Scorecard, é uma ferramenta de planejamento estratégico capaz de medir o desempenho por meio de indicadores. Essa metodologia ajuda as empresas a acompanharem suas métricas para saber se atingiram suas metas. Dessa forma, é possível redirecionar seus planos de ação e estratégias caso seja necessário e, assim, obter melhores resultados.

Com a capacidade de transformar informações em insights poderosos para as corporações, essas soluções passaram a ter um papel decisivo para empresas de todos os tamanhos e setores. Seus clientes já implementaram alguma ferramenta capaz de transformar dados? Ajude-os agora a tomar essa decisão.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados